MANIFESTO: CARTA DOS(AS) TRABALHADORES(AS) EM EDUCAÇÃO AOS ESTUDANTES, PAIS E COMUNIDADE!
Fizemos um mês
de greve nas escolas públicas de Minas Gerais, principalmente contra a Reforma
da Previdência do governo Temer, que quer destruir o direito à aposentadoria de
toda classe trabalhadora brasileira. Em um primeiro momento, nossa greve foi
importante, porque o governo foi
forçado a não aprovar essa perniciosa reforma nos dias 28 de março e 06
de abril, conforme pretendia.
A luta, porém, ainda não
acabou. O governo Temer continua insistindo com propagandas e pressões junto ao
povo e aos deputados para que aceitemos essas mudanças desastrosas no nosso
direito de se aposentar. Ao mesmo tempo em que tenta destruir a aposentadoria,
o governo ainda tenta impor a reforma
trabalhista e a terceirização irrestrita que na prática também irão
achatar os direitos e os salários de todos e todas que trabalham nesse país.
Para entender um pouquinho as reformas:
Como fica a idade mínima da aposentadoria? A
idade mínima para o(a) trabalhador(a) se aposentar aumenta para 65 anos para
homens e mulheres.
Como fica o valor do benefício?
Para receber 100% do salário é preciso contribuir 49 anos.
Como fica a situação da mulher?
Todas passam a se aposentar somente aos 65 anos.
Como fica o tempo mínimo de
contribuição para ter acesso à aposentadoria? Aumenta de 15 para 25 anos o tempo
de contribuição para ter acesso ao benefício aos 65 anos de idade.
Como fica a integralidade do
salário? O(a) trabalhador(a) perde, pois só receberá 76% do salário quando
atingir a idade de 65 anos.
O que muda com a reforma
trabalhista? O negociado vai valer mais do que o legislado, ou seja, a lei
(CLT) não garantirá mais nenhum direito ao trabalhador e à trabalhadora, valerá
a combinação trabalhista que o patrão fizer com os seus trabalhadores(as). Ou
seja, quem trabalha vai sair perdendo nessa negociação, pois é o elo mais
frágil nessa relação de poder.
O que muda com a terceirização
irrestrita? Empresas vão demitir os trabalhadores que ganham mais ou possuem
mais direitos e vão contratar empresas terceirizadas que pagam salários
menores, sem direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro, carteira
assinada, licença maternidade, etc.
O QUE PODEMOS FAZER PARA BARRAR ESSAS REFORMAS?
GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL –
MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA ISMENE MENDES (ANTIGA TUBAL VILELA), ÀS 16h!!!
Por: Comando de Greve do Sind-UTE Uberlândia
Entendendo o texto
01-Em relação ao texto-discurso acima, marque
(V) efeitos de sentidos pertinentes e (F) para efeitos de sentidos
impertinentes:
a-( V )
percebe-se que a greve conseguiu barrar a votação da reforma da previdência nos
dias 28 de março e 06 de abril;
b-( F
)percebe-se que o governo Temer desistiu completamente de tentar aprovar a
reforma da previdência;
c-( V )
percebe-se que o governo quer estabelecer 65 anos como idade mínima para homens
e mulheres se aposentarem;
d-( V ) percebe-se que o governo quer impor 49 anos
de contribuição para a população se aposentar;
e-( F ) percebe-se que a reforma trabalhista
colocará mais justiça na relação entre patrões e trabalhadores;
f-( V )
percebe-se que a terceirização vai diminuir os direitos dos trabalhadores;
g-( V ) percebe-se um chamado aos estudantes, pais e comunidade para fazerem greve geral contra as reformas no dia 28 de abril
02-A que ou a quem se referem as palavras
grifadas no texto-discurso?
perniciosa: Refere-se à reforma da
previdência.
negociado: Refere-se à negociação
entre patrões e empregados sobre as condições de trabalho.
legislado: Refere-se às leis
trabalhistas (CLT).
03- Em “o governo foi forçado a não aprovar
essa perniciosa reforma”, o
adjetivo grifado:
a-
possui
valor positivo e refere-se ao governo;
b-
possui valor negativo e refere-se ao governo;
c-
possui valor positivo e refere-se à reforma;
d- possui valor negativo e refere-se à reforma.
04-Qual o convite realizado no final do
texto-discurso?
O convite é para uma greve geral no dia 28 de abril, com concentração na
Praça Ismene Mendes, às 16h, em protesto contra as reformas propostas pelo
governo.
05- O texto-discurso demonstra a preocupação dos
trabalhadores em educação com quê?
Com as reformas propostas pelo governo, que, segundo eles,
prejudicam os direitos da classe trabalhadora como um todo. A mobilização e a
organização de uma greve geral demonstram a tentativa de construir uma força
opositora a essas mudanças.
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