Poesia: Vício da fala
Oswald de AndradePara dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Disponível
em: Acesso em: 20 set. 2017.
Entendendo a poesia:
01 – A poesia a seguir,
intitulada de “Vício da fala”, de autoria de Oswald de Andrade, é um texto
característico do modernismo brasileiro de primeira fase, cuja característica é
a crítica bem-humorada da cultura e da sociedade brasileira. Com base nisso,
escolha a alternativa que melhor descreve essa crítica trazida pelo texto:
a)
O poeta retrata a realidade dura dos
trabalhadores da construção civil, mas entende que o trabalho manual é muito
lento, por esse motivo eles não conseguem estudar.
b)
O poeta retrata a realidade dura dos
trabalhadores da construção civil, criticando o ensino da língua portuguesa nas
escolas como insuficiente para ensinar o português padrão.
c)
O poeta retrata a realidade dura dos
trabalhadores que constroem as cidades e que, por sua vez, carecem de
oportunidades para uma vida melhor, como a educação, por exemplo.
d)
O poeta retrata uma realidade
social caracterizada pela diferença de classes sociais, já que os trabalhadores
não podem comprar o material para os telhados que eles constroem.
02 – A poesia “Vício da
fala” é um texto do movimento modernista brasileiro, que, em sua primeira fase,
teve seu auge nos anos 20 com a Semana de Arte Moderna de São Paulo, que se
tornou o marco inicial do próprio movimento. Nessa semana, os expoentes da arte
modernista brasileira puderam apresentar seus trabalhos relacionados à arte, à
literatura etc. Considerando-se a crítica trazida pela poesia “Vício da fala” e
as próprias características desse movimento, escolha a alternativa que melhor
resume esse modernismo de primeira fase:
a)
Movimento de encontro de uma identidade
nacional por meio da descrição de paisagens idílicas e tipos humanos brasileiros
apresentados como heróis.
b)
Movimento de vanguarda que procurou
romper com os modelos tradicionais, principalmente europeus, buscando sua própria
identidade artística.
c)
Movimento experimental que valorizou a
mistura de sensações muito mais do que o sentido estrito das imagens e palavras
em relação à realidade.
d)
Movimento que buscou, por meio da arte e da
literatura, reconstruir de forma clara e objetiva os dados da realidade vivida
nos meios urbanos e rurais.
03 – Sobre
o poema de Oswald de Andrade, julgue as seguintes proposições:
I. O
poema de Oswald de Andrade volta-se contra o preconceito linguístico e nos
chama a atenção para a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada
na diferença entre as línguas, nesse caso em uma única língua.
II. O
poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes
incultas que desconhecem o nível formal da língua.
III. Para
ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa
forma, constroem um “telhado”, ou seja, criam novas formas de pronúncia que se
sobressaem, em muitos casos, à norma culta.
IV. A
palavra “vício”, encontrada no título do poema, denota certo preconceito
linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo
presente na fala das pessoas menos esclarecidas.
a)
Todas estão corretas.
b)
I e III estão corretas.
c)
I, III e IV estão corretas.
d)
II e III estão corretas.
04 – No contexto
histórico-cultural do movimento modernista brasileiro, o poema “Vício na fala”
tem como motivação uma importante questão para os seus maiores representantes,
particularmente Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Trata-se de
a) Experimentar
uma estética revolucionária, que seja uma possibilidade para a interpretação da
realidade nacional.
b) Criticar a elite
cultural nacional por reconhecer e reverenciar o valor literário dos erros da
norma linguística não culta.
c) Valorizar a tendência
principal do movimento realista brasileiro: tornar irrelevantes os erros
gramaticais da fala popular.
d) Ironizar a pretensão
literária dos autores pré-modernistas, cujos textos tinham por base os desvios
da norma culta.
05 – Assinale a
alternativa correta sobre a variedade do português utilizado na construção do
poema.
a)
O
texto trata de vícios de linguagem na fala de descendentes de imigrantes
italianos e alemães na Região Sul do Brasil.
b)
O poeta se refere a uma variedade de língua usada
no Brasil pelos escravos, que desapareceu após a abolição da escravatura.
c)
O
autor aborda a pronúncia estereotipada dos brasileiros que moram em regiões de
fronteira e têm contato com a língua espanhola.
d)
O poema apresenta exemplos de variação linguística no português
falado no Brasil, característica de diferentes grupos sociais.
e)
O
poema critica o modo como as pessoas incultas usam a língua portuguesa no
Brasil.
06 – De quem o poeta
está falando?
O poeta refere-se ao
povo (aos trabalhadores) brasileiros.
Que bom
ResponderExcluirOlá. A primeira pergunta sobre "Vício na fala", induz o leitor a crer que o que está qm questão é mesmo a possibilidade de compra ou não de produtos para uma casa e, conhecendo a obra de Oswald (vale a pena ler, recomendo) o que está em jogo é a variação linguística, a independência dos portugueses no quesito norma padrão. Só isso.
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