quinta-feira, 26 de abril de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MAMA ÁFRICA - CHICO CÉSAR - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): Mama África
                                               Chico César

Mama África,
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África tem tanto o que fazer
além de cuidar neném
além de fazer denguim
filhinho tem que entender
mama África vai e vem
mas não se afasta de você

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Quando mama sai de casa
seus filhos se olodunzam
rola o maior jazz
mama tem calo nos pés
mama precisa de paz
mama não quer brincar mais
filhinho dá um tempo
é tanto contratempo
no ritmo de vida
de mama

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Deve ser legal
ser negão no Senegal
deve ser legal
ser negão no Senegal
deve ser legal
ser negão no Senegal

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe
a minha mãe
a minha mãe.

Interpretação do texto:

1 – Escreva uma frase que mostra qual é, na sua opinião, a ideia central da música.
      “Mama África vai e vem, mas não se afasta de você”.

2 – Como é a vida da mãe apresentada na canção?
      É uma vida difícil de muito trabalho, correria e cansaço.

3 – No trecho “Quando Mama saí de casa, / seus filhos se olodunzam/ Rola o maior jazz”, há uma palavra que se refere a um conhecido grupo musical, surgido como um bloco carnavalesco na Bahia. Qual é a palavra e qual é o grupo musical?
      A palavra é olodunzam. E o grupo musical é Olodum.

4 – Como você interpreta esse trecho da letra?
      Resposta pessoal do aluno.

5 – Por que você acha que o autor deu ao personagem o nome de Mama África?
      Por trabalhar muito, e não ter o apoio e ajuda de ninguém, tal como é a África.

6 – Em sua opinião, a vida da mãe descrita na música é comum entre as mães brasileiras? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

7 – Quem é o compositor da música?
      Chico Cesar.

8 – Por que você acha que a África é considerada mãe solteira?
      Porque os países ricos, só vão lá para tirar as suas riquezas existente, e não ajudam no lado social.

9 – O que significa, na música, ter de fazer mamadeira todo dia?
      Significa ter que fazer todos os dias a comida dos filhos.

10 – Explique por que a palavra aparece na letra da música como “denguim” e não como “denguinho”.
      Porque denguim, significa uma comuna francesa onde mora muitas pessoas, ou famílias. E denguinho é um carinho.

11 – Você diria que a canção é uma homenagem à África? Justifique.
      Sim. Apesar de ser um país explorado e abandonado pelos grandes, o povo é alegre e felizes.

12 – Como é o lugar onde vivem as personagens da canção? Ela se mostra acolhedora ao homem?
      Vivem em comunidades de baixa renda, porém, bem acolhedora.

13 – O título da música pode ser entendido de duas maneiras. Explique-as.
      Sim. Mama, seria como uma supermãe acolhedora. E África, um país abandonado pelos países do primeiro mundo.



7 comentários:

  1. Eu estou feliz por que eu sei disso agora.

    ResponderExcluir
  2. O lugar que é descrito na música se mostra acolhedor ao homem? por quê? Responde essa pergunta por favor

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante fazer uma correção nas respostas 11 e 13, porque África foi citada como país o que ainda causa bastante confusão, já que ela é um continente.

    ResponderExcluir