segunda-feira, 3 de setembro de 2018

TEXTO: FLORESTA NO CORAÇÃO DA CIDADE - VINÍCIUS SÃO PEDRO - COM GABARITO


Texto: Floresta no coração da cidade

     Multidões por todos os lados, ruas lotadas de veículos, barulho, prédios e muito concreto. Essa é a paisagem tipicamente encontrada nas grandes cidades de todo o mundo.  Mas uma das maiores cidades brasileiras tem a felicidade de fugir um pouco a essa regra. A cidade do Rio de Janeiro, apesar de ter todas as características de uma metrópole, mantém em seu interior uma enorme riqueza: a maior floresta urbana do mundo!
        O Parque Nacional da Tijuca preserva uma importante área de mata atlântica. Além de belezas naturais, abriga também a estátua do Cristo Redentor, um dos cartões postais mais famosos do Rio. Os atrativos – e também as trilhas, cachoeiras, grutas, mirantes e restaurantes – fazem deste o parque mais visitado do Brasil. Ele foi criado oficialmente em 1961, mas a história de preservação dessa área é bem mais antiga.
        Se voltássemos no tempo uns 200 anos, em vez da exuberante floresta da Tijuca, o que mais veríamos naquela região seriam chácaras e fazendas, com suas grandes plantações de café. O desmatamento daquela área trouxe alguns problemas ambientais, principalmente o da escassez de água para abastecimento da cidade.
        Dom Pedro II, então imperador do Brasil, tinha conhecimento da importância das matas para captar a água das chuvas e proteger os rios e mananciais. Por isso, iniciou em 1861 um projeto pioneiro de reflorestamento. Após o plantio de mais de 100 mil árvores e um longo processo de recuperação natural, a floresta se reestabeleceu, garantindo não apenas a proteção das nascentes, mas também a proteção das encostas contra erosões, a purificação do ar e o abrigo para muitas espécies da flora e fauna.
        Até hoje, já foram registradas na Floresta da Tijuca mais de 1.600 espécies de plantas, sendo que mais de 400 são consideradas ameaçadas de extinção. Quanto aos animais, há cerca de 330 espécies entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios, sem contar os muitos invertebrados, como insetos e aranhas.
        Infelizmente, muitas outras espécies que existiam na região antigamente foram extintas, a exemplo de onças, jaguatiricas e algumas espécies de primatas. Mas a boa notícia é que um projeto desenvolvido no parque está trazendo de volta alguns desses animais. […]

                     Vinícius São Pedro. Disponível em: <http://chc.org.br>.

Entendendo o texto:
01 – O autor introduz o texto, descrevendo o cenário das grandes cidades de todo o mundo”. Identifique os elementos que ele utilizou na caracterização:
      O autor caracterizou as grandes cidades com estes elementos: “multidões por todos os lados, ruas lotadas de veículos, barulho, prédios e muito concreto.” 

02 – Segundo o autor, a cidade do Rio de Janeiro apresenta todos os elementos de uma metrópole, mas tem um diferencial em relação as demais cidades grandes do mundo. A que diferencial ele se refere?
      A cidade do Rio de Janeiro tem a maior floresta urbana do mundo: a Floresta da Tijuca. 

03 – O autor elenca os fatos que fazem com que o Parque Nacional da Tijuca seja o parque mais visitado do Brasil. Aponte-os:
      O Parque Nacional da Tijuca apresenta uma significativa área da Mata Atlântica; cachoeiras, grutas; diferentes espécies de plantas e animais; a famosa estátua do Cristo Redentor; mirantes e restaurantes. Esses fatos fazem dele o parque mais visitado do Brasil. 

04 – Como era a região, onde hoje é a Floresta da Tijuca, há uns 200 anos?
      Há uns 200 anos, havia na região, onde hoje é a Floresta da Tijuca, “chácaras e fazendas, com suas grandes plantações de café”. 

05 – De acordo com o texto, Dom Pedro II iniciou em 1861 um projeto pioneiro de reflorestamento na região onde hoje é a Floresta da Tijuca. Por quê?
      Porque Dom Pedro II “tinha conhecimento da importância das matas para captar a água das chuvas e proteger os rios e mananciais”. 

06 – Na passagem “[…] garantindo não apenas a proteção das nascentes, mas também a proteção das encostas contra erosões […]”, a expressão “mas também” indica:
a) a explicação dos benefícios do reflorestamento na região.
b) o acrescentamento dos benefícios do reflorestamento na região.
c) a oposição entre os benefícios do reflorestamento na região.
d) a comparação entre os benefícios do reflorestamento na região.

07 – O autor do texto expõe uma opinião em:
a) “O Parque Nacional da Tijuca preserva uma importante área de mata atlântica.”
b) “O desmatamento daquela área trouxe alguns problemas ambientais […]”
c) “Até hoje, já foram registradas na Floresta da Tijuca mais de 1.600 espécies de plantas […]”
d) “Infelizmente, muitas outras espécies que existiam na região antigamente foram extintas […]”


Um comentário:

  1. eu adorei esse saite por que eu estava com matéria atrasada e por que já tem a pergunta e a resposta amei ótimo

    ResponderExcluir