domingo, 17 de junho de 2018

CONTO: O MERCADOR E O GÊNIO - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO

CONTO: O Mercador e o Gênio
             Ferreira Gullar

     -- Senhor, havia em outros tempos um mercador que possuía grandes riquezas em escravos, terras, mercadorias e ouro. Obrigado de quando em quando a viajar para tratar de seus negócios, partiu um dia montado em seu cavalo, levando boa provisão de biscoitos e tâmaras para alimenta-se durante a travessia do deserto. Terminada sua tarefa, tomou o caminho de volta à sua casa.
        No quarto dia de caminhada, sentindo-se sufocado pelo calor do sol, buscou a sombra de umas árvores que divisou ao longe. Junto a uma delas havia uma fonte cristalina, e ali então desmontou para descansar.
        Sentou-se à margem do riacho e tirou do surrão as provisões que lhe restavam. Depois de comer as tâmaras airou para os lados os caroços e, terminado seu lanche, lavou o rosto, as mãos e os pés, como bom muçulmano, e rezou sua oração de costume.
        Estava ainda ajoelhado quando lhe apareceu um gênio de enorme estatura, cuja cabeça estava coberta com a neve dos anos, e que, caminhando em sua direção, com a espada na mão, disse-lhe em tom assustador:
        -- Levanta-te, porque vou te matar como fizeste com meu filho.
        Amedrontado com a figura do gênio e suas palavras ameaçadoras, o mercador respondeu:
        -- Meu bom senhor! Que crime cometi para merecer tal castigo? Não conheço nem nunca vi jamais vosso filho.
        -- Ah, é? E por acaso não acabas de jogar para os lados caroços de tâmaras?
        -- Sim, não posso negar que fiz isso.
        -- Pois bem – explicou o gênio, - meu filho, que passava junto a ti, foi atingido por um desses caroços no olho e caiu morto no mesmo instante. Não posso te perdoar e vou te arrancar a vida.
        -- Misericórdia, senhor! - implorou o mercador diante de tão absurda acusação. – Se matei vosso filho, foi sem querer e, por isso, mereço vosso perdão.
        O gênio, em vez de responder, agarrou o mercador e, derrubando-o no chão, ergueu a espada para cortar lhe a cabeça, indiferente a seus apelos em nome da esposa e dos filhos.
        Quando o mercador viu que a espada descia em direção a seu pescoço, soltou um grito horrível e disse:
        -- Por favor, esperai um pouco e ouvi-me! Já que estais disposto a matar-me, concedei-me um prazo para que possa despedir-me de minha família, fazer o testamento e acertar meus negócios. Juro pelo Deus do Céu e da Terra que aqui voltarei pontualmente para submeter-me a vossa vontade.
        -- E de quanto tempo necessitas?
        -- Peço-vos um ano de prazo, ao fim do qual me encontrareis junto a esta mesma árvore, disposto a entregar-vos a vida.
        -- Juras por Deus?
        -- Juro – respondeu o mercador, - e podeis confiar na verdade de meu juramento.
        O gênio, ao ouvir essas palavras, desapareceu, e o mercador, mais tranquilo agora, montou no cavalo e continuou seu caminho. A mulher e os filhos o receberam com grandes demonstrações de alegria, mas o infeliz desandou a chorar pensando no fatal juramento que fizera. E terminou contando o que lhe acontecera na viagem. A mulher e os filhos não ficaram menos aflitos e amargurados com o que ouviram.
        O mercador pagou suas dívidas, deu presentes aos amigos e esmolas aos pobres, libertou seus escravos, dividiu os bens com os filhos e, ao cabo de um ano, teve de partir. É impossível descrever o sofrimento de seus familiares no momento da despedida.
        Depois de muitas reflexões e inúteis palavras de consolo, desprendeu-se dos braços da esposa e dos filhos e dirigiu-se ao lugar onde ficou de encontra-se com o gênio. Postou-se sob a mesma árvore, perto do riacho cristalino, e esperou por ele, com a tristeza de quem espera pela morte.
        Sherazade, ao chegar a este ponto, percebeu que já era dia e, como sabia que o sultão deveria reunir-se com o Conselho, calou-se...
        Dinarzade exclamou:
        -- Que conto maravilhoso!
        -- O que falta contar é melhor ainda, disse à irmã – e te convencerias disso se o sultão me deixasse viver este dia para, à noite, continuar com a história.
        Shariar, cheio de curiosidade, concordou com a proposta da moça, levantou-se e foi presidir o Conselho.
        O grão-vizir, entretanto, passara a noite inquieto, pensando no cruel destino que aguardava sua querida filha. Mas grande foi sua surpresa, ao encontrar o sultão, sem ouvir dele a ordem para matá-la.
        No dia seguinte, na hora acertada, Dinarzade voltou a dirigir à irmã as mesmas palavras da manhã anterior, e o sultão acrescentou com impaciência:
        -- Sim, termina o conto, pois desejo saber o desfecho.
        [...]

              As mil e uma noites. Seleção e tradução de Ferreira Gullar.
                                                 Rio de Janeiro: Revan, 2000, p. 22-5.

Entendendo o conto:
01 – Releia este trecho:
        “-- Senhor, havia em tempos mercador que possuía riquezas em escravos, terras, mercadorias e ouro. Obrigado de quando em quando a viajar para tratar de negócios, partiu dia, montado em cavalo, levando provisão de biscoitos e tâmaras para alimenta-se durante travessia do deserto. Terminada tarefa, tomou caminho de volta à casa.
        No dia de caminhada, sentindo-se sufocado pelo calor do sol, buscou sombra de árvores que divisou ao longe.”

a)   Você deve ter notado que faltam algumas palavras no trecho acima. Elas são indispensáveis para a compreensão dos períodos?
Não.

b)   Copie o trecho acima, completando com as palavras que faltam de acordo com texto:
Resposta pessoal do aluno.

02 – As palavras que você escreveu na atividade anterior delimitam ou especificam o significado das palavras que acompanham. A qual classe gramatical pertencem as palavras delimitadas/especificadas pelos artigos, pronomes e numerais?
      Substantivo.

03 – Na atividade 1, você observou algumas palavras que exercem uma função junto a outras na organização das orações. Essas palavras chamam-se adjuntos adnominais (ad = “que está junto de”). Escreva uma definição para os adjuntos adnominais, considerando o que você estudou até aqui.
      Os adjuntos adnominais especificam/delimitam o significado de um substantivo.

04 – Copie as manchetes abaixo no seu caderno e acrescente-lhes adjuntos adnominais.
        ONG ALERTA MORADORES SOBRE PERIGO DE
        FILME REÚNE ELENCO
        PARA POLÍTICOS DE *, O PARTIDO É DEMOCRÁTICO E POPULAR
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Leia as orações seguintes e copie no seu caderno todas as palavras e expressões que indiquem circunstâncias de tempo, lugar, modo, afirmação e negação:
a)   “Sentou-se à margem do riacho [...]”.
Á margem, do riacho, aqui: lugar.

b)   “Não conheço nem nunca vi jamais vosso filho”.
Não: negação.

c)   “-- Sim, não posso negar que fiz isso.”
Sim: afirmação.

d)   “—Juro pelo Deus do Céu e da Terra que aqui voltarei pontualmente [...]”
Nunca, jamais: tempo.

06 – A qual classe de palavras pertencem as palavras e expressões que você encontrou na atividade 5? Qual é a classe das palavras que estão sendo modificadas?
      Advérbio/verbo.

07 – Na atividade anterior, você observou algumas palavras e expressões que exercem uma função junto a outras na organização das orações. Essas palavras/expressões chamam-se adjuntos adverbiais. Escreva uma definição para os adjuntos adverbiais, considerando o que você observou nas frases da atividade 5.
      Os adjuntos adverbiais indicam as circunstâncias em que ocorre o fato expresso pelo verbo ou intensificam seu sentido.

08 – Observe os adjuntos adverbiais destacados na frase abaixo.
        Era muito tarde, e o sultão ouvia bastante atento as histórias de Sherazade.
Responda às questões seguintes no caderno.
a)   Quais palavras eles modificam?
Tarde e atento.

b)   A que classe gramatical pertencem as palavras que você apontou no item a?
Ás classes dos advérbios (tarde) e dos adjetivos (bastante).

c)   Qual a mudança de sentido efetuada pelos adjuntos adverbiais?
Eles intensificam o sentido das palavras que acompanham.

d)   Considerando-se o que você observou acima, quais as três classes gramaticais que podem ser modificadas pelos adjuntos adverbiais?
Verbos, advérbios e adjetivos.

09 – Copie as manchetes abaixo no caderno e acrescente-lhes adjuntos adverbiais.
        CHOVERÁ E FARÁ SOL
        CADERNO TRAZ DICAS PARA IR A
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Releia estes trechos do texto “O mercador e o gênio”:     
        “[...] voltarei pontualmente para submeter-me à vossa vontade.”
        “-- O que falta contar é melhor ainda, disse à irmã [...]”
        “[...] Dinarzade voltou a dirigir à irmã as mesmas palavras [...]”

Responda às questões seguintes no caderno.
a)   Os verbos submeter, dizer e dirigir pedem qual preposição?
A preposição a.

b)   As palavras que estão completando o sentido desses verbos são masculinas ou femininas?
Femininas: vossa vontade e irmã.

c)   Os substantivos femininos são terminados por qual artigo?
Pelo artigo a.

d)   Nas orações acima, portanto, temos verbos que pedem a preposição a e complementos verbais que são determinados pelo artigo a. Como está indicada a fusão dessas duas palavras nas frases que você leu?
Estão indicadas pelo sinal grave sobre a vogal: à.

11 – Leia as frases abaixo observando os destaques:
        Sentou-se à margem do riacho.
        Á noite, Sherazade contava lindas histórias.
        Ela não ficava muito à vontade na presença do sultão.
        Ás vezes, as histórias podem ter inúmeros desfechos.

a)   As expressões destacadas indicam circunstâncias? Qual?
Sim. Indicam lugar, modo e tempo.

b)   A qual classe gramatical pertencem as palavras que indicam circunstâncias?
Advérbio.

c)   Os substantivos que compõem essas locuções são femininos ou masculinos?
Femininos.

d)   Você acaba de conhecer mais um emprego da crase. Escreva no caderno a regra que você observou.
Ocorre crase antes de locuções adverbiais em que o substantivo é feminino.



TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - O CÃOZINHO REX - COM GABARITO


Texto - O cãozinho Rex

    Eu me chamo Rex. Sou um cãozinho muito alegre e brincalhão! Meu papai é um grande cão pastor. Ele sai de madrugada para levar o gado ao pasto. Gosto quando ele me conta sobre suas aventuras na fazenda. Quero ser igual a ele! De manhã, o galo canta e avisa que o sol vai nascer. Tomo leite com meus irmãos e saio correndo para brincar. Mais tarde, o senhor José brinca conosco. Ele joga gravetos bem longe, e só eu consigo trazê-los de volta.
        De repente, vem a chuva! Aí, nós voltamos correndo para a nossa casinha. Depois das brincadeiras, eu fico faminto. Vou correndo comer uma ração especial e muito saborosa. À noite, depois de um dia cansativo, vou dormir com os meus irmãozinhos, bem aconchegado.

                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      O cãozinho Rex.

02 – Como Rex é?
      Um cãozinho muito alegre e brincalhão.

03 - Quem é o papai de Rex e o que ele faz?
      Um grande cão pastor. Ele sai de madrugada para levar o gado ao pasto.

04 - O que Rex faz de manhã?
      Toma leite com seus irmão e sai correndo para brincar.

05 – O que Rex come?
      Uma ração especial e muito saborosa.


TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: AVIÃO BISITO - CAMILA PEREIRA DE FARIAS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto - Avião Bisito

   - Sou o avião Bisito, sou até pequenino, mas aí, da terra, até avião gigante fica parecendo avião menino... Um pontinho sumindo lá no horizonte. Minha vida é viajar... Viajar... Até acima das nuvens posso voar. Tão fofinhas, parecem algodão. Quando chove na terra, aqui não chove, não! Bisito pode atravessar o mundo. Grandes distâncias voa em um segundo. Chega bem rápido a qualquer lugar. Se você tem pressa, vá com ele voar.
        - Aqui do alto a paisagem é bela. A cidade toda se vê da janela! Tudo é calmo e silencioso. Viajar de avião é maravilhoso! No aeroporto, descanso um pouquinho. Vejo companheiros, encontro amiguinhos... Esse recreio pouco tempo demora. Um longo voo vai começar agora! Outra vez estamos no ar. Logo adiante cruzaremos o mar. Vamos para longe até um país estrangeiro. Bisito já conhece o mundo inteirinho...
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Avião Bisito.

02 – O que é a vida de Bisito?
      Viajar.

03 – O que o avião Bisito pode fazer em um segundo?
      Voar grandes distâncias.

04 – O que o avião Bisito faz no aeroporto?
      Descansa um pouco, vê companheiros, encontra amiguinhos, mas dura pouco tempo.

05 – Para onde o avião Bisito vai depois do recreio?
      Para um voo em um país estrangeiro.


sábado, 16 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): Ó PAI, Ó - MONIQUE GARDENBERG - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): Ó PAÍ, Ó
Data de lançamento 30 de março de 2007 (1h 36min)
Direção: Monique Gardenberg
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d'água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.

Entendendo o filme:

01 – Logo no começo do filme Ó Paí, Ó, qual música que Roque (Lázaro Ramos) canta?
a)   Ó Pai, Ó
b)   É D’oxum.
c)   Ilha de Maré.
d)   Samba Duro.
e)   Adeus, Bye, Bye.

02 – Quando canta a música "Vem Meu Amor" Roque está fantasiado de quê?
a)   De Baiana.
b)   De Anjo.
c)   De Diabo.
d)   De Noiva.
e)   De Príncipe.

03 – Em qual cidade se passa toda a história do filme Ó Paí, Ó?
      Salvador

04 – O que a evangélica Dona Joana, faz para estragar com o carnaval de seus vizinhos?
a)   Colocar fogo nas fantasias de todos.
b)   Corta os fios de energia do poste da rua.
c)   Fecha o registro de água do cortiço.
d)   Chama a polícia.
e)   Nenhuma das alternativas.

05 – Onde os filhos de Dona Joana, Cosme e Damião escondiam as Bíblias, que sua Mãe os abrigavam a levar antes de saírem de casa?
a)   Debaixo do colchão.
b)   Dentro do sofá.
c)   Dentro do guarda-roupa.
d)   Dentro da escada.
e)   Nenhuma das alternativas.

06 – Quantos filhos biológicos e adotivos tinha a Carmem?
a)   05 filhos.
b)   07 filhos.
c)   09 filhos.
d)   12 filhos.
e)   14 filhos.

07 – Carmem fazia abortos. Verdadeiro ou falso?
(X) Verdadeiro.
(   ) Falso.

08 – Em que país morava Psilene, antes de voltar ao Brasil?
a)   França.
b)   Alemanha.
c)   Suíça.
d)   Reino Unido.
e)   Estados Unidos.

09 – É um taxista casado com Maria, com quem tem um filho, mas acaba traindo sua esposa com o travesti Yolanda. Qual é o personagem?
a)   Roque.
b)   Boca.
c)   Matias.
d)   Reginaldo.
e)   Raimundinho.

10 – Qual destas cantoras fez uma participação no filme Ó Paí, Ó?
a)   Daniela Mercury.
b)   Ivete Sangalo.
c)   Claudia Leite.
d)   Margareth Menezes.
e)   Gilmelândia.








MÚSICA(ATIVIDADES): CANTO DE AMOR - JOÃO JUSTINO LEITE FILHO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música(Atividades): Canto de Amor


Perdi um dia a mania
De xingar o dia por perder o trem
O trem transfigura rostos
Embrutece almas nesse vai não vem
Mas o dia, o dia não nos reduz
O dia provém da vida
Da vida que nos conduz.

Toda via é via de amar, amor
Não deixe que nosso canto
Se torne um canto de dor.

Já tive a plena certeza
Que muita certeza pode embriagar
Talvez no momento oportuno
Quando nem se pensa em duvidar
Hoje sei, saber pode dar em nada
Me vi errar na hora certa
Acertar na hora errada.

Toda via é via de amar, amor
Não deixe que nosso canto
Se torne um canto de dor.

Cedo pensei que talentos
Nascessem conosco prum ser ou não ser
Talentos nascem, renascem
Mesmo na hora que se vai morrer
Como as águas, talentos voltam pro ar
Alguns têm água da fonte
Outros terão que cavar.

Toda via é via de amar, amor
Não deixe que nosso canto
Se torne um canto de dor.
                                             João Justino Leite Filho, letra e música.
                                                                Músico, jornalista e escritor.
Entendendo a canção:
01 – De acordo com os dois primeiros versos, o que tirava a personagem do sério?
      Os atrasos constantes do trem.

02 – Por que, na opinião do autor, esse trem de que ele fala embrutece as pessoas?
      O atraso: as pessoas têm compromissos e se atrasam. Assim, as pessoas se revoltam, quebram, ateiam fogo.

03 – Via significa caminho, maneira, ocasião, situação. A partir desse significados, o que o poeta quer dizer com: Toda via é via de amar, amor.”?
      Podemos converter todas as ocasiões (situações) em caminhos e portas para o amor, para construir algo positivo.

04 – O que sugerem os versos:
        “Alguns têm água da fonte
         Outros terão que cavar.”
      Alguns precisam ter garra, gana, têm de lutar para vencer.

05 – Você gostou do texto? O que mais lhe chamou a atenção nele?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como ficaria a frase, se colocarmos “dia” no plural?
a)   O dia provém da vida.
         Os dias provêm da vida.

b)   O trem sempre vem atrasado.
Os trens sempre vêm atrasados.

07 – Reescreva as frase, acentuando corretamente as formas verbais:
a)   O trem não mantem o horário.
O trem não mantém o horário.

b)   As cortinas retem a luz.
As cortinas retêm a luz.

c)   A música entretem os passageiros.
A música entretém os passageiros.

d)   Os passageiros intervem com reclamações e tumultos.
Os passageiros intervêm com reclamações e tumultos.

e)   A violência não convem.
A violência não convém.


CONTO: ESTRELÍSSIMA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: ESTRELÍSSIMA

   Era uma estrelinha bem pequenina, vivia perdida, lá no céu, no início das galáxias cheias de estrelas. Um dia, a estrelinha acordou muito triste, olhando o sol, e ficou lá estrelando os seus pensamentos.
         -- O que adianta meu brilho? Eu sou tão pequena, tem tanta estrela bonita brilhando no céu. Veja a estrela-d´alva, as três Marias, todas estrelas importantes. Se elas de repente sumirem do céu todo mundo vai ficar preocupado.
         -- Eu não. Ninguém sabe que eu existo, acho que eu vou parar de brilhar.
         E cada dia foi brilhando menos. Parecia um vaga-lume no mato. Não prestava mais atenção ao nascer e ao pôr-do-sol. Não ligava para as fases da lua, tanto fazia se era lua cheia, nova, quarto crescente ou minguante.
        Ela só queria dormir no infinito. Até que um dia o sol que cuida muito das estrelas ficou preocupado com a fraqueza do seu brilho e mandou um dos seus raios conversar com ela.
        O raio ficou calado um tempão.  Depois falou sorrindo:
        -- O que seria do céu se todas as estrelinhas pensassem assim?
        O brilho do céu depende da soma de todas as estrelinhas. Todas são importantes. Nenhuma luz pode se apagar do céu.
        -- O destino da estrela é brilhar!!!!!!!!!
        O raio de sol foi embora e, naquela noite, quando a escuridão chegou a estrelinha olhou para o céu e viu todas as suas irmãzinhas brilhando, formando um imenso tapete de luz. E sorrindo, modestamente falou:
         -- Vou brilhar de novo, minhas irmãs.
        E a estrelinha brilhou e até hoje brilha pequenininha, na imensidão do céu escuro alegremente.
                                                                            Autor desconhecido.
                                                                  Publicado por Acessaber.
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “Estrelíssima”.

02 – Quem são os personagens do texto?
      Os personagens são a Estrelinha, a estrela d’alva, as três Marias, o Sol e o Raio.

03 – Onde se passa a história?
      Esta história se passa no céu.

04 – Quantos parágrafos tem no texto?
      O texto tem 09 parágrafos.

05 – Por que a estrelinha ficou triste?
      Ela ficou triste porque era pequenina.

06 – Por que o sol mandou um raio para falar com a estrelinha?
      Ele mandou o Raio porque, cuidava muito bem de todas as estrelas, e percebeu que a estrelinha estava cada vez mais apagada.

07 – O que o raio falou para a estrelinha?
      Ele falou “O que seria do céu se todas as estrelinhas pensassem assim? O brilho do céu depende da soma de todas as estrelinhas. Todas são importantes. Nenhuma luz pode se apagar do céu. O destino da estrela é brilhar!!!!!!!”.

08 – Quando a estrelinha viu suas irmãs brilhando o que ela decidiu fazer?
      Ela resolveu brilhar de novo.



TEXTO: A COPA DO MUNDO FIFA DE 2014 - COM GABARITO

Texto: A Copa do Mundo FIFA de 2014


        Será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a primeira vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
        [...]
        A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA. Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: A Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola. O Tatu-bola, vencedor da disputa, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 em 16 de setembro de 2012.
        A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG Cearense Associação Caatinga. A Campanha ganhou repercussão nas redes sociais e, em 29 de fevereiro de 2012, um dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes. O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.
        A questão de preservação ambiental, simbolizada no mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010, quando um leopardo (espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakume, foi o mascote da competição.
        A identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado “Brasil 2014”. Uma votação pública foi aberta para a decisão do nome. “AMIJUBI” (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo), “FULECO” (junção de futebol e ecologia) e “ZUZECO” (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes. Com 48% dos 1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no Mundo, “FULECO” foi escolhido como nome oficial do mascote e anunciado em 25 de novembro de 2012. “ZUZECO” obteve 31% e “AMIJUBI” 21% dos votos.
        BOLA.
        Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo site Globo-Esporte. com. Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decidido por votação. A enquete trazia três opções: “Bossa Nova”, “Carnavalesca” e “Brazuca”. O resultado foi anunciado em 02 de setembro num evento organizado e transmitido em rede nacional.
        Brazuca foi o nome escolhido com um percentual de 77,8% enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6% respectivamente. Ao todo, foram computados 1.119.539 votos.

                 Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/copadomundoFIFAde2014.
                                                                                            Acesso em: 18/10/13.
Entendendo o texto:
01 – Qual a importância de um mascote para o campeonato mundial de futebol?
      A importância da mascote, é que ela serve como um talismã. Algo que dá sorte, e ajuda a incentivar a torcida.

02 – O Tatu-bola concorreu ao título de mascote com outros possíveis símbolos do Brasil. Cite quais são.
      Disputou com: A Arara, O Saci-Pererê e A Onça Pintada.

03 – “A campanha ganhou repercussão nas redes sociais.” O que é uma campanha? Procure no dicionário outros significados para a palavra repercussão e se alguma pode substituí-la no texto sem a perda do sentido.
      Campanha, é um meio de divulgação, propaganda e promoção de qualquer tipo de eventos.
      Repercussão: consequência, influência, de repercutir, de refletir, de reproduzir som ou luz.

04 – A ONG Cearense Associação Caatinga foi quem indicou o Tatu-bola para a candidatura a mascote. Quais foram os argumentos utilizados pela ONG (Organização não governamental) para defender essa candidatura?
      Por ser uma espécie endêmica, e está ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

05 – Você escolheria o Tatu-bola? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – O nome FULECO (junção de futebol e ecologia) foi escolhido para batizar oficialmente o mascote da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Qual a sua opinião sobre este nome?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – A bola da competição também tem um nome: BRAZUCA. Você gostou desta escolha?
      Resposta pessoal do aluno.