segunda-feira, 16 de novembro de 2020

TEXTO: SOBRE A LIBERDADE - FERNANDO SAVATER - COM GABARITO

 Texto: SOBRE A LIBERDADE

           Fernando Savater

  Quando falo de liberdade, estou me referindo a isso: ao que nos diferencia das térmitas e das marés, de tudo o que se move de modo necessário e inevitável. É certo que não podemos fazer qualquer coisa que queiramos, mas também é certo que não somos obrigados a querer fazer uma única coisa. Aqui convém pôr esclarecimentos a respeito da liberdade:

        Primeiro: Não somos livres para escolher o que nos acontece, mas livres para escolher a forma de agir ao que nos acontece.

   Segundo: Sermos livres para tentar algo não significa consegui-lo infalivelmente. A liberdade (que consiste em escolher dentro do possível) não é o mesmo que a onipotência (que seria conseguir sempre o que se quer, mesmo parecendo impossível).

      Terceiro: Há coisas que dependem da minha vontade (e isso é ser livre), mas nem tudo depende de minha vontade, pois no mundo há muitas outras vontades e muitas outras necessidades que não controlo conforme meu gosto.

       Quarto: Se eu não conhecer a mim mesmo e ao mundo em que vivo, minha liberdade, às vezes, irá esbarrar com as minhas necessidades. Mas nem por isso deixarei de ser livre...

Fonte: SAVATER. Fernando. Ética para meu filho. São Paulo.

Entendendo o texto:

01 – No trecho "Aqui convém fazer dois esclarecimentos a respeito da liberdade:", o uso dos dois pontos introduz uma:

a)   Enumeração de questões envolvendo a liberdade.

b)   Explicação sobre o significado da liberdade.

c)   Opinião sobre as vantagens da liberdade.

d)   Resumo sobre os diferentes tipos de liberdade.

02 – Entre as estratégias do autor apenas NÃO está:

a)   Contradizer-se.

b)   Ponderar.

c)   Exemplificar.

d)   Politizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário