quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

TEXTO: TEATRO E ESCOLA - O PAPEL DE EDUCAR - CILEY CLETO - COM GABARITO

 Texto: TEATRO E ESCOLA – O PAPEL DE EDUCAR

        Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades completamente diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente “sérios”, o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina. 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglKk1kfG1dIVhWEL5oliVDVLQERf20msRffuXEnUAhd5of6HkL4nd9CMIWZUpoYma5xjo3TVqQbKH6ISSe_u30dHm4FiK_DaCUPI7r0c1UsIoP4_cwpYj47J0VMfblfcvvkbnREnC5VE-WNFSent08YmOc3P1LFwX1gTa8oUpAghMbdweAOrEQl7Jr-cA/s1600/TEATRO.jpg 


        O teatro grego apresentava uma função eminentemente pedagógica. Com suas tragédias, Sófocles e Eurípedes não visavam apenas à diversão da plateia, mas também e, sobretudo, pôr em discussão certos temas que dividiam a opinião pública naquele momento de transformação da sociedade grega. Poderia um filho desposar a própria mãe, depois de ter assassinado o pai de forma involuntária (tema de Édipo rei)? Poderia uma mãe assassinar os filhos e depois matar-se por causa de um relacionamento amoroso (tema de Medeia e ainda atual, como comprova o caso da cruel mãe americana que, há alguns anos, jogou os filhos no lago para poder namorar mais livremente)? 

        Naquela sociedade, que vivia a transição dos valores míticos, baseados na tradição religiosa, para os valores da polis, isto é, aqueles resultantes da formação do Estado e suas leis, o teatro cumpria um papel político e pedagógico, à medida que punha em xeque e em choque essas duas ordens de valores e apontava novos caminhos para a civilização grega. “Ir ao teatro”, para os gregos, não era apenas diversão, mas uma forma de refletir sobre o destino da própria comunidade em que se vivia, bem como sobre valores coletivos e individuais. 

        Deixando de lado as diferenças obviamente existentes em torno dos gêneros teatrais (tragédia, comédia, drama), em que o teatro grego, quanto a suas intenções, diferia do teatro moderno? Para Bertolt Brecht, por exemplo, um dos mais significativos dramaturgos modernos, a função do teatro era, antes de tudo, divertir. Apesar disso, suas peças tiveram um papel essencialmente pedagógico, voltadas para a conscientização de trabalhadores e para a resistência política na Alemanha nazista dos anos 30 do século XX.

        O teatro, ao apresentar situações de nossa própria vida – sejam elas engraçadas, trágicas, políticas, sentimentais, etc. –, põe o homem a nu, diante de si mesmo e de seu destino. Talvez na instantaneidade e na fugacidade do teatro resida todo o encanto e sua magia: a cada representação, a vida humana é recontada e exaltada. O teatro ensina, o teatro é escola. É uma forma de vida de ficção que ilumina com seus holofotes a vida real, muito além dos palcos e dos camarins. 

        Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano. 

        Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! 

Ciley Cleto, professora de Língua Portuguesa, em São Paulo. Disponível: IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Coordenadoria Geral de Seleção e Concursos vestibular 2011.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, Vol. Único. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. Ensino Médio, 1ª ed. 4ª reimpressão – São Paulo: ed. Atual, 2003. p. 445-446.

Entendendo o texto:

01 – Qual é a aparente contradição entre teatro e escola apontada no texto?

      O texto aponta que teatro e escola parecem ser espaços distintos, com atividades diferentes. A escola é vista como um ambiente fechado com assuntos "sérios", enquanto o teatro é associado a lazer e diversão.

02 – Qual é a origem da ligação entre teatro e escola, segundo o texto?

      O texto afirma que a ligação entre teatro e escola remonta à Grécia antiga, onde o teatro tinha uma função pedagógica importante.

03 – Qual era a função do teatro na Grécia antiga?

      O teatro grego não servia apenas para diversão, mas também para discutir temas que dividiam a opinião pública e questionar valores da sociedade em transformação. Era uma forma de reflexão sobre o destino da comunidade e os valores coletivos e individuais.

04 – Qual é a diferença entre o teatro grego e o teatro moderno em relação às suas intenções?

      O teatro grego, especialmente a tragédia, tinha uma intenção pedagógica e política, enquanto o teatro moderno, como o de Bertolt Brecht, pode ter como objetivo principal o entretenimento. No entanto, mesmo buscando divertir, o teatro moderno pode ter um papel pedagógico, como o teatro de Brecht, que visava à conscientização política.

05 – Qual é a principal característica do teatro que o torna uma forma alternativa de ensino e aprendizagem?

      O teatro tem a capacidade de apresentar situações da vida real de forma ficcional, o que permite ao espectador se colocar diante de si mesmo e refletir sobre seu destino. A experiência teatral é única e efêmera, mas pode ter um impacto duradouro na vida das pessoas.

06 – O que a escola pode aprender com o teatro, segundo o texto?

      A escola pode aprender com o teatro a tornar o ensino mais envolvente e interessante, utilizando recursos como cenários, figurinos, música, iluminação e textos bem elaborados. O teatro pode servir de inspiração para criar aulas mais dinâmicas e participativas.

07 – Qual é a mensagem final do texto sobre a relação entre teatro e escola?

      O texto conclui que teatro e escola são espaços que se complementam na formação do ser humano. O teatro é uma forma de ensino e aprendizagem alternativa que pode enriquecer a experiência escolar e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

 

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