segunda-feira, 9 de novembro de 2020

CLIPPING: CARTA CAPITAL - MAIS DO QUE UM DIÁRIO - (FRAGMENTO) - FÁBIO CIPRIANI - COM GABARITO

 Clipping: Carta CapitalMais do que um diário - Fragmento

             Fábio Cipriani

        [...]

Embora a internet tenha sido criada em 1969, a revolução começou de fato quando as ferramentas necessárias para a produção de artigos na rede ficaram simples e compreensíveis para grande parte dos usuários. Elas foram oferecidas por sites de hospedagem, como o Xanga.com, fundado em 1999, nos EUA. A partir dali o próprio usuário podia facilmente criar sua página e escrever o que quisesse para que todos o Jessem. Estava subvertida a ordem. Não era mais necessário ter o conhecimento técnico ou dinheiro para comprar um domínio na internet – era o advento da verdadeira liberdade de expressão virtual. Nascia o blog.

        O problema é que o volume de informações acumulado nos blogs cresce muito mais rápido do que os meios de filtrá-las. “O internauta precisa manter um índice de desconfiança, do contrário torna-se politicamente ingênuo e sujeito a intempéries como e-mails perigosos e informações falsas”, alerta Trivinho.

        [...]

                                                                                     Disponível em:                                    http://www.fabiocipriani.com/midia/clipping-carta-capital-mais-do-que-um-diario.

Acesso em: 3 maio 2015.

                    Fonte: Livro – Para Viver Juntos – Português – 9º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais – Edições SM – p. 74.

Entendendo o clipping:

01 – Por que é um problema o fato de o volume de informações nos blogs crescer mais rápido do que os meios de filtrá-las?

      Porque isso exige do internauta uma atenção e uma desconfiança muito maiores em relação ao que lê nos blogs, já que pode haver desde informações erradas até disseminação de preconceito e indução a comportamento inadequados.

02 – Identifique e classifique a oração subordinada substantiva no trecho em destaque no último parágrafo (para isso, primeiro encontre os verbos do período).

      Verbo: é, cresce; “Que o volume de informações acumuladas nos blogs cresce muito mais rápido”: oração subordinada substantiva predicativa.

03 – Copie as frases abaixo no caderno e complete-a com a mesma informação (o volume de informações acumuladas nos blogs cresce muito mais rápido do que os meios de filtrá-las). Empregue orações subordinadas substantivas.

a)   O problema é este:

O problema é esse: que o volume de informações acumuladas nos blogs cresce muito mais rápido do que os meios de filtrá-las.

b)   O usuário dessa ferramenta precisa ter consciência.

O usuário dessa ferramenta precisa ter consciência de que o volume de informações acumuladas nos blogs cresce muito mais rápido do que os meios de filtrá-las.

04 – Classifique as orações subordinadas que você acrescentou às frases do item 3.

      As orações são, respectivamente, subordinada substantiva apositiva e subordinada substantiva completiva nominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário