segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

TEXTO: USAR PIERCINGS E TATUAGENS - "NÃO" - HAYLTON SANTOS - COM GABARITO

 Texto: Usar piercings e tatuagens – “Não"

              Haylton Santos

        O uso do piercing me passa a ideia do “ter que ter”, do ter que usar “porque minha tribo está usando”. Algo como a caneta Montblanc para os executivos.

        Mesmo pensando na questão por um ângulo puramente estético, o piercing não me agrada. Eu ainda prefiro, por exemplo, os inúmeros aros no pescoço das africanas, ou os ossos e argolas dos poucos índios que nos restam. Além de me parecerem mais consistentes em sua beleza particular, tais enfeites têm significado cultural que ultrapassa uma fase de vida.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh2c64IdHkP659YTe9U8wHrg0F_2_POgQaHVljRb6VUnX0iLYx9SSsCQjmSXJEVw_k0HRb6L3v4EUSTXG_YwtLzDbGhxYIeVjotapBFeHdOU4VY8r0uDeGRbBCFMOzZgLM7ZDMv7B9ZY_oCoOQ7j-sEQseFlRYtX4lcRekrPyw1cIBhVf8vpGEwvqDF5A/s320/z1-1.jpg


        Sabemos que as nossas tribos adolescentes não duram mais que alguns anos e que cada indivíduo deverá se inserir em muitas outras “tribos” ao longo de sua vida. As cicatrizes permanentes que os fetiches adolescentes dos últimos tempos têm acarretado (tatuagens, piercings ou cicatrizações) aumentam a responsabilidade dos adultos, no sentido de reforçar no jovem a informação e o compromisso consciente com suas escolhas, além do imediato e dos modismos, mesmo que seja um simples piercing (simples mesmo?). Tais escolhas passam também pelas questões relativas à saúde, hoje cada vez mais entendida como um valor cultural. Também me parece que, além de deixar uma marca indelével, o piercing – dependendo do lugar em que for colocado – não é propriamente higiênico.

        Alguns entendem o uso de enfeites perfurando o corpo como manifestação do antagonismo próprio do adolescente, questionamento ou crítica à sociedade, ou tentativa de chocar. Para mim, isso carece de solidez: tem mais jeito de regras e normas, ou apego exagerado ao modismo. O espírito transformador e crítico é a colaboração mais rica que a juventude tem para dar à sociedade. Sociedade que pede, hoje, atitudes prioritárias em relação à AIDS, às drogas e à responsabilidade social, por parte de jovens mais autônomos e mais conscientes.

        Afinal... eu não gostaria que minhas filhas usassem piercings, porque é um símbolo que definitivamente não me atrai. Mas como essa é uma opinião pessoal, se alguma delas insistir em pendurá-los pelo corpo, eu de minha parte vou continuar usando minha caneta Bic, ou outra qualquer que estiver à mão.

Haylton Santos. Revista Pais e Filhos. Pais&Teens, nº 3.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, Vol. Único. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. Ensino Médio, 1ª ed. 4ª reimpressão – São Paulo: ed. Atual, 2003. p. 136-137.

Entendendo o texto:

01 – Qual é a principal crítica do autor em relação ao uso de piercings?

      O autor critica a ideia de que o uso de piercings se tornou uma moda passageira, como um "ter que ter" imposto por tribos adolescentes, sem significado cultural duradouro como os adornos de culturas tradicionais africanas e indígenas.

02 – Que preocupações o autor levanta sobre as escolhas de piercings e tatuagens entre adolescentes?

      O autor se preocupa com a falta de informação e compromisso consciente dos jovens ao fazerem escolhas permanentes como tatuagens e piercings, além das questões de higiene e saúde relacionadas, já que tais escolhas podem ter consequências negativas a longo prazo.

03 – Qual é a visão do autor sobre a alegação de que piercings e tatuagens são formas de expressão e antagonismo adolescente?

      O autor discorda dessa visão, argumentando que tais práticas são mais ligadas ao modismo do que a um real espírito crítico e transformador, que ele considera mais valioso para a sociedade.

04 – O que o autor prioriza como atitudes mais importantes para os jovens na sociedade atual?

      O autor prioriza atitudes de maior responsabilidade social, como a conscientização sobre AIDS, drogas e a necessidade de ações que contribuam para o bem-estar da comunidade.

05 – Qual é a opinião pessoal do autor sobre o uso de piercings por suas filhas?

      O autor expressa que não gostaria que suas filhas usassem piercings, pois não se sente atraído por esse símbolo. No entanto, reconhece que é uma opinião pessoal e que respeitará a decisão delas caso insistam em usar piercings, demonstrando que sua preocupação é com a conscientização e não com a imposição.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário