segunda-feira, 16 de novembro de 2020

NOTÍCIA: ARARINHA-AZUL É VISTA NA NATUREZA APÓS 15 ANOS - VEJA.COM - COM GABARITO

 Notícia: Ararinha-azul é vista na natureza após 15 anos

Em vídeo moradores registraram ave desaparecida da caatinga desde o ano 2000


   (VEJA.com/Estadão Conteúdo/Estadão Conteúdo)

WERTHER SANTANA/AE/ESTADÃO CONTEÚDO

         Uma moradora de Curaçá, região da caatinga da Bahia, consegui registrar no domingo passado, 19, um vídeo de uma ararinha-azul voando na natureza. De acordo com o diretor da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), Pedro Develey, é possível confirmar a espécie da ave pelo grito gravado junto com as imagens, que, de acordo com ele, é bastante característico.

        A ararinha-azul foi identificada no sábado 18, e pelo menos seis pessoas teriam visto a ave em momentos diferentes. Segundo o comunicado oficial da organização, divulgado pelo site do jornal O Estado de S. Paulo, “o primeiro a avistar a ave foi o agricultor Nauto Sergio Oliveira, que, assim que confirmou se tratar de uma ararinha--azul, avisou seus vizinhos. No dia seguinte, Lourdes Oliveira e sua filha Damilys Oliveira levantaram ainda de madrugada e foram procurar  a  ararinha  nas  matas ciliares do Riacho   Barra Grande.  Às 6h20 da manhã, conseguiram não apenas ver a ave, mas também registrá-la através de um vídeo gravado com o celular de Damilys”.

        A comoção entre os moradores da região foi grande porque a ave não era identificada na caatinga, único local de ocorrência comprovada da espécie, desde o ano 2000. Develey acredita tratar-se de uma  ave de cativeiro que foi solta pelo dono para evitar punição por crime ambiental. “O fato é que ela está lá, voando na caatinga. É incrível”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo. A ararinha é o pássaro que inspirou o personagem do filme Rio.

        Na próxima semana os moradores locais e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão tentar localizar a ave e obter o maior número possível de informações. Desde 2014, o projeto Ararinha na Natureza trabalha para criar uma Unidade de Conservação (UCC) com 44.000 hectares no município com o objetivo de proteger a região de onde a ararinha é nativa, a caatinga, e matas ciliares.

WERTHER SANTANA/AE/ESTADÃO CONTEÚDO


Entendendo a notícia:

 01 – Com base no primeiro parágrafo, responda às quatro perguntas a seguir:

a)   O que aconteceu?

Uma moradora de Curaçá, região da caatinga da Bahia, consegui registrar no domingo passado, 19, um vídeo de uma ararinha-azul voando na natureza.

b)   Quais foram as pessoas envolvidas nesse acontecimento?

A moradora, Pedro Develey.

c)   Quando isso aconteceu?

No domingo, dia 19.

d)   Onde aconteceu?

Em Curaçá, região da caatinga da Bahia.

   02 -  A notícia sobre a ararinha azul foi divulgado no site de uma revista que circula em todo território brasileiro. Por que o fato mereceu ser noticiado?

 A notícia do aparecimento da Arara mereceu ser noticiada, pois a ave faz parte de uma espécie que está em extinção, e que tem como habitat natural a Caatinga, mas não era vista a muito tempo. Sendo assim, a mesma sendo extinta, aparecer após tanto tempo sem ser vista, é um fato histórico.

 03. Reflita sobre a relação do produtor do texto com assunto.

a) Há no texto alguma marca de subjetividade: opinião, sentimentos ou impressão?

Pelo texto ser jornalístico não vemos sinais de subjetividade, o texto trabalha de forma expositiva, sem mostrar sentimentos.

 b) De que maneira se perceber a preocupação do produtor?

A preocupação do produtor é vista, quando o mesmo diz que a ave não era vista desde os anos 2000, e quando fala da proteção que tentam fazer para conservação da espécie.

 

23 comentários:

  1. Muito bom a história da ararinha azul

    ResponderExcluir
  2. Amei a história da arara azul, e ela foi espirada no filme rio ,é Foi vista depois 15 anos. E uma coisa rara pois elas estão em extisao

    ResponderExcluir
  3. Gente plmds é só 3 questões!!!
    A outra atividade é do 2 bimestre é só pesquisar uaii

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu a parte da forma bem

    ResponderExcluir