terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

PEÇA TEATRAL: GOTA D'ÁGUA - (FRAGMENTO) - CHICO BUARQUE E PAULO PONTES - COM GABARITO

 Peça teatral: Gota d’Água – Fragmento  

                       Chico Buarque e Paulo Pontes

        [...]

        JOANA — Cê lembra de mim, Jasão?

                          Ainda lembra?...

        JASÃO — O que é que eu falei?...

        JOANA — Lembra, não.

                          Cê gosta da filha do Creonte, Jasão?

        JASÃO — Não quero falar nisso agora...

        JOANA — Gosta não.

                          Tá só perturbado, né? Responde pra mim...

        JASÃO — Tava falando, deixa eu continuar, sim?

        JOANA — Responde duma vez, homem, toma coragem.

                          Você gosta mesmo da moça?...

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB1lV43gIzBzTyYy63uusI69ARR_5XOtvgrAT871ftwI0m6GnOguE6ZulkhfLzZXjK-rJLlN2RT5gTrt3w42Z3KfdlgBSWyy-5kP29-998lLdjEksCoNOQbvodVOaULkaqdFsVJaadPThS8rLP3WfV5VRALkmYgCwvPcGiJIr4W02xMmrHkhbCYMd-BPY/s320/GOTA.jpg 


        JASÃO — (Gritando:)

                          Mulher, para,

                          deixa eu falar... (Tempo.) Você sabe...

                          eu não tenho cara pra chutar vocês pra córner...

                          É sacanagem 

                          que eu não vou fazer. Mas também veja o meu lado.

                          Cedo ou tarde a gente ia ter que separar.

                          Quando eu te conheci, tava pra completar 

                          vinte anos, não foi? Eu nem tinha completado 

                          Você tinha trinta e quatro mas era bem 

                          conservada, a carroceria, bom molejo 

                          e a bateria carregada de desejo.

                          Então não queria saber de idade, e nem 

                          quero saber, por que pra mim quem gosta gosta

                          e o amor não vê documento nem certidão.

                          Só que dez anos se passaram desde então 

                          e a diferença, que mal nem se via, a bosta 

                          do tempo só fez aumentar. Vou completar 

                          trinta e você tá com quarenta e quatro, agora.

                          É claro que, daqui pra frente, cada hora 

                          do dia só vai servir pra nos separar.

                          E quando eu estiver apenas com quarenta 

                          e cinco anos, na força do homem, seguro 

                          de mim, vendendo saúde, moço e maduro;

                          você vai ter seus cinquenta e nove, sessenta,

                          exausta, do reumatismo, da menopausa, 

                          da vida. E vai controlar ciúme, rancor, 

                          vai aguentar a dor de corno, o mau humor? 

                          Ou quer que eu também fique velho, só por causa

                          da tua velhice?... Acho melhor procurar

                          uma pessoa na mesma faixa de idade... 

                          Quero dizer...

                          JOANA — Jasão, pega a tua mocidade

                          e enfia...

                          [...]

CÍRCULO DO LIVRO S.A. Caixa postal 7413 São Paulo, Brasil.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, Vol. Único. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. Ensino Médio, 1ª ed. 4ª reimpressão – São Paulo: ed. Atual, 2003. p. 36-37.

Entendendo a peça teatral:

01 – Qual é o tema central do diálogo apresentado no fragmento?

      O fragmento gira em torno do término do relacionamento entre Joana e Jasão. Jasão busca justificar sua decisão de se separar, enquanto Joana tenta fazê-lo confessar que está interessado em outra mulher, a filha de Creonte.

02 – Qual é a principal alegação de Jasão para justificar a separação?

      Jasão alega que a diferença de idade entre eles se tornou um problema com o passar dos anos. Ele argumenta que Joana está envelhecendo e que ele, por sua vez, ainda está na juventude e precisa seguir em frente com sua vida.

03 – Como Joana reage às justificativas de Jasão?

      Joana demonstra indignação e desprezo pelas justificativas de Jasão. Ela o acusa de ser hipócrita e de usar a diferença de idade como desculpa para se afastar dela.

04 – Qual é a importância da personagem Creonte na trama?

      Creonte é o pai da nova mulher que Jasão deseja. Sua importância reside no fato de que ele representa a possibilidade de ascensão social para Jasão, já que o casamento com a filha de Creonte lhe traria benefícios e poder.

05 – Qual é o tom geral do diálogo entre Joana e Jasão?

      O diálogo é marcado por tensão, acusações e mágoa. Joana se sente traída e abandonada, enquanto Jasão tenta se justificar de forma racional, mas demonstra insensibilidade e falta de empatia com os sentimentos de Joana.

 

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