segunda-feira, 16 de novembro de 2020

TEXTO: ESCRAVOS DO CELULAR - BRÁULIO TAVARES - COM GABARITO

 Texto: Escravos do celular

         Bráulio Tavares

      Vi uma matéria curiosa, há pouco tempo, sobre os hábitos dos frequentadores de restaurantes. O dono de um restaurante encontrou vídeos de cerca de dez anos atrás, filmados por câmera de segurança. Os vídeos registravam todo o movimento das mesas, desde a abertura da casa até a saída do último freguês. Para fazer um estudo da dinâmica do trabalho, tempo de atendimento etc., o dono do restaurante fez uma comparação entre o vídeo de dez anos atrás e um de hoje.

        A primeira coisa que lhe chamou a atenção foi que, embora a quantidade de pratos consumidos e a quantia de dinheiro gasto (proporcionalmente) continuassem as mesmas, as pessoas passavam o dobro do tempo no restaurante. Daí a queda de faturamento, que ele não sabia a que atribuir. Mas percebeu que, se dez anos atrás um grupo de seis pessoas passava uma hora e meia para almoçar, esse tempo chegava hoje a duas e meia, quase três horas, com aproximadamente o mesmo consumo de comida.

        Ele constatou que, antes, as pessoas sentavam, pediam o cardápio, conversavam um pouco, faziam os pedidos etc. Hoje em dia é diferente. A primeira meia hora de atendimento mostrava as pessoas com os cardápios abertos à sua frente, mas concentradas nos seus celulares, lendo e digitando mensagens. Quando, finalmente, os pedidos eram atendidos e a comida chegava, a maioria das pessoas fotografava os pratos e começava a compor mensagens. Com isso se distraíam e muitas vezes os pratos eram devolvidos aos garçons para ser novamente aquecidos. No fim da refeição, havia mais um longo período de tempo em que os garçons eram solicitados a fazer fotos sucessivas do grupo, com o celular de cada um.

        O celular/correio/câmera fotográfica veio para ampliar nossa vida, e ampliar não quer dizer necessariamente facilitar. Do mesmo jeito que ganhamos tempo de um lado, o celular começa também a exigi -lo para coisas que antes não fazíamos. E numa sociedade que já foi chamada “a civilização dos Narcisos”, o celular é um veículo excelente para o exibicionismo, para a comunicação instantânea de “o que estou comendo”, para os selfies com gente famosa encontrada nos aeroportos ou nos clubes.

        Somos a geração mais bem documentada da História. Somando a presença de celulares, tablets, etc. e a disponibilidade das redes sociais, estamos participando do maior experimento sociológico de todos os tempos. Nunca se reuniu tanta informação voluntariamente fornecida sobre os hábitos sociais de uma população. Talvez, no futuro, digam que a História, para valer, começou no tempo de hoje.

Braulio Tavares, escritor e compositor. Revista Carta Fundamental, n° 64, dez. 2014.

                  Fonte: Livro – Para Viver Juntos – Português – 9º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais – Edições SM – p. 282.

Entendendo o texto:

01 – Após a leitura do texto, responda às questões abaixo. 

a)   Se as pessoas passam no restaurante o dobro do tempo que dispendiam ali no passado, que conclusão se poderia tirar sobre o faturamento?

Inicialmente se poderia pensar que o faturamento havia aumentado, pois, em tese, as pessoas estariam ali consumido. 

b)   A hipótese de conclusão apresentada no item anterior se confirmou, segundo o texto? Comprove.

Não. Segundo o texto, houve uma queda de faturamento.    

c)   O cliente atual consome o mesmo que o do passado e, proporcionalmente, gasta o mesmo. Por que então o faturamento não ficou estável?

Porque esse cliente ocupa a mesa por muito tempo e impede que outros clientes venham para consumir a mesma média que ele. Ou seja, a média de gasto por cliente é a mesma, mas o número de clientes é menor.  

d)   O emprego da conjunção embora criou uma oração subordinada adverbial concessiva. Explique a relação de concessão presente no trecho.

O fato de as pessoas consumirem hoje a mesma quantidade que no passado é uma concessão diante da constatação de que elas dobraram seu tempo de permanência no restaurante. 

e)   Em que as pessoas se ocupam durante o excedente de tempo?

Em enviar mensagens e em postar fotos. 

f)    No segundo parágrafo, está escrito: “Daí a queda de faturamento, que ele não sabia a que atribuir”. A incapacidade de explicar a queda no faturamento ocorreu em um determinado momento. Reescreva esse período acrescentando uma oração subordinada adverbial temporal que esclareça o período.

Daí a queda de faturamento, que ele não sabia a que atribuir antes de comparar os vídeos.

02 – No texto, estão destacados um caso de próclise e um de ênclise.

a)   Qual a justificativa para a próclise?

A presença do pronome relativo que atrai o pronome oblíquo (que lhe chamou). 

b)   Qual a justificativa para a ênclise?

O pronome oblíquo acompanha um verbo no infinitivo (exigi-lo = exigir + o).

03 – Com base na regência verbal proposta pela norma-padrão, reescreva cada item, substituindo a * pela forma correta do verbo entre parênteses.

a)   A comparação entre a dinâmica do presente e a do passado ocorreu porque foi possível * antigos vídeos de segurança. (Assistir).

Assistir a.   

b)   Hoje, o tempo maior de permanência no restaurante não * consumo maior. Naturalmente, essa constatação não * o proprietário. (Implicar/agradar).

Implica; agrada a / agradou a.

 

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