quarta-feira, 11 de abril de 2018

FILME(ATIVIDADES): MENTES PERIGOSAS - COM SINOPSE E ATIVIDADES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): MENTES PERIGOSAS

Data de lançamento para filmes online (1h 39min)
Direção: John N. Smith
Gêneros SuspenseDramaPolicialBiografia
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.

Entendendo o filme:
01 – Que temas sociais são abordados no filme?
      São abordados temas como: diferença social, preconceito, gravides na adolescência, uso de drogas, diferenças raciais e culturais.

02 – Escolha um destes temas e comente-o.
      O PRECONCEITO: ele aparece de várias formas no filme, através da coordenadora da escola que trata a turma como pessoas que não valham ter um tratamento normal como as outras, o preconceito da própria turma com a professora, o preconceito entre os alunos que não são de naturalidade americana.

03 – Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
      O filme conta a história de uma mulher que consegue um emprego de professora, mas não para uma turma que a escola julga “normal”, ela tem problemas pra lidar no começo com os alunos, mas consegue fazê-los ler poesias e se interessar por elas com o passar do tempo e com alguns truques para prender a atenção deles. Ajuda também individualmente à alguns alunos com problemas pessoais de falta de dinheiro, gravidez e até envolvimento com traficantes. Ela acaba por se tornar amiga da turma que no começo era julgada pela escola, por ser uma turma “incontrolável”.

04 – Que razão levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
      Ela acabou se apegando a turma, observou que todos ali eram assim por algum motivo que os revoltava, ela quis mudar isso, fracassou em algumas vezes mas fez. Percebeu que seus alunos eram sim inteligentes, mas eram muito desmotivados e queria mudar aquilo.

05 – Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
      Ela escolheu os que tinham problemas maiores e mais complicados, como o caso do menino que iria roubar para pagar uma jaqueta, o que se envolveu em uma briga com traficante, a que era muito inteligente, engravidou e teria que sair da escola, e os irmãos que foram retirados da escola por sua mãe, pois a mesma não aceitava a leitura de poesia em sala.

06 – Escolha uma cena do filme e comente-a.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Escolhemos a cena em que os alunos começaram a se interessar pela poesia que a professora lhes trouxe. É nesse momento que ela consegue ver que todo o seu esforço pra passar ensinamentos a eles está dando certo, eles finalmente estão vendo que são capazes de entender a poesia e interpretá-la.

07 – Qual é a moral do filme?
      A moral é que todo esforço e toda ESCOLHA que você faz, no final vale a pena. Ela enfrentou junto de seus alunos todos as dificuldades e mostrou a eles que eles podem entender as coisas, que são inteligentes e que não importa o que a sociedade pensa, se tem alguém que acredita em VOCÊ, é pra esse alguém e pra você mesmo, que você tem que mostrar que é capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário