segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: A CHANTAGEM EMOCIONAL - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: A chantagem emocional

A chantagem emocional pode acontecer tanto na amizade quanto no âmbito familiar ou num relacionamento. O objetivo de um chantagista é conseguir manipular a outra pessoa e transformá-la em alguém que satisfaz os seus desejos. Às vezes, ela pode ser realizada de maneira tão sutil que o outro pode nem se dar conta de que está sendo manipulado.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifrVOQ1fnEWXNj8X1iAlvKIvGK2CV204gW5q6b5UsICN3gc31uF_0ZLsG9Hr0MclSwea7JmX-NRfEiRVuseScOgZBNyrU02oKLAGn1cgykSdRkKJEAAuVJ3uwdFqkMrewBm7c_yPph2RhfVAZsnHuonFBGkTH2dJiN-VLI8wVGg03PE_XRN_kcHea5iU8/s320/chantagem-emocional.jpg

Embora pareça mentira, uma pessoa que recorre à chantagem emocional é alguém inseguro e fraco. Precisa recorrer à chantagem para alcançar seus objetivos, já que não se vê capaz de conseguir as coisas de maneira saudável, ainda que aparente ser uma pessoa muito segura.

A seguir, apresentamos algumas maneiras de chantagear e como fazer para não cair nesse tipo de manipulação.

1. Chantagem emocional por pressão ou ameaça

Este tipo de manipulação consiste em exercer pressão sobre outra pessoa, de tal maneira que a liberdade lhe é limitada. Se ela não fizer o que lhe é solicitado, há um castigo ou uma grande chateação posterior. O sentimento apresentado pela vítima diante dessa manipulação é o medo.

A típica frase dita pelos pais a seus filhos pequenos, “Se fizer isso de novo, vai ficar de castigo”, ou de alguém que diz a seu parceiro, “Se fizer isso outra vez, acabou tudo!”, são frases radicais nas quais, caso a ordem não seja acatada, haverá uma consequência posterior.

Como podemos nos defender deste tipo de chantagem emocional? Fazendo o chantagista ver que ele não é capaz de nos causar medo. Uma ameaça ou pressão sempre busca gerar medo e, assim, a vítima acaba obedecendo. No entanto, se não houver medo ou se fizermos a pessoa achar que não estamos sentindo medo, desmontamos a manipulação.

A resposta para uma ameaça do tipo “Se fizer isso outra vez, acabou tudo” poderia ser “Sou livre para fazer o que eu quiser e se isso faz você querer me deixar, não posso fazer nada!”. O importante é fazer a pessoa ver que, em vez de aceitar a ameaça ou o castigo, somos capazes de enfrentá-lo, e nem por isso vamos mudar nossas ações.

2. Chantagem emocional que cria culpa

Consiste em criar um sentimento de culpa na vítima, fazendo-a acreditar ser uma má pessoa caso não obedeça. Frases como “Se você faz isso, é porque já não gosta de mim”, “Depois de tudo o que fiz por você, é assim que você me paga?”, “Se você me deixar, vou adoecer e não poderei suportar”, “Você me desapontou, pensei que você era uma boa pessoa”.

O que se busca com qualquer dessas frases é que o outro se sinta mal e culpado. Dessa maneira, a vítima poderia ser manipulada e consentiria em satisfazer o outro para não ficar “mal na fita”.

Como parar este tipo de chantagem emocional? Fazendo o chantagista ver que não nos sentimos más pessoas nem pensamos ser culpados das consequências que o cumprimento de tais ordens poderiam trazer.

Há casos extremos, como o da pessoa que diz “Se você me deixar, não quero mais viver”. Esse seria o exemplo mais delicado, pois não sentir culpa num caso como este é complicado, já que nos sentiríamos responsáveis pela saúde do outro. No entanto, a realidade é que cada pessoa é dona de sua própria vida e nós devemos viver em liberdade; não podemos estar presos a alguém por pena nem por culpa, pois, afinal, a vítima seria a pessoa manipulada e sofrendo pela chantagem emocional.

3. Promessas positivas e presentes

Outro tipo de chantagem mais escondida, que nem mesmo parece uma chantagem, é a promessa de algo muito positivo caso realizemos os desejos do outro. Somos premiados ou presenteados com algo que desejamos muito, caso façamos o solicitado pelo chantagista.

Os pais costumam fazer isso com seus filhos, “Se você passar de ano, vou te dar uma bicicleta”, “Se você for visitar sua avó, compro doce pra você”. Se uma criança deseja muito uma coisa, é normal que ela faça o possível para conseguir o que quer.

Esse caso é positivo porque a ordem que os pais dão é positiva para a criança, mas há outros casos em que a ordem tenta enganar a vítima, como, por exemplo, o caso de uma pessoa apaixonada que quer conquistar uma moça com problemas financeiros. O chantagista oferece algumas recompensas que sabe que convenceriam a vítima a sair com ele.

Possivelmente, conseguiria conquistá-la ao solucionar seus problemas, mas, ao final, ao perceber que seus problemas foram solucionados, a vítima perceberia que foi comprada e manipulada, já que, em momentos de desespero, a razão cai a 50%.

Outra forma parecida de chantagear é lembrar alguém dos presentes dados e das quantias que deve, como, “Você se lembra dos presentes que te dei? ,” Lembra daquilo que paguei para você? ”, é como dizer, de maneira sutil, “Te dei muitas coisas materiais e, por isso, você deve me obedecer.”

Como não ceder a este tipo de manipulação? Lembrando o chantagista que cada pessoa é livre para pagar ou presentear o que quiser e nem por isso somos obrigados a devolver o favor.

Sempre, em qualquer tipo de relação, seja em uma amizade ou em um relacionamento amoroso, devemos estar à mesma altura do outro. Trata-se de uma troca, deve ser recíproco; no momento em que alguém quer ocupar outra posição, soa o alarme. Ainda que alguém esteja passando por problemas, uma pessoa saudável ajuda de uma maneira dentro da normalidade, mas se alguém aproveitar para se colocar em uma posição de “herói” e deixar o outro como “vítima que precisa ser salva”, podemos acabar entrando em uma zona de manipulação.

In: https://amenteemaravilhosa.com.br/a-chantagem-emocional/

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e ( F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

a-( V ) Percebe-se o discurso de que o chantagista manipula a vítima para conseguir realizar os seus desejos

b-( F ) Percebe-se o discurso de que o chantagista é uma pessoa muito forte e segura de si

c-( V ) Percebe-se o discurso de que a vítima sente medo das pressões feitas pelo chantagista

d-( V ) Percebe-se  que o discurso da chantagem é uma frase que ameaça o chantageado de que perderá alguma coisa ou sofrerá alguma dor caso não cumpra a vontade do chantagista

e-( F ) Percebe-se o discurso de que demonstrar medo é o jeito correto de enfrentar o chantagista

f-( V )Percebe-se o discurso de que existe chantagem que atua fazendo o chantageado se sentir culpado de algo que ele não tem culpa

g-( V ) Percebe-se o discurso de que alguns chantagistas ameaçam se matar para o chantageado ficar com pena deles e satisfazer as suas vontades

h-( V ) Percebe-se o discurso de que alguns chantagistas fazem promessas positivas no intuito de fazer o chantageado cumprir suas vontades

i-( V ) Percebe-se o discurso de que para enfrentar o chantagista que oferece presentes em troca de algo, é preciso demonstrar que ninguém é obrigado a devolver favor alguém

02-Qual a tese defendida nesse texto-discurso?

a-   é impossível enfrentar um chantagista emocional;

b-   mostrar como funciona a chantagem emocional;

c-   ensinar o que pode ser feito para enfrentar as manipulações de um chantagista emocional

03-Chantagem emocional se faz através da LINGUAGEM. Extraia do artigo lido oito exemplos de argumentos que funcionam como chantagens emocionais.

01. "Se você fizer isso de novo, vai ficar de castigo."

02. "Se você me deixar, vou me matar."

03. "Depois de tudo o que fiz por você, é assim que você me paga?"

04. "Se você não fizer isso, acabou tudo!"

05. "Você me desapontou, pensei que você era uma boa pessoa."

06. "Se você me deixar, vou adoecer e não poderei suportar."

07. "Se você passar de ano, vou te dar uma bicicleta."

08. "Lembra dos presentes que te dei?"

04-Extraia do texto-discurso três argumentos utilizados para enfrentar os vários tipos de chantagem emocional.

      Demonstrar que não se tem medo das ameaças.

      Mostrar que não se sente culpado.

      Lembrar que cada um é livre para fazer suas escolhas.

05-Conte um exemplo de chantagem emocional que você já sofreu ou que você sabe que alguém sofreu.

       Resposta pessoal.

06-No argumento chantagista: “Se você passar de ano, vou te dar uma bicicleta”, a conjunção grifada:

    a- estabelece uma condição para dar a bicicleta;

    b- marca o tempo em que vai ser dada a bicicleta;

    c- relata o lugar em que vai ser dada a bicicleta;

    d-indica o modo como vai ser dada a bicicleta.

 

07-No argumento chantagista: “Se você me deixar, não quero mais viver”, a conjunção grifada:

    a- marca o tempo em que o chantagista vai suicidar;

    b- estabelece a condição em que o chantagista poderá suicidar;

    c-indica o modo como o chantagista vai suicidar; 

    d-explica porque o chantagista irá suicidar.

08-No trecho: “há outros casos em que a ordem tenta enganar a vítima, como, por exemplo, o caso de uma pessoa apaixonada que quer conquistar uma moça com problemas financeiros. O chantagista oferece algumas recompensas que sabe que convenceriam a vítima a sair com ele.”, por que se trata de um exemplo chantagem emocional?

É chantagem porque a pessoa está oferecendo benefícios materiais (recompensas) em troca de um favor (conquistar a moça), explorando sua vulnerabilidade financeira.

09-Produza um texto, mostrando sua opinião sobre os vários tipos de chantagem emocional.

Sugestão para abordar:

A chantagem emocional é uma forma de abuso psicológico que pode causar danos profundos nas relações.

É importante identificar as táticas de manipulação para se proteger e ajudar outras pessoas a se libertarem desse ciclo.

A educação sobre o tema é fundamental para prevenir e combater a chantagem emocional.

Ao aprender a identificar e enfrentar a chantagem, podemos construir relacionamentos mais saudáveis e autênticos.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário