Poema: Identidade
Carlos Queiroz Telles
Cabelos molhados,
sol encharcado,
pele salgada,
vento nos olhos,
areia nos pés.
sol encharcado,
pele salgada,
vento nos olhos,
areia nos pés.
O corpo sem peso
é nuvem à-toa.
O tempo inexiste.
a vida é uma boa!
é nuvem à-toa.
O tempo inexiste.
a vida é uma boa!
Mergulho na água
azul deste céu.
Sou peixe de ar.
Sou ave de mar.
azul deste céu.
Sou peixe de ar.
Sou ave de mar.
Mergulho em mim mesmo,
silêncio profundo.
Sou eu e sou Deus
de passagem no mundo,
nadando sem rumo
entre conchas e paz.
silêncio profundo.
Sou eu e sou Deus
de passagem no mundo,
nadando sem rumo
entre conchas e paz.
Em: Sonhos,
grilos e paixões, Carlos Queiroz Telles,
São Paulo, Moderna:
1990, p. 38.
Entendendo o poema:
01 – Que sentimentos são
expressos no poema? Justifique sua resposta.
·
Sentimentos de leveza, liberdade (O
corpo sem peso, nuvem, mergulho no céu).
·
Despreocupação (O tempo inexiste, a
vida é uma boa).
·
Meditação (Mergulho em mim mesmo).
02 – Quem está expressando
esses sentimentos: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
Os sentimentos
são expressos por um homem: “Mergulho em mim mesmo”. A palavra “mesmo” enuncia
o gênero masculino.
03 – O que podemos imaginar
que se encontra o “eu lírico”? Que palavras do texto se referem a esse lugar?
Podemos descrever
o eu lírico como uma outra pessoa que age e fala dentro do poema, em primeira
pessoa, intimista, subjetivo. É como se o escritor criasse uma personagem
especial que assumisse os sentimentos do poema.
O eu poético criou um lugar especial, um
ambiente para manifestar suas emoções. É o mar, o céu, a areia, o vento e o
próprio corpo.
04 – Que ideia o eu lírico
nos transmite ao modificar o lugar das palavras “ar” e “mar” nas expressões
“peixe de ar” e “ave de mar”?
Transmite a sensação de estar integrado
no todo, misturando emoções e sensações.
05 – Explique o sentido da
última estrofe do poema.
O eu lírico volta-se para si mesmo, em
meditação, encontra o silêncio, a paz, algo místico, religioso.
06 – Por que você imagina
que o poema recebeu o nome Identidade?
A personagem procura passar a imagem (uma
ideia) de si mesma e de seus estados de espírito.
07 – O eu lírico sente que
“a vida é uma boa” ao estar em contato com o mar. E você, em que lugar especial
costuma ter as mesmas sensações?
Resposta pessoal
do aluno.
08 – Como você se sente
neste início de ano, em contato com novos e velhos colegas, conhecendo novos
professores?
Resposta pessoal
do aluno.
09 – Como você se sente
sendo adolescente? Concorda com aqueles que dizem ser a adolescência uma fase
muito difícil na vida de uma pessoa? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Geralmente, as
mudanças que ocorrem na adolescência, tanto nos aspectos físicos como
psicológicos, alteram o comportamento dos jovens, diante de novas situações.
10 – Que sensação o eu lírico nos passa nesses versos?
Há
uma sensação de liberdade, quando o ser humano se identifica com a natureza,
totalmente solto em meio aos elementos, como o sol, o vento, a areia e o mar. O
“eu” se desprende e, leve, flutua em busca de sua essência; por isso, ele se
sente cheio de paz e livre.
11 – Retire do texto dois adjetivos:
·
Simples e primitivos: boa, azul, profundo.
·
Simples e derivados: molhados,
encharcado, salgada.
12 – Explique o emprego da
expressão em destaque, nas seguintes frases:
“É nuvem à-toa.”
“Nadava à toa.”
No primeiro exemplo, a expressão à-toa é
uma locução adjetiva; caracteriza o substantivo nuvem e significa “sem
importância”, “insignificante”.
No
segundo exemplo, trata-se de uma locução adverbial de modo, modifica o verbo e
significa “a esmo”, “sem rumo”.
13 – Identifique as locuções
adjetivas presentes no poema e substitua-as por um adjetivo equivalente, quando
possível.
(Corpo) sem peso; (peixe) de ar – aéreo;
(ave) de mar – marítima.
14 – Derive adjetivos dos
seguintes substantivos do texto:
·
Sol: solar,
solarento, ensolarado.
·
Vento: ventoso.
·
Areia: arenoso.
·
Corpo: corpulento,
corpóreo.
·
Tempo: temporário,
temporão.
·
Vida: vital, vitalício.
·
Água: aquoso,
aguacento, aguado.
·
Céu: celeste,
celestial.
·
Peixe: piscoso.
·
Ave: avícola.
·
Mundo: mundial,
mundano.
·
Paz: pacífico.
15 – No verso: “A vida é uma boa!”, explique o
sentido da palavra em destaque, ao se tirar o artigo.
Com o artigo, a palavra se torna um
adjetivo substantivado, danado maior expressividade à frase, que passa a
significar: a vida é boa demais ou ótima. A ausência do artigo diminui essa
noção de intensidade.
"Cada boa ação que você pratica é uma luz que você acende em torno dos seus próprios passos". Chico Xavier
com base no verso "mergulho em mim mesmo"quem e o eu lirico desse poema
ResponderExcluirConforme a pergunta número 2 - Segue a resposta:
ExcluirOs sentimentos são expressos por um homem: “Mergulho em mim mesmo”. A palavra “mesmo” enuncia o gênero masculino.
Veja a pergunta e resposta da questão 2.
Profa. Jaqueline
Identifiquem as contrações existentes no poema:
ResponderExcluirQuem é o eu lírico desse poema?
ResponderExcluirVocê já viu a linha do horizonte no mar, aquele ponto em que o céu se confunde com o mar?
ResponderExcluirEntão releia a 3ª estrofe e responda:
Por que o eu lírico:
a) fala em água azul do céu?
b) diz ser “peixe de ar” e “ave de mar”?
Que verso demonstra que o mergulho nas águas do mar propicia ao eu lírico (sujeito) um mergulho em seu próprio interior?
ResponderExcluirAdorei essas respostas
ResponderExcluirPutz a atividade grande ta doido
ResponderExcluirGente alguém sabe onde tá o eu lírico????????
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