Carta do leitor
A carta do leitor tem várias finalidades como opinar,
agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.
Possui
uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do
leitor assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.
É
um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio
de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia,
reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual. Além disso, ele pode
sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta
de produção de pauta para os veículos de comunicação.
Desse
modo, devemos lembrar que a carta do leitor possui um remetente (emissor ou
locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).
Antes
de ser publicada ela passa pela equipe de revisão, a qual adaptará o texto e
corrigirá possíveis erros. Por esse motivo, não existe um modelo específico,
uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim
determinado pelo meio de comunicação.
Vale
lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a
qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes. Além disso,
o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem,
apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta
da língua.
Importante destacar que,
de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo,
numa revista para adolescentes.
Características
As principais
características da carta do leitor são:
§
Textos breves e
escritos em 1ª pessoa
§
Temas atuais e de
caráter subjetivo
§
Linguagem simples,
clara e objetiva
§
Presença de
destinatário e remetente
§
Texto expositivo e
argumentativo
Estrutura de uma carta do leitor
Geralmente as cartas dos
leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns
elementos estruturais:
§
Local
e data.
§ Vocativo: aparece o
nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de
cabeçalho).
§ Introdução: pequeno
trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.
§ Desenvolvimento:
desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.
§ Conclusão: o leitor
arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.
§ Despedida: representa as
saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços,
etc.
§ Assinatura: O leitor assina
seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel
Pereira dos Santos (A.M.P.S.)
Disponível em
<https://www.todamateria.com.br/carta-do-leitor/> Acesso em 17 de ago. de 2020.
Para saber mais, se for
possível, assista ao vídeo:
Leia
o texto abaixo e depois responda as atividades no caderno.
Arapongas, 05 de julho de 2013. Prezado Sr. Silva, Como leitor assíduo da revista Saúde, em
primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm
proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos
colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso
bem-estar. No último número da revista, lemos uma
matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à
nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto,
porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais
saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas. Ocorre que o sal já faz parte de nossas
vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o
utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas
de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que
não prejudiquem nossa saúde. Atenciosamente, Edmundo. |
Disponível em
<http://www.provaparana.pr.gov.br/sites/prova/arquivos_restritos/files/documento/2019-04/Prova_Parana_1EM_comentada_01-04.pdf> Acesso
em 17 de ago. de2020.
a) editorial, pois o autor defende um ponto
de vista do veículo de informação.
b) carta pessoal, o autor-leitor em que deixa
seu ponto de vista sobre uma matéria veiculada.
c) carta do
leitor, pois o autor do texto dialoga com o leitor.
d) artigo de opinião, pois o autor apresenta
fortes argumentos para defender seu ponto de vista.
a) busca sempre
uma vida mais saudável.
b) leu a matéria
sobre o excesso de sal na alimentação.
c) sabia dos
perigos do sal na alimentação.
d) tem
dificuldade em encontrar receitas sem o uso de sal.
3. Quais são o remente e o destinatário da carta?
Uma das características de uma carta do leitor é a presença de destinatário e remetente.
4. Qual a finalidade da carta do
leitor acima?
A carta do leitor tem várias finalidades, e o texto lido traz como propósito elogiar os artigos da revista e também solicitar receitas.
5. A linguagem predominante do
texto é
a) coloquial.
b) científica.
c) formal.
d) técnica.
Disponível em
<https://www.tudosaladeaula.com/2018/09/interpretacaoanalise-de-texto-carta-do.html> Acesso
em 18 de ago. de 2020.
6. No trecho “É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes.” A palavra em destaque estabelece uma ideia de
a)
adição.
b) oposição.
c) conclusão.
d) explicação.
A carta de leitor é um gênero textual argumentativo presente em diversos meios de comunicação, que possuem uma seção destinada à expressão das opiniões de seus leitores.
8. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura
da carta do leitor lida acima.
Local e data |
|
Vocativo |
|
Introdução |
|
Desenvolvimento |
|
Conclusão |
|
Despedida |
|
Assinatura |
|
10. Quanto ao gênero
carta do leitor, marque (V) ou (F) as alternativas verdadeiras ou falsas.
b)( F ) Podem ser
informativas (comunicado), descritivas (descrição de um produto ou serviço),
narrativas (narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e reclamações).
c)( V ) Gênero que
circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.
d)( V ) Atende a diversos
propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar,
criticar etc.
e) ( V ) Seu
discurso está organizado em 1ª pessoa.
f) ( F ) Apresenta
marcas de impessoalidade e imparcialidade.
Bom dias a todos que fazem o Armazém do texto por corroborar com textos que vão melhorar a aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirParabéns pelo grande empenho em publicar algo tão valioso. Percebe-se a interatividade e a inteligência que ornamentam todo o conteúdo.
Todavia, peço licença para fazer uma pergunta:
Existem publicações de Sequencia Didáticas com Descritores nesse blog?
Hola é o diogo quando eu tiver alguma duvida qualquer atividade da 1série e dois 3 do ensino medio você passa ou gabarito completo para mim obrigado e thau
ResponderExcluirKskssksks thau e tchau
ExcluirBahhh
ResponderExcluirMaravilhoso seu trabalho, linguagem descomplicada, obrigada.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirEssas atividades têm me ajudado muito! Gratidão!
ResponderExcluir