domingo, 15 de novembro de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: WHATSAPP DESBANCA OPERADORAS E REVOLUCIONA RELACIONAMENTOS - UNIARA - COM GABARITO

 Whatsapp desbanca operadoras e revoluciona relacionamentos

        A geração smartphone vem mudando em seus simples costumes. O aparelho celular, que tinha como função realizar ligações e passar mensagens de texto, passou a ser uma ferramenta multifunção.

       Uma das opções oferecidas pelos aparelhos mais modernos são os aplicativos de mensagem instantânea, como o Whatsapp.

       O aplicativo, além de proporcionar a possibilidade de troca de mensagens instantaneamente, proporciona a troca de sons, fotos, vídeos, e todos os recursos possíveis de comunicação. Em Araraquara(SP) o uso do Whatsapp já é realidade.

       Grupos: opção de socialização e reunião entre família, amigos, clientes e grupos escolares.

       O Whatsapp, sem dúvida nenhuma, é uma ferramenta excelente. A utilidade do aplicativo para reunir pessoas e conteúdo o torna o mais baixado e utilizado do meio. É possível reunir várias pessoas em um grupo, com fins infinitos. Parentes, amigos, colegas de trabalho, grupos de trabalhos escolares.

       O estudante Caio Ulisses Romano, de 19 anos, elogia a praticidade e a utilidade do aplicativo. “Tenho vários grupos e contatos, com diferentes objetivos. Conversamos entre amigos, trocamos informações de faculdade, compartilhamos arquivos, apenas conversamos... A gama de possibilidades é muito grande”, diz. “Tudo isso sem gastar um centavo de crédito, basta ter conexão com a internet”, completa.

        O empresário Ricardo Monteiro, de 33 anos, de Araraquara, também elogia o aplicativo. “A praticidade de comunicação que o aplicativo proporciona é absurda. Uma troca de mensagens de texto, com som, vídeo, foto e compartilhamento de arquivos, sem gastar nenhum centavo”, argumenta. “Mantenho contato com vários clientes através do aplicativo. É a modernidade facilitando as ações, até mesmo no mundo dos negócios”, termina.

        Outro exemplo é o estudante Danilo Prudêncio, de 19 anos, que tem a mesma opinião. “O mais engraçado é que virou algo global. Algumas vezes eu e meu irmão estamos na mesma casa, e continuamos mandando mensagem pelo Whatsapp, ignorando a distância de um cômodo”, conta. “É incrível o poder que tal programa adquiriu”, finaliza.

          As desvantagens: a perda do contato pessoal.

          Não são todas as pessoas que se adaptam a tecnologia desses aplicativos. O vendedor Ricardo Ferreira da Silva, de 44 anos, é um dos que são contra ao tipo de novidade. Segundo ele, esse tipo de aplicativo apenas incentiva a falta de contato real entre as pessoas. “O que se vê são os mais jovens com celulares na mão, cada vez mais alheios às ações mundanas”, conta. “Distraídos, se perdem na tela do celular, e não percebem o tempo que perdem e a mudança do contato pessoal pelo virtual”, completa. “Infelizmente, parece ser uma tendência”, reafirma.

           Whatsapp: tecnologia inevitável e revolucionária.

           Segundo o publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Samuel Gatti Robles, de 42 anos, é inevitável a comunicação por métodos modernos. “Desde a época do e-mail isso acontece. Os aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp e o Facebook garantem que a pessoa tenha a certeza do recebimento instantâneo da mensagem, além da praticidade e da possibilidade de troca de dados”, afirma.

           O vício e os relacionamentos estritamente virtuais, são classificados como uma doença por Robles. “Existem pessoas que realmente deixam de se relacionar no mundo real para usar esses aplicativos viciosamente.

No entanto, classifico-as como pessoas doentes, não é saudável viver dessa forma, como um completo dependente desse tipo de recurso”, opina. “Mas acredito que sejam casos isolados, que se englobam na sociedade como quaisquer vícios do dia a dia”, expõe.

           Ainda segundo ele, os aplicativos são uma ótima alternativa, tanto socialmente quanto profissionalmente. “Esses aplicativos são extremamente úteis no dia a dia, eu uso muito para contato com meus clientes”, cita.

          “Basicamente, as conversas com clientes da área da publicidade em geral são pelo programa de mensagens do Facebook e é extremamente eficiente. Solicitações desses clientes são recebidas em segundos, possibilitando o rápido feedback”, completa.

          “As mensagens de texto eram a grande ferramenta. O problema do SMS, sem dúvida, é o custo. E os aplicativos de mensagem revolucionaram isso. É a tecnologia”, finaliza.

 http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=6404&Titulo=Whatsapp_desbanca_operadoras_e_revoluciona_

relacionamentos, pelo repórter Willian Monteiro Bizarro, acessado em 09/02/2014.

Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.internetmatters.org%2Fpt%2Fparental-controls%2Fsocial-media%2Fwhatsapp%2F&psig=AOvVaw0zY0n47elV6zy-takwAi87&ust=1605542942606000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPjn7Nn3hO0CFQAAAAAdAAAAABAD

 Entendendo o texto

 Questão 01

Sabemos que título e tema são conceitos distintos. Enquanto o primeiro é a palavra ou frase que nomeia o texto e pode sintetizar ou não a ideia principal do mesmo, o segundo é a própria ideia-núcleo ou ideia central do texto.

Desta forma identifique o tema do texto:

 Título        -  Whatsapp desbanca operadoras e revoluciona relacionamentos

Tema              - a ideia construída pelo autor de que os aparelhos telefônicos não servem mais para somente fazer ligações telefônicas, eles possuem várias outras funções, as quais o aplicativo Whatsapp atende satisfatoriamente.

  Questão 02

 a.   Releia o 1º parágrafo do texto. Ele foi elaborado a partir de uma ideia principal. Qual é essa ideia?

O aparelho celular, que tinha como função realizar ligações e passar mensagens de texto, passou a ser uma ferramenta multifunção.

 b.   Releia os 2º e 3º parágrafos e identifique que informações sustentam a ideia do 1º parágrafo.

Ao reler os 2º e 3º parágrafos, o aluno deverá identificar as novas funções apresentas pelo autor ao aparelho celular: oferecer aplicativos (do tipo whatsapp, por exemplo) que permitam troca de sons, fotos, vídeos entre usuários.

Questão 03

Argumentos de consenso e argumentos de autoridade são algumas das estratégias amplamente utilizadas para a defesa de uma tese. Identifique em que parágrafos foram utilizadas essas estratégias pelo autor Willian Monteiro Bizarro.

    Os 5º, 6º, 7º e 8º parágrafos podem ser considerados argumentos de consenso, apesar de a enunciação do 8º parágrafo ser contrária às anteriores, uma vez que o autor qualifica brevemente tais interlocutores e os apresenta como usuários comuns dos recursos dos aparelhos celulares. O 9º parágrafo pode ser considerado argumento de autoridade uma vez que o interlocutor é apresentado

como sujeito especialista na área de comunicação.

 Questão 04

Elementos de modalização são aquelas pistas linguísticas deixadas no texto pelo seu enunciador que permitem ao interlocutor entrever os julgamentos e pontos de vista desse enunciador acerca do que é tratado. Releia o 4º parágrafo do texto e identifique elementos, palavras ou expressões que nos permitem concluir que o enunciador é simpático ao uso do aplicativo de envio de mensagem instantânea Whatsapp.

   Toda a primeira frase do parágrafo é modalizadora e demonstra claramente a satisfação do autor em relação ao aplicativo: “O Whatsapp, sem dúvida nenhuma, é uma ferramenta excelente.”

 Questão 05

A sequência dos parágrafos determina o desenvolvimento de um texto. As ideias vão sendo apresentadas para que o leitor tenha noção daquilo que se quer transmitir e para isso elementos de ligação são utilizados. Elementos de ligação são palavras que garantem a coesão entre as ideias, as frases ou os parágrafos. Sublinhe os elementos de ligação que foram utilizados entre frases e parágrafos dos trechos destacados:

a.   “Uma das opções oferecidas pelos aparelhos mais modernos são os aplicativos de mensagem instantânea, como o Whatsapp.”

Uma das opções oferecidas pelos aparelhos mais modernos são os aplicativos de mensagem instantânea, como o Whatsapp.”

 b.   “Outro exemplo é o estudante Danilo Prudêncio, de 19 anos, que tem a mesma opinião...”

“Outro exemplo é o estudante Danilo Prudêncio, de 19 anos, que tem a mesma opinião...”

 c.   “Segundo o publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Samuel Gatti Robles, de 42 anos, é inevitável a comunicação por métodos modernos...”

“Segundo o publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Samuel Gatti Robles, de 42 anos, é inevitável a comunicação por métodos modernos...”

 d.   “Ainda segundo ele, os aplicativos são uma ótima alternativa, tanto socialmente quanto profissionalmente.” “Esses aplicativos são extremamente úteis no dia a dia, eu uso muito para contato com meus clientes”, cita.

“Ainda segundo ele, os aplicativos são uma ótima alternativa, tanto socialmente quanto profissionalmente.”

“Esses aplicativos são extremamente úteis no dia a dia, eu uso muito para contato com meus clientes”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário: