sexta-feira, 13 de novembro de 2020

TEXTO INFORMATIVO: DE OLHO NO MEIO AMBIENTE - COM GABARITO

 TEXTO INFORMATIVO: De olho no meio ambiente

      Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.

      Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente.

         Assim, usar madeira de uma árvore para fazer uma casa não seria um problema. Mas, para erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.

          Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.

         Preocupado, em 1866, o alemão Ernest Haeckel criou um termo para definir uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.

        Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida do planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.

           A cada ano, nascem 77 milhões de pessoas. É mais gente consumindo produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, muitas poluem o ar, as águas e o solo. Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.

          Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza.

Hoje, há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.

(Adaptado. Revista Recreio, maio de 2008. p. 24)


 ENTENDENDO O TEXTO

Seguem algumas questões para você refletir acerca desse texto:

     1)   Esse é um exemplo de texto informativo. Qual o assunto dele?

               A preservação do meio ambiente.

 2)   Releia a frase: “E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.” (linhas 2-3). A expressão essas ações retoma uma informação anterior. Que ações são essas?

              As ações são: tomar banho, viajar, comprar coisas, comer, ir à escola e fazer as mesmas coisas Que quase todo mundo faz.


3)   O autor do texto afirma que, por alguma razão, o homem tomou consciência de que suas ações prejudicavam a natureza. Qual o trecho que aponta essa razão?

         (  ) “Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres.”

         ( X  ) “Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.”

        (    ) “Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido.”

       4) Releia: “Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que todo mundo faz” (linhas 01-02).     Podemos dizer que no trecho predomina:

               ( X  ) uma sequência de acontecimentos; verbos de ação.

         (   ) a descrição de como algo é ou era; estados permanentes ou momentâneos.

       5) Já no trecho: “A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente” (linhas 5-6). Podemos dizer que no trecho predomina:

        (   ) uma sequência de acontecimentos; verbos de ação.

   ( X ) a descrição de como algo é ou era; estados permanentes ou momentâneos.

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