segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: CONCEITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Conceito de família no século XXI

TEXTO I

Se Estatuto da Família for aprovado, STF o declarará inconstitucional

Circulou na imprensa a notícia de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criou no dia 10 de fevereiro, uma comissão especial para acelerar um projeto que reconhece como família apenas os núcleos sociais formados pela união de um homem e de uma mulher. É o Estatuto da Família de autoria do Deputado Anderson Ferreira (PR-PE).

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvffbgQi4SjldCKPJBvr5QKsZFzi87bgzzmpIEmLxWu2ba6uxoGl8tOjFUsndwLAy6gNcg03WQ_txFmNliIL0aJS33WM0ql4AurEzRohdubQX_Sr08ipWDt_LhrlD0yyyRztWcgg00S8C9i_iSp104-B2k-17NoGHtOJEtcxbgkZkvYzFm0QglixwWObI/s1600/FAMILIA.jpg


O projeto, em seu artigo 2º, afirma que “define-se entidade familiar como núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”(…)

Há no discurso uma clara visão utilitarista: a família de pessoas do mesmo sexo não cumpre sua função última, “ser base da sociedade”. Haveria duas famílias: as úteis e as inúteis para a base da sociedade. É argumento que já legitimou atrocidades em passado não tão remoto.

TEXTO II

Novas configurações de família trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores

As configurações formadas por recasamentos, uniões homoafetivas, paternidade ou maternidade socioafetivas convivem com o modelo tradicional familiar

(…)As famílias heterosssexuais também constroem ou reconstroem arranjos que fogem ao tradicional. A maior vantagem de toda essa mistura é, sem dúvida, o exercício da tolerância mútua, que deverá desaguar na ampliação da aceitação da diversidade na sociedade. “Os coleguinhas da escola passam a aceitar composições familiares diferentes das suas”, diz a psicanalista e pedagoga Cristina Silveira. Para ela, as dificuldades apresentadas por uma criança que é fruto de um casal heterossexual são parecidas com aquelas que vêm de um lar homoafetivo. “O importante mesmo é o amor. A formação de famílias diferentes das tradicionais e de lares homoafetivos são uma realidade e isso faz muito tempo. As pessoas estão dando um jeito de se adequar”, afirma.

Em qualquer caso, porém, se por um lado a nova realidade aumenta a tolerância com as diferenças e estimula a convivência com a diversidade, formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio. “Com as novas configurações familiares, passam a existir uma multiplicidade de amores, de diversidade de comandos, de autoridade e de regras. Tudo isso cria novos problemas”, avisa a psicoterapeuta de família Cláudia Prates.

TEXTO III

Quem é a sua família? Se ela não segue os moldes tradicionais, ela pode ser considerada menos válida? Parece óbvio que a resposta é não. Entretanto, principalmente no caso de composições envolvendo casais homossexuais e praticantes do poliamor, a resposta para essa pergunta não raro vem com um “sim”, recheado de preconceito e desinformação. Também respondem dessa forma alguns parlamentares em Brasília.                                           

http://www.imaginie.com/temas/conceito-de-familia-no-seculo-xxi/

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

a-(  V   ) Percebe-se no Texto I  um discurso que critica o Estatuto da Família proposto pela Câmara dos Deputados, pois nesse estatuto seria considerada família apenas “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”

b-( F  ) Percebe-se no Texto I que o Estatuto da Família proposto para aprovação na Câmara dos deputados reconhece que a união de pessoas do mesmo sexo também seria um tipo de família aceito

c-( V  ) Percebe-se no Texto II um discurso que defende conviver com uma diversidade de organizações familiares (heterossexuais, homoafetivas, socioafetivas)

d-( V ) Percebe-se no Texto II um discurso de que famílias não tradicionais e homoafetivas já são realidades que existem há muito tempo

e-( F ) Percebe-se no Texto II um discurso de que formar famílias equilibradas é muito fácil, não importa sua organização, tradicional ou não

f-(  V  ) Percebe-se no Texto III um discurso que adverte que famílias homossexuais ou praticantes de poliamor sofrem preconceito

02-Qual a tese defendida no Texto I?

a- Concordar com o Estatuto da Família defendido pela Câmara dos Deputados;

b- Defender que a família é o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável;

c- Defender que o Estatuto da Família proposto para aprovação na Câmara dos Deputados é preconceituoso, pois exclui as organizações não tradicionais de família

03-Qual a tese defendida no Texto III?

a-   Defender que as famílias não tradicionais são menos válidas;

b-Denunciar o preconceito que ainda existe contra as famílias consideradas não tradicionais (as homoafetivas e as praticantes de poliamor);

     c-Defender que famílias tradicionais já aceitam harmoniosamente a existência de famílias não tradicionais

04-No trecho extraído do Texto I “Há no discurso uma clara visão utilitarista: a família de pessoas do mesmo sexo não cumpre sua função última, “ser base da sociedade”. Haveria duas famílias: as úteis e as inúteis para a base da sociedade. É argumento que já legitimou atrocidades em passado não tão remoto.”, o autor está:

a-concordando com o argumento de que existem famílias úteis e inúteis;

b- concordando com o argumento que discrimina a família de pessoas do mesmo sexo;

c- criticando e discordando do argumento que discrimina a família de pessoas do mesmo sexo.

05-O argumento extraído do Texto II “Os coleguinhas da escola passam a aceitar composições familiares diferentes das suas”, diz a psicanalista e pedagoga Cristina Silveira.” foi usado:  

a- para incentivar a aceitação de vários tipos de família;

b- para recusar os vários tipos de família;

c- para reclamar das dificuldades de conviver com vários tipos de família.

06-Ao escolher o título “Conceito de família no século XXI” e não outro título qualquer, o site:

a- demonstra que os conceitos de família mudam com o passar do tempo;

b- problematiza conceitos atuais de família;

c- procura atrair o leitor da época atual;

d- todas as respostas anteriores estão corretas.

07-No trecho do TEXTO II Com as novas configurações familiares, passam a existir uma multiplicidade de amores, de diversidade de comandos, de autoridade e de regras. Tudo isso cria novos problemas”, o autor:

 a- enriqueceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicanalista e pedagoga Cristina Silveira;

b- enriqueceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicoterapeuta de família Cláudia Prates;

c- empobreceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicanalista e pedagoga Cristina Silveira;

d- empobreceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicoterapeuta de família Cláudia Prates;

08-Qual o tema central debatido nos três textos-discursos acima?

a- o conceito de família tradicional;

b- o conceito de família não tradicional;      

c- os vários conceitos de família que existem no século XXI.

09-A quem se referem as palavras sublinhadas no TEXTO II?

As palavras sublinhadas no Texto II se referem a diferentes configurações familiares, como as formadas por recasamentos, uniões homoafetivas, paternidade ou maternidade socioafetivas.

10-Diante da variedade de conceitos de família existentes no mundo atual, percebemos que preconceitos em relação às diversas formas de famílias não é o comportamento mais adequado para convivermos de forma tolerante e fraterna em pleno Século XXI. Assim, sabendo-se que dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, a proposta é que você, a partir das reflexões aqui realizadas, produza um texto-discurso valorizando, sem medo de ser feliz, o tipo de família no qual você se insere. Pode ser um poema, artigo de opinião, declaração de amor à sua família ou outros. O importante é não ficar calado. Os textos serão divulgados na escola, no dia Internacional da Família, e também alguns serão selecionados para o Blog www.vozestudantilteotoniovilela.wordpress.com

Resposta pessoal.

 

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