segunda-feira, 4 de junho de 2018

MÚSICA: O XOTE DAS MENINAS - LUIZ GONZAGA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: O Xote das Meninas
                                            Luiz Gonzaga
        Compositor: Zé Dantas / Luiz Gonzaga -Irmãos Vitale

Mandacaru quando flurora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina que enjoa da boneca
É sinal que o amor já chegou no coração...

Meia comprida não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado não quer mais vestir simão...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando sonhando acordada
O pai leva ao dotô a filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, e nem quer nada...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

De manhã cedo já está pintada
Só vive se cheirando
Sonhando acordada
O papai levou ao doutor
A filha adoentada
Não come não estuda
Não dorme nem quer nada

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

Mas o doutor nem examina
Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade e que prá tal menina
Não há um só remédio em toda medicina...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

Entendendo a canção:

01 – Explique a comparação feita nos quatro primeiros versos.
      O autor compara o florescer de uma planta, o mandacaru, com a transformação / passagem da menina em moça.

02 – Localize nesta letra um exemplo de hipérbole. Transcreva-o no caderno.
      “Não come nem estuda não dorme não quer nada.”

03 – Diga quais palavras estão escritas da forma como são faladas em algumas regiões do nosso país.
      Fulora e tá.

04 – Quanto ao texto, qual o ritmo da canção?
      O ritmo da canção é o xote.

05 – Qual é o marcador de tempo que sinaliza o eu poético?
      A constatação da florada do mandacaru em plena seca, período em que não favorece a vegetação.

06 – Qual é o significado da frase: “a chuva chega no sertão”, com relação a menina?
      Período em que a menina começa a se transformar em mulher.

07 – Na frase: “O amor já chegou no coração”, por que diz a difícil puberdade?
      Início das complicações, todas as coisas da vida passam a ser coisa séria porque crescer dói e queremos nos proteger essa dor.

08 – Na frase: “De manhã cedo já está pintada”, o que significa?
      É a vaidade, uma inevitável consequência do processo de crescimento, uma forma indireta de gostar de si mesma.

09 – O que o refrão da canção nos transmite?
      O refrão destaca uma forma especial e única, pois o grande amor é fantasiado como uma coisa extraordinária.

10 – O que é destacado na letra da canção, com relação a preocupação dos pais para com as filhas?
      Pode-se destacar também, uma referência cultural muito importante: a preocupação dos pais, que já vivenciaram esse momento de “passagem”, e o ato de encaminharem a filha a um médico em busca de uma suposta ajuda.

11 – Na letra da canção temos algumas variações linguísticas, elas são palavras erradas?
      Não. São tão legítimas quanto outras quaisquer em termos linguísticos e o preconceito à elas se firma no preconceito social que considera ruim, feio e errado tudo o que não pertença a determinadas camadas sociais.

12 – Cite alguns vocábulos utilizados pelos nordestinos.
·        Xote = Foi empregado como ritmo da dança.
·        Mandacaru = Espécie de cacto, vegetação de seca, que serve de alimento para o gado.
·        Timão = vestido solto no corpo, feito com tecido de chita.
·        Surdina = Sem barulho ou alarde, em oculto.


12 – Cite alguns vocábulos utilizados pelos nordestinos.
·        Xote = Foi empregado como ritmo da dança.
·        Mandacaru = Espécie de cacto, vegetação de seca, que serve de alimento para o gado.
·        Timão = vestido solto no corpo, feito com tecido de chita.
·        Surdina = Sem barulho ou alarde, em oculto.

13 – Os compositores fazem uma comparação entre dois momentos de mudança: um vivido pela natureza e outro pela menina. Que mudanças são essas?
      No sertão, a seca vai sendo substituída pela estação das chuvas, muda a paisagem, plantas florescem.
      A menina está deixando de ser criança e se transformando em mulher: as mudanças no corpo são acompanhadas pela mudança nos interesses da garota.

14 – Entreviste um profissional da área de saúde ou que trabalhe com adolescentes questionando-o sobre as seguintes questões:
a)   O que é adolescência?
b)   Quais as principais mudanças que ocorrem no corpo na adolescência?
c)   Quais são as alterações psicológicas que ocorrem nessa fase?
d)   Que cuidados os adolescentes devem ter em relação à sai saúde?
e)   Escreva aqui uma dúvida e pergunte ao profissional também.
Resposta pessoal do aluno.

15 – Responda o que você sabe sobre:
a)   Acne.
b)   Menstruação.
c)   Sexo na adolescência.
d)   Gravidez na adolescência.
      Resposta pessoal do aluno.






Um comentário: