Filme(ATIVIDADES): MENTES PERIGOSAS
Data de lançamento para
filmes online (1h 39min)
Direção: John N. Smith
Elenco: Michelle Pfeiffer, George Dzundza, Courtney B. Vance mais
Nacionalidade EUA
SINOPSE E DETALHES
Uma ex-oficial da marinha abandona a
vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em
que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um
colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar
com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue
através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra
forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando
ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.
Entendendo o filme:
01 – Que temas sociais são
abordados no filme?
São abordados
temas como: diferença social, preconceito, gravides na adolescência, uso de
drogas, diferenças raciais e culturais.
02 – Escolha um destes temas
e comente-o.
O PRECONCEITO: ele aparece de várias formas no filme, através da
coordenadora da escola que trata a turma como pessoas que não valham ter um
tratamento normal como as outras, o preconceito da própria turma com a
professora, o preconceito entre os alunos que não são de naturalidade
americana.
03 – Sintetize a vida dos
personagens em poucas frases.
O filme conta a história de uma mulher
que consegue um emprego de professora, mas não para uma turma que a escola
julga “normal”, ela tem problemas pra lidar no começo com os alunos, mas
consegue fazê-los ler poesias e se interessar por elas com o passar do tempo e
com alguns truques para prender a atenção deles. Ajuda também individualmente à
alguns alunos com problemas pessoais de falta de dinheiro, gravidez e até
envolvimento com traficantes. Ela acaba por se tornar amiga da turma que no
começo era julgada pela escola, por ser uma turma “incontrolável”.
04 – Que razão levou a
personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
Ela acabou se apegando a turma, observou
que todos ali eram assim por algum motivo que os revoltava, ela quis mudar isso,
fracassou em algumas vezes mas fez. Percebeu que seus alunos eram sim
inteligentes, mas eram muito desmotivados e queria mudar aquilo.
05 – Quais foram os
critérios usados nestas escolhas?
Ela escolheu os
que tinham problemas maiores e mais complicados, como o caso do menino que iria
roubar para pagar uma jaqueta, o que se envolveu em uma briga com traficante, a
que era muito inteligente, engravidou e teria que sair da escola, e os irmãos
que foram retirados da escola por sua mãe, pois a mesma não aceitava a leitura
de poesia em sala.
06 – Escolha uma cena do
filme e comente-a.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão:
Escolhemos a cena em que os alunos começaram a se interessar pela poesia que a
professora lhes trouxe. É nesse momento que ela consegue ver que todo o seu
esforço pra passar ensinamentos a eles está dando certo, eles finalmente estão
vendo que são capazes de entender a poesia e interpretá-la.
07 – Qual é a moral do
filme?
A moral é que
todo esforço e toda ESCOLHA que você faz, no final vale a pena. Ela enfrentou
junto de seus alunos todos as dificuldades e mostrou a eles que eles podem
entender as coisas, que são inteligentes e que não importa o que a sociedade
pensa, se tem alguém que acredita em VOCÊ, é pra esse alguém e pra você mesmo,
que você tem que mostrar que é capaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário