segunda-feira, 16 de novembro de 2020

REPORTAGEM: PEDIDOS DE REFÚGIO DE VENEZUELANOS NO BRASIL DOBRARAM EM SEIS MESES - O GLOBO - COM GABARITO

 Reportagem: Pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil dobraram em seis meses

              Entre 2017 e 2018, 127.778 venezuelanos entraram no país pela fronteira terrestre  

        O número de solicitações de refúgio de venezuelanos no Brasil aumentou de 17.865 para 35.540 no primeiro semestre de 2018, o que representa um crescimento de 98%, segundo cifras oficiais divulgadas nesta segunda-feira (16).

        No total, 56.740 venezuelanos buscaram formas de legalizar a sua situação no Brasil. Além dos pedidos de refúgio, outros 11.100 solicitaram residência temporária, enquanto 10.100 agendaram um encontro para se regularizar ante a Polícia Federal, encarregada dos trâmites migratórios.

        Estima-se que nos dois últimos anos 1,5 milhão de venezuelanos tenham abandonado o seu país, afundado em uma crise política e econômica, agravada pela falta de serviços básicos, de alimentos e remédios, e dos altos índices de violência e inflação.

        Os números de Brasília apontam que entre 2017 e 2018, 127.778 venezuelanos entraram no país pela fronteira terrestre. Do total, 68.968 pessoas foram para outros países, a maioria por estradas.

        O explosivo aumento da migração venezuelana gerou uma situação delicada em Roraima, estado fronteiriço no norte do país. Apesar do fluxo ter começado a crescer em 2015, foi apenas neste ano que Brasília designou uma força-tarefa integrada pelas Forças Armadas e por representantes do Executivo para lidar com a situação.

        Mais de 4.000 venezuelanos vivem em nove abrigos distribuídos entre Boa Vista, capital do estado, e Pacaraima, pequena cidade fronteiriça.

        Outros 690 foram levados para diferentes cidades do Brasil como parte de um programa para desocupar Boa Vista e Pacaraima, onde calcula-se que haja 30.000 venezuelanos.

O Globo, Rio de Janeiro, 16 jul. 2018.

Disponível em: https://gIo.bo/2DIlr8y . Acesso em: 28 set_ 2018.

Entendendo a reportagem

01 – Leia o título e subtítulo dessa reportagem.

a)   O que você pensa sobre Brasil receber um número grande de refugiados, especialmente da Venezuela?

Resposta pessoal.

 b)   Como você acha que o governo brasileiro deveria acolher essas pessoas refugiadas que chegam em nosso país?

Resposta pessoal.

 c)   Em sua opinião, por que aumentou tanto o número de refugiados venezuelanos?

Resposta pessoal.

02 – Por que você acha que muitos brasileiros agem com preconceito, discriminação e violência em relação a esses migrantes refugiados?

Resposta pessoal.

03 – Imagine que, em vez de receber pessoas, você fosse refugiado em um país estrangeiro em decorrência de guerras, desastres econômicos ou ambientais. Como você gostaria de ser recebido pelo governo e pelas pessoas?

Resposta pessoal.

04 – Em sua opinião, quais medidas o   Brasil e demais países que têm recebido imigrantes refugiados deveriam tomar?

Resposta pessoal.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário