Poema: O
palhaço Sanhaço
Elias
José
No circo, é um só coro.
No circo, é um só berro:
É ouro, é ouro, é ouro,
É ferro, é ferro, é ferro,
É aço, é aço, é aço
Ninguém pode com o Sanhaço.
E o palhaço Sanhaço
leva cada tombaço
de quebrar o espinhaço.
E o Sanhaço não se cansa
e pula e cai na dança.
E diz cada besteira! ...
Sanhaço vira criança
e não há criança
que não caia na brincadeira.
Todo pachola, anda e rebola.
Bate ferro na cachola,
equilibra-se numa bola,
cai, grita, chora r rola.
Depois, o corpo todo balança
e diz que amassou a poupança.
Levanta-se fingindo de dor,
costela quebrada, corpo dolorido.
Logo recomeça o estardalhaço
e o circo fica todo colorido.
Sanhaço não conhece cansaço.
Hoje tem goiabada?
Tem, sim sinhô.
Hoje tem marmelada?
Tem, sim sinhô.
E o Sanhaço o que é?
É ladrão de muié.
O palhaço Sanhaço
não conhece o fracasso.
O palhaço Sanhaço
parece feito de aço.
Namorinho
de portão. São Paulo, Moderna, 1986. Coleção Girassol.
Fonte: Português – Linguagem &
Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed.
Saraiva, 1999, p. 140-1.
Entendendo o poema:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Espinhaço: Coluna vertebral; dorso; costas.
·
Pachola: Cheio de si, orgulhoso, vaidoso, elegante.
·
Cachola: Cabeça, juízo.
02 – Encontre no texto
palavras que rimem:
a)
Na primeira estrofe: coro, berro, aço.
Ouro, ferro, Sanhaço.
b)
Na segunda estrofe: Sanhaço.
Tombaço, espinhaço.
c)
Na terceira estrofe: cansa, besteira.
Dança, criança; brincadeira.
d)
Na quarta estrofe: pachola, balança.
Rebola, cachola, bola, rola; poupança.
e)
Na quinta estrofe: dolorido.
Colorido. (6ª estrofe).
f)
Na sexta estrofe: estardalhaço.
Cansaço.
g)
Na sétima estrofe: goiabada, é.
Marmelada, muié.
h)
Na oitava estrofe: Sanhaço.
Fracasso, aço.
03 – Observe as palavras que
rimam. O que há de semelhante e de diferente entre elas?
A rima pode ser
feita:
·
Entre palavras que tem o mesmo som
e são escritas de forma diferente (fracasso/Sanhaço)
·
Entre palavras que na pronúncia tem
o som semelhante, mas que na escrita
tem uma letra a mais (ouro/coro).
·
No final do verso ou entre a
palavra do final e a do meio (pachola/rebola/cachola/bola/rola).
·
E, finalmente, a palavra rimada
pode estar inteira dentro daquela com a qual rima (rebola/bola).
04 – Observe no texto que a
maioria das palavras exprime alegria, e algumas poucas dão um tom triste,
melancólico ao poema. Retire do texto três palavras que exprimem alegria e três
que exprimem tristeza.
Alegria: berro, dança, colorido.
Tristeza:
fracasso, cansaço, tombaço.
05 – No poema há um trecho
em que a fala não é do “eu poético” e sim do próprio palhaço. Copie em seu
caderno a fala do palhaço Sanhaço.
“Hoje tem goiabada?”
“Hoje tem marmelada?”
“E
o Sanhaço o que é?”
06 – Como é o palhaço Sanhaço? Justifique sua resposta
com versos do poema.
Ele é forte, ágil, engraçado e incansável.
Forte: “Parece feito de aço”.
Ágil: “Não se cansa / e pula e cai na dança”.
Engraçado: “Todo pachola, anda e rebola”.
Incansável: “Não conhece o cansaço”.
07 – A plateia participa da apresentação do palhaço?
Justifique sua resposta com trechos do poema.
Sim. São falas da plateia: “É ouro, é ouro, é ouro”; “Tem,
sim sinhô”.
08 – Passe o poema O palhaço Sanhaço para prosa. Observe
que o texto em prosa não é escrito em versos e não apresenta rima.
Resposta pessoal do aluno.