terça-feira, 1 de setembro de 2020

NOTÍCIA: CANSADA DE LER SOBRE GAROTOS, MENINA REÚNE 4.000 LIVROS COM GAROTAS NEGRAS - FOLHA.UOL - COM GABARITO

 Notícia: Cansada de ler sobre garotos, menina reúne 4.000 livros com garotas negras

               ISABEL SETA de SÃO PAULO

        Cansada de ler livros na escola sobre "garotos brancos e seus cachorros", Marley Dias, 11, resolveu começar um desafio ousado: reunir mil livros cujas personagens principais fossem meninas negras.

        Com ajuda de sua mãe, Janice, a garota, que vive em New Jersey, nos Estados Unidos, começou a campanha na internet em novembro do ano passado com a hashtag #1000blackgirlbooks (1.000 livros de garotas negras).

        "Eu estava na quinta série e fiquei frustrada porque só líamos livros sobre garotos brancos e seus cachorros. Daí, eu falei com a minha mãe e ela me disse: 'ok, mas o que você vai fazer sobre isso?' E eu decidi que ia colecionar mil livros", contou ela em entrevista à Folha.

        "Não me entenda mal, eu gostava daquelas histórias, eu só queria algo com que eu pudesse me relacionar", explicou.

        Para Marley, se ver em um personagem é muito importante, porque ajuda a entender e a lembrar melhor da mensagem dos livros.

        No começo, conta Janice, foi difícil. Elas receberam algumas doações, mas em janeiro, depois de aparecerem em um jornal, os livros começaram a chegar – e muitos, muitos deles.

        Até agora, o projeto já reuniu mais de 4.000 livros (neste índice on-line, você pode dar uma olhada em 700 deles), muitos dos quais Marley e a organização social de sua mãe, a GrassROOTS Community Foundation – que acabou participando ativamente da campanha e da organização dos livros –, doaram para a antiga escola da garota, além de outros colégios nos Estados Unidos e na Jamaica, onde Janice nasceu.

        "Eu fiquei orgulhosa de mim por ter conseguido atingir o objetivo e depois ultrapassa-lo", contou Marley. "E mil era um número grande para mim, porque eu só tenho 11 anos", brinca.

        Ela e sua mãe esperam continuar recebendo doações. "Acho que nós não tínhamos noção do dilema internacional que é essa questão da falta de diversidade e a Marley teve a chance de dar voz a um desafio que muitas pessoas preferem não falar", disse Janice.

        Entre os favoritos de sua grande coleção, Marley destaca o livro Brown Girl Dreaming (não há traduções em português), que conta, em poemas, a história de uma garota afro-americana criada no sul dos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970, em um contexto de segregação racial.

        "Eu gostei, porque foi um desafio ler esse livro, já que era poesia", conta ela. "Foi bom para eu desenvolver minhas habilidades de leitura e foi muito divertido. Poesia é mais misterioso, porque os autores não tentam te contar o significado direto, você pode ir lendo e fazer o seu caminho."

        Agora, Marley já tem planos de formar um clube de leitura de livros sobre garotas negras. A ideia, explica ela, é que os participantes leiam o volume escolhido durante o verão e depois discutam por Skype ou na internet.

        "São livros sobre garotas negras, mas, na verdade, os livros são para todas as pessoas que quiserem ler e você pode aprender muito neles sobre racismo e cultura", diz ela.

Fonte: Livro – Se liga na língua – Língua Portuguesa – 6° ano. Ed. Moderna p. 267-9.

Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br / folhinha/2016/04/1758611.

Entendendo a notícia:

01 – Entre os gêneros jornalísticos, a notícia tem lugar central.

a)   Por que a história de Marley se tornou notícia?

Porque, embora muito jovem, Marley lutou contra um preconceito e realizou uma campanha que obteve muito destaque.

b)   Algumas informações são fundamentais em uma notícia e costumam ser apresentadas logo no início do texto. Localize os dados referentes ao fato noticiado.

·        O que aconteceu?

Foram reunidos quatro mil livros com histórias protagonizadas por meninas negras.

·        Quem estava envolvido?

Marley e sua mãe.

·        Onde aconteceu?

New Jersey, EUA.

c)   O momento em que o fato aconteceu também costuma ser informado, mas não está evidente nesse texto. Como você pode descobri-lo?

O dado está disponível nas referências bibliográficas que seguem o texto.

02 – Algumas das afirmativas a seguir são incorretas. Copie-as e explique por que são falsas.

I – Marley Dias não apreciava histórias com garotos brancos e seus cachorros.

      A menina apreciava essas histórias, mas, achava que não deveria haver apenas personagens diferentes dela.

II – A menina entendia que as histórias lidas na escola não tinham relação com sua própria identidade.

      A afirmação é verdadeira.

III – Quando ouviu a reclamação da filha, Janice estimulou-a a encontrar uma solução para seu problema.

      A afirmação é verdadeira.

IV – Desde o início, Marley e Janice não tiveram dificuldade para conseguir os livros desejados.

      Antes de a campanha ser divulgada nos jornais, era difícil conseguir os livros.

V – A menina guarda as obras que obteve com muito carinho.

      Marley e a organização social de sua mãe, a Grass-ROOTS Community Foundation, doaram muitos dos livros para bibliotecas.

VI – O caso de Marley revela que as escolas só oferecem a leitura de livros com meninos brancos e seus cachorros por não haver obras com outros personagens.

      A menina reuniu mais de quatro mil livros, o que sugere que há material disponível.

VII – Marley mostra-se interessada em livros que estimulem sua habilidade de leitura.

      A afirmação é verdadeira.

03 – A campanha de Marley começou com um incômodo pessoal, mas a menina acabou tocando em um problema social, coletivo. Qual?

      O preconceito ou o privilégio de alguns grupos sociais. A predominância de obras com meninos brancos revela preconceitos étnico-raciais e de gênero.

04 – A menina ainda tem outro projeto ligado à literatura. Qual é ele?

      Criar um clube de leitura para discussão das obras pela Internet.

05 – A história de Marley, contada nessa notícia, poderia dar um bom conto. Quais seriam a situação inicial, o conflito (complicação) e o desfecho?

      Situação inicial: a escola oferece à personagem apenas histórias de meninos brancos.

      Conflito: a personagem se incomoda com a situação e resolve reunir livros com meninas negras como protagonistas.

      Desfecho: a personagem consegue reunir mais de quatro mil livros e divulga sua campanha.

 

 

7 comentários:

  1. Muito obrigado ajudou muito na minha atividade

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ajudor muito espero que mim ajude-me mas lindas e lindas ❤❤😉😉😎😍😘😏😏😚😚😚☺☺obrigadissema beijo use máscara Tchau Tchau Beijos 😚😚😚😚😚😚😷😷😇😇

    ResponderExcluir
  3. Em toda a minha vida esse site aqui foi o melhor pra resolver atividades me ajudou muito 😊🤩concerteza site e melhor que o brainly

    ResponderExcluir