CRÔNICA: O sucesso da mala
Respiro
ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu
primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar
“por motivo de força maior”. Entro timidamente na sala dos professores e sou
encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade,
pergunta:
– É você
que veio substituir a Edith?
– Sim –
respondo num fio de voz.
– Fala
forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos – e morre de
rir.
E a
equipe toda se diverte com a minha cara.
– Ela nem
imagina o que a espera, não é mesmo?
Convidada
a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar
como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de
começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o
que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a
sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em
seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem
deixar que vejam o que há lá dentro.
– O que
tem aí, professora?
– Em
breve vocês saberão.
No fim do
dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da
mesma maneira, e no outro e no noutro… As aulas correm bem e sinto que
conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não
me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos.
Chego à
escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana
seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos
dias:
– Afinal,
o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a
sala em tão pouco tempo?
– Podem
olhar – respondo, abrindo o fecho.
– Mas não
tem nada aí! – comentam.
– O
essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.
Todos
ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me
despeço e saio.
Cybele Meyer
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
O título do texto é “O sucesso da mala”.
02 – Quem é o autor da história?
A autora da história é Cybele Meyer.
03 – Quantos parágrafos há no texto?
O
texto tem 16 parágrafos.
04 - Quem é o narrador da história?
O narrador da história é a professora nova.
05 – Como a professora foi recebida pelos colegas?
Ela foi encarada por todos, e se divertiram com a cara dela.
06 – O que a professora fez ao entrar na sala de aula?
Ela colocou e abriu a mala sobre a mesa
sem deixar que ninguém vise o que tinha lá dentro.
07 – O que tinha dentro da mala da professora?
Dentro da mala não havia nada.
08 – Em sua opinião o que a
professora quis dizer com a frase “O essencial é invisível aos olhos. Aqui
guardo o meu melhor.”
Resposta pessoal do aluno.
Palavras proparoxisitonas no texto o sucesso da mala
ResponderExcluir