segunda-feira, 9 de novembro de 2020

POESIA: VÍCIO DA FALA - OSWALD DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poesia: Vício da fala

   Oswald de Andrade

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

Disponível em: Acesso em: 20 set. 2017.


Entendendo a poesia:

01 – A poesia a seguir, intitulada de “Vício da fala”, de autoria de Oswald de Andrade, é um texto característico do modernismo brasileiro de primeira fase, cuja característica é a crítica bem-humorada da cultura e da sociedade brasileira. Com base nisso, escolha a alternativa que melhor descreve essa crítica trazida pelo texto:

a)   O poeta retrata a realidade dura dos trabalhadores da construção civil, mas entende que o trabalho manual é muito lento, por esse motivo eles não conseguem estudar.

b)   O poeta retrata a realidade dura dos trabalhadores da construção civil, criticando o ensino da língua portuguesa nas escolas como insuficiente para ensinar o português padrão.

c)   O poeta retrata a realidade dura dos trabalhadores que constroem as cidades e que, por sua vez, carecem de oportunidades para uma vida melhor, como a educação, por exemplo.

d)   O poeta retrata uma realidade social caracterizada pela diferença de classes sociais, já que os trabalhadores não podem comprar o material para os telhados que eles constroem.

02 – A poesia “Vício da fala” é um texto do movimento modernista brasileiro, que, em sua primeira fase, teve seu auge nos anos 20 com a Semana de Arte Moderna de São Paulo, que se tornou o marco inicial do próprio movimento. Nessa semana, os expoentes da arte modernista brasileira puderam apresentar seus trabalhos relacionados à arte, à literatura etc. Considerando-se a crítica trazida pela poesia “Vício da fala” e as próprias características desse movimento, escolha a alternativa que melhor resume esse modernismo de primeira fase:

a)   Movimento de encontro de uma identidade nacional por meio da descrição de paisagens idílicas e tipos humanos brasileiros apresentados como heróis.

b)   Movimento de vanguarda que procurou romper com os modelos tradicionais, principalmente europeus, buscando sua própria identidade artística.

c)   Movimento experimental que valorizou a mistura de sensações muito mais do que o sentido estrito das imagens e palavras em relação à realidade.

d)   Movimento que buscou, por meio da arte e da literatura, reconstruir de forma clara e objetiva os dados da realidade vivida nos meios urbanos e rurais.

 

03 – Sobre o poema de Oswald de Andrade, julgue as seguintes proposições:

I. O poema de Oswald de Andrade volta-se contra o preconceito linguístico e nos chama a atenção para a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada na diferença entre as línguas, nesse caso em uma única língua.

II. O poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes incultas que desconhecem o nível formal da língua.

III. Para ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa forma, constroem um “telhado”, ou seja, criam novas formas de pronúncia que se sobressaem, em muitos casos, à norma culta.

IV. A palavra “vício”, encontrada no título do poema, denota certo preconceito linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo presente na fala das pessoas menos esclarecidas.

a)   Todas estão corretas.

b)   I e III estão corretas.

c)   I, III e IV estão corretas.

d)   II e III estão corretas.

04 – No contexto histórico-cultural do movimento modernista brasileiro, o poema “Vício na fala” tem como motivação uma importante questão para os seus maiores representantes, particularmente Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Trata-se de

a)     Experimentar uma estética revolucionária, que seja uma possibilidade para a interpretação da realidade nacional.

b)     Criticar a elite cultural nacional por reconhecer e reverenciar o valor literário dos erros da norma linguística não culta.

c)     Valorizar a tendência principal do movimento realista brasileiro: tornar irrelevantes os erros gramaticais da fala popular.

d)     Ironizar a pretensão literária dos autores pré-modernistas, cujos textos tinham por base os desvios da norma culta.

05 – Assinale a alternativa correta sobre a variedade do português utilizado na construção do poema.

a)   O texto trata de vícios de linguagem na fala de descendentes de imigrantes italianos e alemães na Região Sul do Brasil.

b)    O poeta se refere a uma variedade de língua usada no Brasil pelos escravos, que desapareceu após a abolição da escravatura.

c)   O autor aborda a pronúncia estereotipada dos brasileiros que moram em regiões de fronteira e têm contato com a língua espanhola.

d)   O poema apresenta exemplos de variação linguística no português falado no Brasil, característica de diferentes grupos sociais.

e)   O poema critica o modo como as pessoas incultas usam a língua portuguesa no Brasil.

06 – De quem o poeta está falando?

      O poeta refere-se ao povo (aos trabalhadores) brasileiros.

 

2 comentários:

  1. Olá. A primeira pergunta sobre "Vício na fala", induz o leitor a crer que o que está qm questão é mesmo a possibilidade de compra ou não de produtos para uma casa e, conhecendo a obra de Oswald (vale a pena ler, recomendo) o que está em jogo é a variação linguística, a independência dos portugueses no quesito norma padrão. Só isso.

    ResponderExcluir