quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

SONETO: AS ESTRELAS - CRUZ E SOUSA - COM GABARITO

 Soneto: As Estrelas

             Cruz e Sousa

Lá, nas celestes regiões distantes,
No fundo melancólico da Esfera,
Nos caminhos da eterna Primavera
Do amor, eis as estrelas palpitantes.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVovmgqFIdj7WbYcMzJPB067OBjEzzV4rCxcwws5H8Kaqe8Uut6dmBVC6TTlNLL3kMsnys0pVW-UcB-bVb2MwCgV5dY1FMa4V11AZnkm-0zup0HTE0pCRZBQJX70wm7dV-S5kQpiGemo086v1WeuKyyxhZWjzfSBS3fRU1HtcqwR4ufbZWVU83-VHYgn0/s320/ESTRELAS.jpeg


Quantos mistérios andarão errantes,
Quantas almas em busca da Quimera,
Lá, das estrelas nessa paz austera
Soluçarão, nos altos céus radiantes.

Finas flores de pérolas e prata,
Das estrelas serenas se desata
Toda a caudal das ilusões insanas.

Quem sabe, pelos tempos esquecidos,
Se as estrelas não são os ais perdidos
Das primitivas legiões humanas?!

CRUZ E SOUSA, J. Poesias completas. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1965, p. 75.

Fonte: livro Português: Língua e Cultura – Carlos Alberto Faraco – vol. único – Ensino Médio – 1ª edição – Base Editora – Curitiba, 2003. p. 477.

Entendendo o soneto:

01 – Qual é o tema central do soneto "As Estrelas"?

      O tema central do soneto é a contemplação das estrelas e a reflexão sobre os mistérios que elas representam. Cruz e Sousa explora a vastidão do universo e a pequenez do ser humano diante da imensidão cósmica, utilizando as estrelas como símbolos de mistério, beleza e eternidade.

02 – Que imagens poéticas são utilizadas para descrever as estrelas?

      O poeta utiliza diversas imagens poéticas para descrever as estrelas, como "celestes regiões distantes", "fundo melancólico da Esfera", "caminhos da eterna Primavera do amor", "flores de pérolas e prata" e "ais perdidos das primitivas legiões humanas". Essas imagens evocam a beleza, o mistério, a distância e a eternidade das estrelas, além de sugerir uma conexão entre elas e a história da humanidade.

03 – Quais são os sentimentos expressos no soneto em relação às estrelas?

      O soneto expressa uma mistura de sentimento em relação às estrelas, incluindo admiração, mistério, melancolia e curiosidade. O poeta se maravilha com a beleza e a vastidão do universo, mas também se sente diante da imensidão cósmica. Há também um sentimento de melancolia ao contemplar a distância entre a Terra e as estrelas, e uma curiosidade sobre os mistérios que elas guardam.

04 – Que reflexões são propostas no soneto sobre a existência humana?

      O soneto propõe reflexões sobre a natureza da existência humana, a busca pela felicidade e o mistério da vida e da morte. As estrelas, com sua beleza e eternidade, contrastam com a brevidade da vida humana e a busca por "Quimeras". O poeta sugere que as estrelas podem ser os "ais perdidos" das gerações passadas, conectando o presente com o passado e levantando questões sobre o sentido da vida.

05 – Como o soneto "As Estrelas" se relaciona com o Simbolismo?

      O soneto "As Estrelas" apresenta características típicas do Simbolismo, como a ênfase no mistério, na subjetividade e na transcendência. As estrelas são utilizadas como símbolos de algo maior e mais profundo, representando o desconhecido e o inefável. A linguagem utilizada é rica em metáforas e sugestões, buscando evocar sentimentos e ideias que vão além do plano racional. Há também uma musicalidade presente no ritmo e na sonoridade do poema, característica marcante da poesia simbolista.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário