sábado, 9 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): FREUD, ALÉM DA ALMA - JOHN HUSTON - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): FREUD, ALÉM DA ALMA
Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.cinedica.com.br%2FFilme-Freud-Alem-Da-Alma-8472.php&psig=AOvVaw3eZZo3LEyabwV7j6MKj2DB&ust=1619297550482000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNC6lNqflfACFQAAAAAdAAAAABAD


Data de lançamento 1963 (2h 20min)
Direção: John Huston
Gêneros BiografiaDrama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        1885. Enquanto a maioria de seus colegas se recusa a tratar a histeria acreditando tratar-se simulação, Sigmund Freud (Montgomery Clift) faz avanços usando a hipnose. Sua principal paciente é uma jovem que não bebe água e é atormentada diariamente pelo mesmo pesadelo.

Entendendo o filme:

01 – Em que aspectos a neurologia e a psiquiatria fundamentaram a construção da Psicanálise?
      Freud, sendo médico neurologista, vinha estudando o sistema nervoso intensamente e se apoiou na teoria da evolução das espécies de Darwin para desenvolver suas teorias sobre o desenvolvimento das estruturas cerebrais e suas patologias.
      Essa análise do desenvolvimento e sua lógica acabam sendo utilizada por Freud quando, mais tarde, ele vai desenvolver a psicanálise, sendo útil para compreender o funcionamento psíquico.

02 – O filme relaciona-se com qual teoria de aprendizagem?
      Em “Freud – Além da alma”, John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade. Baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean Paul Sartre, com uma linguagem metafórica e onírica, e através do conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar o obscuro “inconsciente” de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável (na verdade Freud temia encontrar a sua própria essência...)

03 – Cite alguns pontos observados durante o filme e alguns conceitos:
      Histeria, Hipnose, Inconsciente, Trauma, Complexo de Édipo, complexo de Electra, Sonhos, Transferência e Contra transferência.

04 – Freud constrói sua 2ª tópica ainda dividindo e descrevendo o aparelho psíquico, de que forma?
      Ele descreve que a vida mental é composta de três partes: Id, Ego e Superego:
      O Id inclui pulsões de vida, que são de natureza sexual e pulsões de morte, que são de natureza destrutiva, as pulsões não tem objeto específico de satisfação. O Id opera no inconsciente, portanto o indivíduo não tem acesso direto a ele e Id também não tem moralidade, buscando sempre o prazer. Freud diz que a energia do Id se chama libido.
      O Ego funciona para controlar as pulsões, é a parte racional da mente.
      O Superego representa a moral do indivíduo e pode fazer oposição direta ao Id, tentante obstruir seus desejos.

05 – Freud postulou diversos mecanismos de defesa. Entendemos por repressão ou recalque o quê?
      Um afastamento involuntário de conteúdos da consciência de algo que nos traz sofrimento ou que nos constrange.

06 – Explique o método catártico desenvolvido por Breuer.
      O método catártico (catártico vem de catarse. Que significa purificação espiritual por meio do emocional) desenvolvido por Breuer com o auxílio da hipnose visava à recordação e a elaboração dos acontecimentos traumáticos, produzindo a descarga emocional necessária para a cura dos sintomas.

07 – Como nasce a psicanálise, segundo o filme?
      Quando Freud assume o caso de Cecilly percebe que a paciente cria uma relação de transferência entre seu terapeuta Dr. Breuer, e por tal motivo não se deixa hipnotizar, e a posição recalcadora com seu sistema objetal (boneca) que deveria ser de angústia é de prazer. Freud tenta um caminho alternativo para o inconsciente, através de atos falhos e da interpretação dos sonhos de Cecilly, método que se mostra muita eficaz, a psicanálise.

08 – Como Freud concebe a histeria?
      Estando Freud em Viena demonstrou que além do consciente existia no ser humano o inconsciente. Não conseguindo aceitação de seu trabalho por Meynert, que via a histeria como uma forma do paciente chamar a atenção, como um teatro, Freud vai para Berlin estudar Charcot que já fazia experiências sobre a histeria com o uso da hipnose. Para Freud após o trauma devido a uma auto sugestão o paciente poderia ficar histérico, sem saber o motivo por ser a um nível inconsciente, confirmando assim o pensamento em um nível não consciente.

09 – Qual a experiência que Freud vive que será uma espécie de gatilho para a elaboração da teoria do complexo de Édipo?
      Freud aos 4 anos passara pela seguinte situação quando em uma viagem, tendo ele 4 anos de idade viu a mãe nua de costas da cintura para cima e teve um desejo de deitar-se com ela, mas o pai apareceu e levou a mãe e então ele sentiu raiva do pai por afastá-lo da mãe que era seu objeto de desejo, chegou a deseja-lo morto.
      Com Sr. Carl Von Schlosser viu que o rapaz teve pela mãe um desejo que por sua vez foi impedido de ser devido à presença do pai, o qual ele dizia ter raiva dele, mas na verdade o rapaz é quem tinha raiva do pai por não deixa-lo aproximar-se mais da mãe.

10 – Qual a relação entre hipnose e histeria?
      A hipnose era utilizada por produzir um estado mental no paciente similar àquele em que os sintomas foram concebidos, e por ser possível a eliminação dos sintomas pela sugestão, até mesmo criação de sintomas, mas somente sobre o estado hipnótico, ao acordar seus sintomas voltavam e o paciente não se recordava de nada. O estado hipnótico permitia o entendimento de que há uma desordem psicológica, mas não a cura.

11 – O filme nos retrata o quê?
      Retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira de médico. É mostrado as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista e a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário