TEXTO INFORMATIVO: De olho no meio ambiente
Você
toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que
quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam
impacto na natureza.
Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente,
as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros
seres. A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente.
Assim,
usar madeira de uma árvore para fazer uma casa não seria um problema. Mas, para
erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida
de muitos seres. Além disso, com uma população maior, há mais interferência no
ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.
Graças
aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava
desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.
Preocupado, em 1866, o alemão Ernest Haeckel criou um termo para definir
uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres
vivos com o meio ambiente.
Mas
foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de
1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente para
destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida
do planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, todos
sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que
devemos pensar sobre o problema.
A cada ano, nascem 77 milhões de pessoas. É mais gente consumindo
produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, muitas poluem o
ar, as águas e o solo. Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo
não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou
casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar
soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza.
Hoje, há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na
Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma
ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as
espécies.
(Adaptado. Revista Recreio,
maio de 2008. p. 24)
ENTENDENDO O TEXTO
Seguem algumas questões para você refletir
acerca desse texto:
1)
Esse
é um exemplo de texto informativo. Qual o assunto dele?
A preservação do meio ambiente.
2)
Releia
a frase: “E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na
natureza.” (linhas 2-3). A expressão essas ações retoma uma informação
anterior. Que ações são essas?
As ações
são: tomar banho, viajar, comprar coisas, comer, ir à escola e fazer as
mesmas coisas Que quase todo mundo faz.
|
|
3)
O
autor do texto afirma que, por alguma razão, o homem tomou consciência de que
suas ações prejudicavam a natureza. Qual o trecho que aponta essa razão?
( ) “Antigamente, as pessoas não
tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres.”
( X ) “Graças aos avanços
da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no
ambiente e descobrindo quanto isso era grave.”
( ) “Mas foi só no século 20 que o assunto
passou a ser mais discutido.”
4)
Releia: “Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as
mesmas coisas que todo mundo faz” (linhas 01-02). Podemos dizer que no trecho predomina:
( X ) uma sequência de
acontecimentos; verbos de ação.
( ) a descrição de como algo é ou era; estados
permanentes ou momentâneos.
5)
Já no trecho: “A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente”
(linhas 5-6). Podemos dizer que no trecho predomina:
( ) uma
sequência de acontecimentos; verbos de ação.
( X ) a descrição de como
algo é ou era; estados permanentes ou momentâneos.
excelente texto para todos os níveis de ensino parabéns
ResponderExcluirObgda mesmo ❤️
ResponderExcluir