sexta-feira, 6 de abril de 2018

TEXTO: ATIVIDADE INDUSTRIAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO - JOSÉ WILLIAM VESENTINI - COM GABARITO


TEXTO: ATIVIDADE INDUSTRIAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO


  A indústria moderna consiste numa forma – diferente do artesanato e da manufatura – de transformar matérias-primas em produtos elaborados.
    Em primeiro lugar, na indústria há uma grande divisão do trabalho e, por conseguinte, a especialização do trabalhador.

         Já no artesanato não há nenhuma divisão; na manufatura, uma divisão primária, muito simples.
        Em segundo lugar, na atividade industrial são as máquinas, em geral funcionando a partir de modernas fontes de energia (calor, eletricidade), que ditam o ritmo do trabalho; no artesanato há apenas o uso de ferramentas. E, na manufatura, o uso de máquinas simples, mas o ritmo do trabalho ainda depende das mãos do artesão.
        Em terceiro lugar, a indústria moderna é fruto da Revolução Industrial e do desenvolvimento do capitalismo, tendo surgido apenas em meados do século XVIII, ao passo que a atividade manufatureira e, principalmente, o artesanato são conhecidos desde a Antiguidade e surgiram em sistemas sócio econômicos anteriores ao capitalismo.
        Para finalizar, existe ainda uma outra diferença: a indústria fabrica os produtos numa quantidade nunca alcançada pelo artesanato e mesmo pela manufatura; ela os produz em série, produz bens padronizados.
        A atividade industrial expandiu-se pelo mundo. Ela teve origem na Europa Ocidental, especialmente na Inglaterra, mas a partir do século XX, difundiu-se pelos quatro cantos do globo terrestre, embora de forma desigual.

                                  José William Vesentini (Brasil, Sociedade e Espaço 
                                              - Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Ática).

01 – Considerando o nível de linguagem escolhido e a seleção vocabular, cite alguns aspectos em que são iguais, e diferentes, os textos literários e o texto Atividade Industrial e Espaço Geográfico.
       Os textos tem o mesmo tema: o trabalho. Também estão escritos de acordo com um registro formal de linguagem, com escolha vocabular de acordo com a norma culta. São diferentes na forma de expressar as ideias (com mais imagens nos textos poéticos) e na finalidade – o texto não-literários, o prazer da linguagem, a exploração da forma do dizer.

02 – Que finalidades você pode identificar nesse texto que o distinguem dos anteriores?
        Ressalta a finalidade de “ensinar”, de mostrar didaticamente como a atividade industrial se expandiu pelo mundo. Expõe, sem tornar tão explícita a posição do autor como a dos anteriores – apenas expõe as informações. O objetivo maior é o de informar, não o de criticar ou produzir sentimentos estéticos.

03 – Identifique no texto marcas que colocam em sequência os argumentos. Por que essa organização das ideias é importante?
        As expressões “Em primeiro lugar”; “Em segundo lugar”; “Em terceiro lugar” e “Para finalizar” são os mais fortes indicadores de desenvolvimento do texto. São importantes porque direcionam o raciocínio do leitor para os objetivos do autor.

04 – Imagine algumas situações em que o texto atividade industrial e espaço geográfico deve circular. Quem pressupõe como leitor? A que objetivos visa?
        As situações devem ser aquelas em que a informação é prioridade, como nas práticas sociais escolares. O leitor é potencialmente quem busca informação a respeito das distinções expostas, muito provavelmente aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário