quinta-feira, 5 de novembro de 2020

NOTÍCIA: CIENTISTA BRASILEIRO DESCOBRE A VACINA PARA A COVID-19 - JORNAL TUDO VIRA NOTÍCIA - COM GABARITO

        JORNAL TUDO VIRA NOTÍCIA!

          Sexta-feira, 07 de agosto de 2020

 CIENTISTA BRASILEIRO DESCOBRE A VACINA PARA A COVID-19

 Na última quinta-feira, 06 de agosto, foi anunciada uma importante descoberta contra a Covid-19, causadora da maior pandemia dos últimos séculos. O grande cientista brasileiro Dr. Lucas Silva, do Instituto Tudo pela Vida, apresentou à imprensa a única vacina capaz de salvar milhões de pessoas do novo coronavírus.

Ela foi desenvolvida a partir de substâncias identificadas em coletas de secreção realizadas nas narinas de pessoas infectadas.

A população mundial certamente ficará mais tranquila agora, já que a vacina será produzida para atender, primeiramente, os pobres países que ainda enfrentam a contaminação descontrolada pelo vírus.

 Entendendo a Notícia

                 1) De que assunto trata o texto?

                 O texto confere a descoberta da cura a um cientista brasileiro.

                 2) Na notícia, algumas palavras estão em destaque. Qual é a função delas no contexto noticiado

                As palavras em destaque têm a função de caracterizar algo ou alguém. No contexto da notícia elas fazem toda a diferença, pois trazem informações diferenciadas a respeito do ser enfatizado. Não são seres quaisquer, são seres que possuem atributos a mais:

                       Não é um cientista qualquer que descobre a vacina, mas um cientista brasileiro, por exemplo.

 

                3) Releia o trecho, retirando as palavras em destaque. Percebeu a diferença? O que a ausência delas causa ao sentido global do texto? As mensagens pretendidas originalmente são prejudicadas? (Essa atividade poderá ser feita oralmente).

              A ausência dos adjetivos (palavras em destaque) deixa o texto com informações bem gerais. Isso causa alteração dos sentidos originalmente pretendidos.

 

                4) Há diferença de sentido entre “[...] os pobres países [...]” como está no texto, e os países pobres?

                 

            A posição do adjetivo pode alterar o sentido pretendido. Em “pobres países”, há duas possibilidade de entendimento: 1 – coitados; 2 – desprovido de riquezas. No contexto, parece que o intuito se aproxima da segunda concepção de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário