sexta-feira, 6 de março de 2020

CRÔNICA: MINHA MÃE CRIANÇA - ANA MARIA MACHADO - COM GABARITO

CRÔNICA: MINHA MÃE CRIANÇA
                                
                        Ana Maria Machado

       Cheguei da escola e vi a porta do quarto aberta, a porta do armário aberta, a gaveta aberta, e minha mãe sentada no chão, descalça, toda despenteada, com uma caixa fechada na mão. Dei um beijo nela e olhei para a caixa. Era a coisa mais linda do mundo, toda de madeira, mas madeira de cores diferentes, umas mais claras, outras mais escuras, formando um desenho, uma paisagem, onde tinha um morro, uma casinha, um pinheiro, umas nuvens no céu. Aí minha mãe abriu a caixa e tirou de dentro, bem lá do fundo, um envelope de papel pardo, velho e meio amassado.
       - Que é que tem aí dentro, mãe?
       - Nem lembro mais, minha filha. Vamos ver.
       - Deve ser muita coisa, que o envelope está bem gordinho.
       E era mesmo. Um monte de retratos. Tinha um com umas pessoas sérias numa praça. Tinha outro com uma família toda, cheia de crianças e até um cachorro, bem debaixo da estátua do Cristo Redentor. Tinha mais um, de uma menina com dois laçarotes de fita na cabeça, no meio de uma planta esquisita, uma espécie de moita em forma de camelo, imagine só. Fiquei espantada:
       - Como é que pode, mãe, planta que parece bicho?
       - É que eles cortavam a moita assim, era moda, umas redondinhas, outras em feitio de poltrona, outras com formato de bicho. Era na Praça Paris, um lugar com laguinho e repuxo, chafariz que acendia colorido de noite. Parecia um balão d’água bem aceso no chão.
        - Como é que você sabe disso tudo?
        - Eu lembro, minha filha. Essa menina aí sou eu.
        - Não é possível. Você está brincando...
        Eu olhava para minha mãe e para o retrato da menina, achava meio gozado aquilo, minha mãe criança, brincando no galho de um camelo, pensando em balão d’água. E era meio esquisito, ela grande ali na minha frente, sentada no chão, explicando coisas, toda animada:
         - A gente ia de bonde, era ótimo, fresquinho, todo aberto.  Às vezes tinha reboque. Quando a gente pagava a passagem, o motorneiro puxava uma cordinha e tocava uma campainha, aí mudava um número numa espécie de relógio que ficava lá no alto e marcava quantas pessoas viajavam no bonde.
          Eu ficava imaginando como seria aquilo, sabia que bonde era uma espécie de trem de cidade, já tinha visto em filme na televisão, queria saber mais:
           - E quando o motorneiro puxava a cordinha, não tinha que largar o motor? Não era perigoso?
           Mamãe achou graça:
           - Não, que ideia! Bonde era a coisa menos perigosa do mundo. E o motorneiro não tinha nada a ver com o motor, ele só cobrava, o nome é que parece...Quem dirigia era o condutor...
(Bisa Bia, Bisa Bel. Rio de Janeiro, Salamandra, 1984. p.8-9)
  Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série- MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p.126-128.
ESTUDO DO TEXTO

1)   O narrador de uma história pode conta-la em terceira pessoa (visão mais objetiva) ou em primeira pessoa (visão mais pessoal, mais emotiva). De que ponto de vista foi contada a história que você leu?
A história foi contada em primeira pessoa, do ponto de vista da garotinha.

2)   Observando o comportamento da narradora ao entrar em casa, que características pessoais você percebe nela?
A menina é observadora, carinhosa e sensível. (Percebe a situação, beija a mãe, sente a beleza da caixa, quer compartilhar o momento com a mãe.)

3)   De que época são as fotos vistas pela narradora?
São da época em que a mãe da narradora era criança.

4)   Por que é difícil para a menina aceitar que sua mãe também fora uma criança?
Porque ela só conhecera a mãe adulta.

5)   O que leva a menina a pensar que o bonde era perigoso?
Ela achava que, para puxar a cordinha que acionava o relógio marcador de passageiros, o motorneiro largava o “motor” do bonde.

6)   Por que a mãe achou graça na ideia da filha?
Porque a filha associou motor com motorneiro, mas quem dirigia o bonde, na verdade, era o condutor.

7)   A mãe da menina não se lembrava do que havia colocado na caixa de madeira, mas se lembrava perfeitamente da Praça Paris, em sua infância. Como você explica isso?
Algumas lembranças de infância são tão marcantes que permanecem pelo resto de nossas vidas.

8)   Coloque as frases em ordem de acordo com o texto.
·        Cheguei em casa.  (  1   )
·        Abrimos uma caixa com fotos. (  3  )
·        Minha mãe mostrou fotos de quando era menina.  (  4   )
·        Minha mãe contou passeios do passado. ( 5   )
·        Vi minha mãe no quarto. (  2  )


2 comentários:

  1. If you're trying hard to lose kilograms then you certainly need to get on this brand new personalized keto meal plan diet.

    To create this keto diet service, certified nutritionists, personal trainers, and top chefs united to develop keto meal plans that are productive, painless, price-efficient, and delightful.

    Since their grand opening in 2019, thousands of people have already transformed their body and health with the benefits a smart keto meal plan diet can offer.

    Speaking of benefits; clicking this link, you'll discover eight scientifically-confirmed ones given by the keto meal plan diet.

    ResponderExcluir
  2. Did you realize there's a 12 word sentence you can say to your man... that will induce deep emotions of love and instinctual appeal for you buried within his heart?

    Because hidden in these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's instinct to love, treasure and look after you with all his heart...

    12 Words Will Trigger A Man's Desire Response

    This instinct is so hardwired into a man's mind that it will make him work better than before to love and admire you.

    Matter-of-fact, fueling this dominant instinct is absolutely important to achieving the best ever relationship with your man that the instance you send your man one of these "Secret Signals"...

    ...You'll instantly notice him open his mind and heart for you in such a way he's never expressed before and he will recognize you as the one and only woman in the galaxy who has ever truly attracted him.

    ResponderExcluir