TEXTO: ATIVIDADE
INDUSTRIAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO
A indústria moderna consiste numa forma – diferente do artesanato e da
manufatura – de transformar matérias-primas em produtos elaborados.
Em primeiro lugar, na indústria há uma grande divisão do trabalho e, por
conseguinte, a especialização do trabalhador.
Já no artesanato não há nenhuma
divisão; na manufatura, uma divisão primária, muito simples.
Em segundo lugar, na atividade industrial são as máquinas, em geral funcionando
a partir de modernas fontes de energia (calor, eletricidade), que ditam o ritmo
do trabalho; no artesanato há apenas o uso de ferramentas. E, na manufatura, o
uso de máquinas simples, mas o ritmo do trabalho ainda depende das mãos do
artesão.
Em terceiro lugar, a indústria moderna é fruto da Revolução Industrial e do
desenvolvimento do capitalismo, tendo surgido apenas em meados do século XVIII,
ao passo que a atividade manufatureira e, principalmente, o artesanato são
conhecidos desde a Antiguidade e surgiram em sistemas sócio econômicos
anteriores ao capitalismo.
Para finalizar, existe ainda uma outra diferença: a indústria fabrica os
produtos numa quantidade nunca alcançada pelo artesanato e mesmo pela
manufatura; ela os produz em série, produz bens padronizados.
A atividade industrial expandiu-se pelo mundo. Ela teve origem na Europa
Ocidental, especialmente na Inglaterra, mas a partir do século XX, difundiu-se
pelos quatro cantos do globo terrestre, embora de forma desigual.
José
William Vesentini (Brasil, Sociedade e Espaço
-
Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Ática).
01 –
Considerando o nível de linguagem escolhido e a seleção vocabular, cite alguns
aspectos em que são iguais, e diferentes, os textos literários e o texto Atividade
Industrial e Espaço Geográfico.
Os textos tem o mesmo tema: o trabalho. Também estão escritos de acordo com um
registro formal de linguagem, com escolha vocabular de acordo com a norma
culta. São diferentes na forma de expressar as ideias (com mais imagens nos
textos poéticos) e na finalidade – o texto não-literários, o prazer da
linguagem, a exploração da forma do dizer.
02 – Que
finalidades você pode identificar nesse texto que o distinguem dos anteriores?
Ressalta a finalidade de “ensinar”, de mostrar didaticamente como a atividade
industrial se expandiu pelo mundo. Expõe, sem tornar tão explícita a posição do
autor como a dos anteriores – apenas expõe as informações. O objetivo maior é o
de informar, não o de criticar ou produzir sentimentos estéticos.
03 –
Identifique no texto marcas que colocam em sequência os argumentos. Por que
essa organização das ideias é importante?
As expressões “Em primeiro lugar”; “Em segundo lugar”; “Em terceiro lugar” e
“Para finalizar” são os mais fortes indicadores de desenvolvimento do texto.
São importantes porque direcionam o raciocínio do leitor para os objetivos do
autor.
04 –
Imagine algumas situações em que o texto atividade industrial e espaço
geográfico deve circular. Quem pressupõe como leitor? A que objetivos visa?
As situações devem ser aquelas em que a informação é prioridade, como nas
práticas sociais escolares. O leitor é potencialmente quem busca informação a
respeito das distinções expostas, muito provavelmente aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário