sexta-feira, 8 de junho de 2018

POEMA: SALADA MISTA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

Poema: Salada mista
           Carlos Queiroz Telles


Bem...
Eu sei que é difícil,
mas vou tentar explicar.

Eu sou
filho primogênito
e tenho dois irmãos mais velhos.
Eu também
sou o caçula
tendo dois irmãos mais novos.


Do meu pai
sou o mais velho.
Da minha mãe
sou o mais moço.

Por parte de mãe
sou o irmão dos dois mais velhos.
Por parte de pai
sou o irmão dos dois pequenos.

Juntando todas as partes
eu tenho quatro irmãos
e sou o filho do meio.

Se ainda não deu para entender
eu vou explicar melhor.

Minha mãe
tinha dois filhos
quando se casou com meu pai
e meu pai teve dois filhos
depois que se separou
da mãe de meus irmãos maiores
e se casou com a mãe
dos meus pequenos irmãos.

Ao todo, nesta salada
de amor e confusão,
cabem dois pais, duas mães
e cinco queridos irmãos!

Cada um com seu lugar
Dentro do meu coração...
                              Carlos Queiroz Telles. Sementes de sol.
                           4. ed. São Paulo: Moderna, 1992, p. 26-7.
Entendendo o poema: 

01 – O que você acredita que seja "primogênito"?
(   ) O filho mais novo.
(X) O filho mais velho.
(   ) O primo.

02 – O que significa a palavra "caçula":
(X) O filho mais novo.
(   ) O filho mais velho.
(   ) Um amigo.

03 – De acordo com o texto, as palavras primogênito e caçula significam:
(   ) São sinônimos.
(X) São antônimos.

04 – Quem é o narrador do texto Salada mista?
(   ) É uma menina.
(X) É um menino.
(   ) É um adulto.

05 – Podemos afirmar que o texto Salada mista é:
(   ) Uma anedota.
(X) Um poema.
(   ) Uma narrativa.

06 – O texto é organizado em estrofes. Qual é o total de estrofes?
(   ) Oito.
(X) Nove.
(   ) Dez.

07 – Descreva como é a família do menino do texto.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – E sua família? Faça a descrição.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – O que o poeta-narrador do texto disse a você?
      Ele se dirigiu ao leitor tentando explicar a “salada” de parentes, mas conclui que ama a todos.

10 – Que recursos poéticos foram usados nesse texto que o caracterizam como poema?
      Há estrofes, versos e ritmo.

11 – O que você diria ao poeta-narrador?
      Resposta pessoal do aluno.


Um comentário: