Conto: Como
funciona o termômetro?
Um dia, você acorda se sentindo meio
quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se
pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito:
usar o termômetro. Mas, como será que ele funciona?
Ao colocarmos o termômetro embaixo do
braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A
nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e
acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material
esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do
mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta. [...]
FIGUEIRA, Mara. CHC,
Rio de Janeiro, n. 165, jan./fev. 2006.
Entendendo o conto:
01 – Qual é a finalidade do texto?
Como sugere o próprio título, o texto
objetiva explicar como funciona o termômetro utilizado para aferir a
temperatura de nosso corpo.
02 – Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:
a)
“[...] uma troca de calor entre o nosso corpo
e esse instrumento.”:
“O termômetro”.
b) “[...]
esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”:
“Algum material”.
03 – “Um dia, você acorda se
sentindo meio quente [...]”. Assinale a alternativa em que a concordância
nominal foi feita de forma incorreta, segundo a norma culta:
a) Naquele dia, a temperatura de seu corpo estava meio
alta.
b) Não sentia ânimo para nada, pois o seu corpo estava
meio mole.
c) Estava com febre. Por isso, ela se sentia
meia indisposta.
d) Não consegui aferir a
temperatura de meu filho, visto que o termômetro está meio desregulado.
04 – “Em geral, quando algum
material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”. Aponte outros
termos que poderiam substituir o verbo destacado no contexto acima:
Dilata, estende, alarga, difunde...
Nenhum comentário:
Postar um comentário