sexta-feira, 13 de novembro de 2020

POEMA: RONDÓ DE EFEITO - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO

                 POEMA: RONDÓ DE EFEITO

                                   Manuel Bandeira

Olhei para ela com toda a força.
Disse que ela era boa.
Que ela era glamorosa,
Que ela era bonita pra burro:
Não fez efeito.

Virei pirata:
Dei em cima dela de todas as maneiras,
Utilizei o bonde, o automóvel, o passeio a pé,
Falei de macumba, ofereci pó…
À toa: não fez efeito.

Então banquei o sentimental:
Fiquei com olheiras,
Ajoelhei,
Chorei,
Me rasguei todo,
Fiz versinhos,
Cantei as modinhas mais tristes do repertório do Nôzinho.

Escrevi cartinhas e pra acertar a mão, li Elvira a Morta Virgem,
romance primoroso e por tal forma comovente que ninguém pode lê-lo
sem derramar copiosas lágrimas…

Perdi meu tempo: não fez efeito.
Meu Deus que mulher durinha!
Foi um buraco na minha vida.
Mas eu mato ela na cabeça:
Vou lhe mandar uma caixinha de Minorativas,
Pastilhas purgativas:
É impossível que não faça efeito!

Por Manuel Bandeira

Entendendo o poema

1)   Com base no texto acima, julgue com (V) verdadeiro e (F) falso para os itens que se seguem.

(  V  ) Para conquistar sua amada, o narrador faz três investidas sucessivas que podem ser assim resumidas: elogio da beleza física da mulher; oferecimento de vantagens materiais e chantagem emocional.

(  F ) Fica claro que o narrador oferece à jovem uma caixa de pó-de-arroz, produto de maquilagem muito usado pelas moças de pele alva.

( V  ) Apesar de se tratar de construções sintáticas diferentes, em “À toa” e “Perdi meu tempo” há a mesma informação semântica.

( F) Entre os versos 11 e 15, o autor emprega, simultaneamente, duas figuras de linguagem da retórica tradicional: um hipérbato e um clímax.

2)   O eu lírico é feminino ou masculino? Explique extraindo um verso ou uma palavra do poema que comprove sua resposta.

É masculino.

“Então banquei o sentimental...”

3)   De que trata o poema?

O narrador se diz apaixonado e faz muitas tentativas para conquistar à mulher amada.

4)   No verso: “Me rasguei todo”, que figura de linguagem encontramos nesse verso?

Uma metáfora.

5)   O eu lírico conta algo que:

a)   Está acontecendo no presente.

b)   Aconteceu em um passado bem próximo.

c)   Aconteceu num passado distante.

d)   Acontecerá num futuro bem próximo.

6)   Que versos do poema expressa mais claramente o entusiasmo e paixão do eu lírico pela sua amada?

“Então banquei o sentimental:

  Fiquei com olheiras,

  Ajoelhei,

  Chorei,

  Me rasguei todo, ...”

7)   Qual fato desencadeou todas as ações do eu lírico contadas no poema?

A recusa de uma mulher em aceitar os galanteios de um homem que tenta conquistá-la insistentemente.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário