quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): DE VOLTA PRO ACONCHEGO - ELBA RAMALHO & DOMINGUINHOS - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): DE VOLTA PRO ACONCHEGO

                                             Elba Ramalho & Dominguinhos

Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo um sorriso sincero, um abraço
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade

Que bom poder tá contigo de novo
Roçando o teu corpo e beijando você
Pra mim tu és a estrela mais linda
Seus olhos me prendem, fascinam
A paz que eu gosto de ter

É duro ficar sem você, vez em quando
Parece que falta um pedaço de mim
Me alegro na hora de regressar
Parece que eu vou mergulhar
Na felicidade sem fim

Composição: Dominguinhos / Nando Cordel


Entendendo a canção

1)   Que assunto é abordado na canção?

Aborda intimidade no âmbito do relacionamento amoroso.

 2)   A canção nos apresenta um discurso musical voltado para realidade vivida por qual povo?

Vivida por muitos Nordestinos, realidade essa, que perpassa gerações a gerações, o sonho de encontrar novas oportunidades de trabalho e uma melhor condição financeira no Sul e Sudeste. No entanto a saudade de casa, de seus parentes, amigos, e pessoas queridas os fazem retornar para seu “aconchego”.

3)   O que a expressão “aconchego” traduz nesse contexto?

Traduz a saudade e as dificuldades que os nordestinos encontram longe de suas casas, quando partem em busca de um futuro melhor para si, e para oferecer a suas famílias.

 4)   O que o eu lírico quis dizer com essa expressão: “A paz que eu gosto de ter”.

A expressão acima traduz também a alegria do regresso, a felicidade de esta entre seus entes queridos, mesmo que para isso tenha que enfrentar novamente dificuldades financeiras.

5)   O discurso dessa canção pode ser considerado a representação de milhões de brasileiros, por quê?

É um fato corriqueiro que acompanha os brasileiros que vivem no interior, e que não estão satisfeitos com a vida simples, proporcionada pelos poucos meios de sobrevivência. E que vão para longe de suas casas em busca de outros meios, entretanto regressam dando muito valor a simplicidade de sua terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário