domingo, 1 de julho de 2018

TEXTO: CARTA AOS PAIS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Carta aos Pais

         Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
      – Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?
      O pai, num gesto severo, responde:
     – Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.
      Mas, o filho insiste:
      – Mas, papai, por favor … diga quanto o Senhor ganha por hora.
    A reação do pai foi menos severa, e respondeu: – R$3,00 por hora.
     – Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?
    O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
    – Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!
    Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
    – Filho … está dormindo? – Não, papai. Respondeu o sonolento garoto.
    – Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.
   – Muito obrigado, papai! … – disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama – Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

                                                                        Autor desconhecido
Entendendo o texto:

01 – Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, observando o sentido das palavras no contexto:
1. Tímida                   (5) grosseria.
2. Severo                   (4) fúria.
3. Amole                    (2) rigoroso.
4. Ira                          (6) que está meio acordado.
5. Brutalidade            (3) chateie.
6. Sonolento              (1) acanhada.

02 – Observe a seguinte passagem do texto:” Um menino, com voz tímida e olhar de admiração...”. As palavras destacadas na frase acima indicam:
a. que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai estava com medo de fazer a pergunta.
b. que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai sentia-se acanhado em fazer a pergunta.
c. que o menino era tímido e estava admirado pela atitude do pai.
d. que o menino estava tímido por causa da atitude do pai, porém tinha muita admiração por ele.

03 – Por que o garoto insistia em saber quanto o pai ganhava por hora?
a. porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00.
b. porque ele precisava pedir emprestado R$ 3,00.
c. porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar um presente para o pai.
d. porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar uma hora do tempo do pai.

04 – Explique qual é a função do travessão no trecho a seguir: “- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?”
      Ele indica que o filho está conversando com pai, ou seja, ele indica o início de um diálogo.

05 – Com as palavras abaixo, elabore 2 frases interrogativas, 2 frases exclamativas e 2 frases declarativas afirmativas:
a. trabalho – Resposta Pessoal
b. hora – Resposta Pessoal
c. dormir – Resposta Pessoal
d. cansado – Resposta Pessoal
e. quarto – Resposta Pessoal
f. tempo – Resposta Pessoal

06 – Observe os adjetivos abaixo, após encontre o substantivo correspondente a cada um deles, no texto:
a. tímida – voz.
b. severo – gesto.
c. severa – reação.
d. culpado – pai.  
e. doída – consciência.
f. baixa – voz.
g. sonolento – garoto.

07 – Analise o final do texto: “Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?”. Como você acha que o pai reagiu diante dessa situação?
      Resposta Pessoal do aluno.

08 – Dê continuidade ao texto. O pai deverá responder a pergunta feita pelo filho no último parágrafo. Conte como o relacionamento de ambos ficou depois dessa atitude do menino. Inclua as ações da imagem abaixo em sua história. Bom trabalho!
      Resposta Pessoal do aluno.



7 comentários: