sexta-feira, 8 de junho de 2018

MÚSICA: O QUE É AMOR PRA VOCÊ - MARÍLIA MENDONÇA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: O Que É Amor Pra Você
                                     Marília Mendonça
      Compositores: Juliano Tchula / Vinícius Poeta / Benício Neto

Respira fundo, eu tenho muito pra dizer
Talvez você não consiga entender
Mas dei o melhor de mim.

Nunca pensei que o fim seria assim tão perto
Mas pra seguir sendo sincero
Já esperei demais

Eu tentei ser na sua vida alguém raro
Mas o certo pra você tá errado
Eu fiz tudo que você pediu pra fazer

E sei, acabei te assustando
Todo dia um novo plano
E você só queria um tempo, um momento, um instante de prazer
Então me diz o que é amor pra você?
Até agora não consigo entender
Se eu fui o que muitos procuram

Então me diz o que é amor pra você?!
Com quantos corações você vai ter que brincar?
Quantos eu te amo você vai desperdiçar?
Com seu amor aqui na sua frente
Me diz o que é amor pra você.

Entendendo a canção:
01 – Qual é o tema?     
      A letra da música retrata a história de um romance que chegou ao fim de forma precoce.

02 – Quem é/são a/as personagens da história?
      Supostamente um casal, porém quem fala na canção é somente o eu lírico, que desabafa, que pede explicações para o fim do romance.

03 – O eu lírico é feminino ou masculino? Explique extraindo um verso ou uma palavra da canção que comprove sua resposta.
      Mas pra seguir sendo sincero – adjetivo que qualifica um substantivo masculino.

04 – A história é real ou o que é relatado acontece apenas na ficção? Explique.
      A história é real. Todos os dias relacionamentos chegam ao fim (com ou sem motivo aparente).

05 – O eu lírico conta algo que:
I - Está acontecendo no presente.
II - Aconteceu em um passado bem próximo.
III - Aconteceu num passado distante.
IV - Acontecerá num futuro bem próximo. Assinale apenas a alternativa correta:

a. (X) apenas a alternativa I está correta.
b. ( ) apenas a alternativa II está correta.
c. ( ) apenas a alternativa III está correta.
d. ( ) apenas a alternativa IV está correta.

06 – Encontre na música 1 verso ou expressão que confirme sua resposta.
      “Respira fundo, eu tenho muito pra dizer” – presente do indicativo
      “Talvez você não consiga entender” – presente do subjuntivo
      Há predomínio do presente.

07 – Você já viveu a situação relatada na canção? Amar sem medidas e acreditar que era correspondido, porém de repente tudo acabou sem explicação? Comente como você se sentiu e o que fez para curar seu coração magoado.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Você acha que quando amamos alguém, alguma coisa muda na nossa vida? Explique.
      Sugestão: Quando amamos a vida se transforma, passamos a vê-la mais colorida, dispensamos um tempo maior para caprichar na roupa, no cabelo, passamos perfumes marcantes, cantamos o tempo todo, sorrimos, enfim, sentimos mais ânimo para realizar nossas tarefas diárias.

09 – Você acredita que na vida é possível sofrer por amor uma única vez? Comente.
      Sugestão: Acredito que a vida toda vamos sofrer por amor. Seja por amor correspondido ou por amor platônico.

10 – Você acha que há alguma explicação científica sobre o que acontece quando amamos alguém? Faça uma pesquisa.
      De acordo com o psiquiatra Larry Young, coautor do livro A química entre nós, é a oxitocina que nos faz focar a atenção no parceiro. “E o amor é esse emaranhado de complexas reações químicas no cérebro diz”.

11 – Pesquise quais são os hormônios que ajudam na primeira aproximação dos casais e causam as sensações da paixão?
      A dopamina e norepinefrina.

12 – Qual é o hormônio que faz a paixão evoluir para o amor? Como ele reage?
      A oxitocina. Passado o rompante da paixão, outro hormônio entra em ação: a oxitocina. É ela que faz com que os casais criem vínculos, evoluam para o sentimento do amor romântico, e continuem juntos por anos.



"Plante amor e paz e a vida lhe trará colheita de paz e  amor." Chico Xavier

6 comentários: