quarta-feira, 4 de abril de 2018

POEMA: O "ADEUS" DE TERESA - CASTRO ALVES - COM GABARITO

Poema: O “ADEUS” DE TERESA
               Castro Alves


A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus...
E amamos juntos... E depois na sala
“Adeus ei disse-lhe a tremer co’a fala...

E ela, corando, murmurou-me: “adeus!”

Uma noite... entreabriu-se um reposteiro...
E da alcova saía um cavalheiro
Inda beijando uma mulher sem véus...
Era eu... Era a pálida Teresa!
“Adeus” lhe disse conservando-a presa...

E ela entre beijos murmurou-me: “adeus!”

Passaram tempos... sec’los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
... Mas um dia volvi aos lares meus
Partindo eu disse – “Voltarei! ... descansa! ...”
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me: “adeus!”
Quando voltei... era o palácio em festa! ...
E a voz d’Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! ... Ela me olhou branca... surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa! ...

E ela arquejando murmurou-me: “adeus!”

                 Castro Alves. In: Lajolo, M. e Campedelli, S. Y. Op. cit.

Entendendo o poema:
01 – Percorrendo as estrofes do poema, pode-se perceber que há nele uma progressão temporal. Procure detectá-la.
      Há um primeiro encontro, numa festa; um segundo encontro, tempos depois (“Uma noite...”); uma época em que o casal vive junto; e, finalmente, a separação.

02 – A mulher enfocada nesse poema está perfeitamente enquadrada na visão romântica tradicional? Caracterize-a.
      Trata-se de uma mulher mais sensual, menos etérea, mais próxima.

03 – Há uma ruptura evidente da terceira para a quarta estrofe. Basicamente, um verso estabelece a separação definitiva. Aponte-o.
      “Foi a última vez que eu vi Teresa! ...”

04 – Faça uma leitura pessoal da figura de Teresa. O que lhe parece essa mulher?
      Resposta pessoal do aluno. Professor: aceite como respostas mulher infiel, abandonada, seduzida, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário