quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): HERDEIROS DO FUTURO - TOQUINHO - COM GABARITO

HERDEIROS DO FUTURO – TOQUINHO


A vida é uma grande                    Um jeito bom
Amiga da gente                            Da gente ser feliz?
Nos dá tudo de graça
Pra viver                                       Vamos ter que cuidar
Sol e céu, luz e ar,                        Bem desse país
Rios e fontes, terra e mar.            Vamos ter que cuidar
                                                      Bem desse país
Somos os herdeiros do futuro  
E pra esse futuro ser feliz             Será que no futuro
Vamos ter que cuidar                    Haverá flores?
Bem desse país                            Será que os peixes
Vamos ter que cuidar                    Vão estar no mar?
Bem desse país                             Será que os arco-íris
                                                      Terão cores?
Será que no futuro                        E os passarinhos
Haverá flores?                              Vão poder voar.
Será que os peixes
Vão estar no mar?                        Será que a terra
Será que os arco-íris                    Vai seguir nos dando
Terão cores?                                O fruto, a folha
E os passarinhos                          O caule e a raiz?
Vão poder voar?                           Será que a vida
                                                      Acaba encontrando
Será que a terra                            Um jeito bom
Vai seguir nos dando                    Da gente ser feliz?
O fruto, a folha
O caule e a raiz                             Vamos ter que cuidar
Será que a vida                             Bem desse país
Acaba encontrando                       Vamos ter que cuidar
                                                      Bem desse país.
INTERPRETAÇÃO:
Responda de acordo com a música “Herdeiros do futuro”.
1 – O que a música questiona? Transcreva um trecho que demonstre essa dúvida?
“Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?” 

2 – Você acha que essas dúvidas são pertinentes? Devemos nos preocupar?
Resposta pessoal.

3 – O ser humano tem se preocupado com o futuro ambiental do nosso planeta?
A uma contradição nas relações do homem com a natureza, pois se preocupa com o processo de desenvolvimento industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais.

4 – Quais são as suas dúvidas sobre o futuro?
Resposta pessoal.

5 – Releia este trecho:
“Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que o arco-íris terão cor?
E os passarinhos vão poder voar”.
Crie uma estrofe em resposta a esse trecho da música.
Resposta pessoal.

6 – Analise:
      a)   Quantas estrofes tem a música?
08 estrofes.
      b)  Quantos versos?
52 versos.

7 – Releia a primeira estrofe e responda:
     a)   Qual é a função da vírgula no quinto e sexto versos?
Separar elementos que exercem a mesma função sintática.

     b)  O que significa ser herdeiro?
É a pessoa que a lei atribui a capacidade de suceder a pessoa que falece.



MÚSICA(ATIVIDADES): AINDA BEM- MARISA MONTE - COM GABARITO

MÚSICA(Atividades): AINDA BEM

                                                                Marisa Monte
Ainda bem                                                 Quem diria que ao meu lado
Que agora encontrei você.                         Você iria ficar
Eu realmente não sei                                  Você veio pra ficar
O que eu fiz pra merecer                            Você que me faz feliz
Você.                                                          Você que me faz cantar
Porque ninguém                                         Assim
Dava nada por mim                                    O meu coração
Quem dava, eu não 'tava a fim                   Já estava aposentado
Até desacreditei                                         Sem nenhuma ilusão
De mim                                                      Tinha sido maltratado
O meu coração                                           Tudo se transformou
Já estava acostumado                                 Agora você chegou
Com a solidão                                            Você que me faz feliz
Quem diria que ao meu lado                      Você que me faz cantar
Você iria ficar                                             Assim
Você veio pra ficar                                     O meu coração
Você que me faz feliz                                 Já estava acostumado
Você que me faz cantar                              Com a solidão
Assim                                                          É, ainda bem.
O meu coração
Já estava aposentado
Sem nenhuma ilusão                                          MARISA MONTE.
Tinha sido maltratado
Tudo se transformou
Agora você chegou
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim
O meu coração
Já estava acostumado
Com a solidão.

1 – Qual o nome da música?
      Ainda bem.

2 – Quantas estrofes tem?
      13 estrofes.

3 – O coração do eu poético já estava acostumado com a solidão.

4 – O que a letra da música quer dizer?
      Após algumas desilusões na vida, não imaginava encontrar uma nova felicidade.

5 – O que quer dizer na 3ª e 5ª estrofes?
      Que a pessoa já estava conformada com a vida só.

6 – O meu coração já estava aposentado sem nenhuma ilusão.

7 – O que aconteceu na vida do eu poético?
      Encontrou um novo amor, que veio pra ficar e fazer feliz.

8 – Quem ficou tão feliz, a ponto de viver cantando assim?
      O eu poético.

9 – Se isso tivesse acontecido com você, o que sentiria?
      Resposta pessoal.

10 – Qual é a última frase do poema?
      É, ainda bem.






MÚSICA(ATIVIDADES): DEPENDE DE NÓS - IVAN LINS - COM GABARITO

Música(Atividades):Depende de Nós


Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo para um mundo melhor

Lá,lá,lá,lá,lá...


  

  • Você está trabalhando com um tipo de texto que é uma música. Esse tipo de texto tem suas características: organização, rimas, sentimentos, etc. A música é organizada em versos e estrofes.
1-Volte para a letra da música e conte quantos versos e quantas estrofes ela tem.
  • 21    Versos   5 Estrofes. 
2- O que você sente ao ouvir essa música?
Resposta Pessoal.

3- Que nome você daria para essa música se ela fosse de sua autoria?
Resposta Pessoal.

4- Faça um X nas três coisas que você mais gosta:
( )ser bem tratado        ( )brincar
( )tratar bem os outros ( )conversar com os amigos
( )receber carinho        ( )observar a natureza
( )sorrir                        ( )fazer amigos     
Resposta Pessoal.

5- Agora faça um X nas três coisas que você NÃO aceita:
( )brigas   ( )drogas ( )violência ( )desânimo
( )tristeza ( )choro   ( )preguiça  ( ) falta de amor. 
Resposta Pessoal.

6- Quando o autor diz: "Depende de nós, se o mundo ainda tem jeito", a quem ele se refere?
Ao leitor, ele se refere a todos nós dando ideia de que com a ajuda de todos podemos mudar o mundo.

7- Releia a 3ª estrofe e escreva os desejos que o autor nos fala.
Que o passado foram erros e acertos feitos no não tão distante.
O presente é algo que ainda podemos e fazemos por modificar a cada segundo.
O futuro é e sempre será o questionamento e busca. É o que queremos ser...

8- Assinale um X nas afirmativas que estão de acordo com a 2ª estrofe da música:
( ) O autor quer montar um circo e precisa da ajuda de todos nós.
(
x) O autor quer que todos nós devemos ser responsáveis pelo que queremos possuir e alcançar.
( ) O autor pretende que a vida seja tão bonita quanto os sonhos.

9- Na 4ª estrofe, o autor usa a expressão: "Se esse mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito...". O que o homem tem feito que esteja estragando esse planeta? Escreva algo sobre isso. 
O homem está agredindo a natureza com: queimadas, desmatamento; devastando rios e lagos.

10- Qual é o sentimento mais trabalhado nessa música?
(  ) saudade (x ) esperança (  ) tristeza (  ) alegria11- O autor da letra da música fala de um mundo que precisa ser bom. E para quem é esse mundo?
(  ) Só as crianças merecem um mundo melhor.
(  ) Os adultos devem ter esperança.
(
x )Todos precisam de um mundo melhor.




MÚSICA(ATIVIDADES): TELEVISÃO- TITÃS - COM GABARITO

TELEVISÃO 
( Titãs )


A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!

ATIVIDADES:
1) Você assiste televisão? Por quê?
    Resposta pessoal.


2) Que programas você mais assiste?
     Resposta pessoal.

3) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
     Pelo simples fato de que as pessoas rezam pelas suas cartilhas. Elas não questionam, aceitam tudo o que lhe é entregue todo dia prontinho em suas casas, pela cabeça deles, os da TV.

4) O compositor uso dois advérbios de intensidade para reforçar a ideia de que ficou burro. Quais são eles?
     Mais, demais, muito.

5) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Como? Por quê?
     Resposta pessoal.

6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente: 
Passando notícias atuais e com credibilidade.

b) Maleficamente: A TV limita a imaginação por não exigir esforço das funções cognitivas. Telespectadores assíduos tendem a ler mais vagarosamente do que usuários moderados, segundo pesquisas. Isolamento.
A telinha pode afastar a pessoa do convívio familiar e de amigos.

7) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
     Penso que isto quer dizer que as pessoas quando veem muita televisão e que só assistem programas com pouco interesse começam a ficar estupidificadas, já não conseguem ver as coisas com perspectivas diferentes, mas sim, a visão que a televisão quer que as pessoas tenham.

8) A televisão te impede fazer alguma coisa? Por quê?
     Resposta pessoal.

9) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
     A televisão deveria ser mais seletiva e passar mais informação e notícias cor-de-rosa.

10) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
     Que ele já se sente tão absorvido pelas ideias que a televisão passa, e que já pensa como ela quer.


MÚSICA(ATIVIDADES): TOCANDO EM FRENTE - ALMIR SATER - COM GABARITO

MÚSICA(Atividades): TOCANDO EM FRENTE

                                             ALMIR SATER
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz  
                                                           (ALMIR SATER)

1. “Ando devagar porque já tive pressa.”
 Qual destes provérbios representam melhor este verso da música? Explique cada um deles.
a) O apressado come cru.
     Com pressa não se faz a coisa perfeita.

b) Devagar se vai ao longe.
     Com calma e paciência consegue o que quer.

2. A pressa é inimiga da perfeição. Comente.
     Porque tudo feito às pressas nunca dá certo.

3. Às vezes, quando temos pressa demais ao fazermos alguma coisa, isso acaba nos atrapalhando, por exemplo a aprender algo. Escreva mais dois exemplos que a pressa e inimiga da perfeição.
     --- Pedrinho saiu correndo, caiu e se machucou.
     --- João construiu o muro com tanta pressa e quando ventou forte o muro caiu.

4. Não precisamos e nem devemos ser ansiosos demais ao fazermos algo, porém não devemos cruzar os braços e esperar as coisas caírem do céu. Devemos ir a luta. Explique este provérbio. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
     As obrigações de hoje, não devem ser deixada para amanhã.

5. “E levo esse sorriso porque já chorei demais
     hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe.”
     Você acredita que as experiência do dia-a-dia, as dificuldades, as facilidades da vida de uma pessoa pode torná-la mais forte? Por quê?
     SIM. Porque o sofrimento, as dificuldades, nos ensina a viver.

6. Marque a explicação que você julga mais correta para cada verso.
a) “Conhecer as manhas e as manhãs.”
     (
X) conhecer todas as faces, todos os lados bons e ruins da vida cotidiana.
     ( ) conhecer apenas as coisas boas do dia-a-dia.

b) “O sabor das massas e das maçãs.
     (
X) saborear todas as experiências da vida, sentindo o gosto doce e ao mesmo tempo amargo da vida.
     ( ) saborear somente as experiências prazerosas da vida.

c) “É preciso amor pra poder pulsar.”
     ( ) É preciso só as coisas boas da vida.
     (
X) É preciso ter amor em tudo que se faz para que a vida tenha mais vigor, força, energia.

d) “É preciso paz para poder sorrir”.
     (
X) Precisamos de paz para sermos felizes.
     ( ) A paz é insignificante para a felicidade.

e) “É preciso chuva para florir”.
     (
X) É preciso regrar o jardim da vida para que ele possa florir e triunfar.
     ( ) É preciso inundar a vida.

7. “Penso que curtir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente”.
     a) Para você o que é compreender a marcha da vida?
     É procurar entender os acontecimentos do dia-a-dia.

     b) O que é ir tocando em frente?
     É viver a vida da melhor maneira, sem olhar para trás.

8. Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou”. A que estrada o compositor se refere?
     Sou responsável pelas minhas escolhas.

9. “Um dia a gente chega, no outro vai embora.
     Cada um de nós compõe a sua história”.
     O que representa estes versos na vida das pessoas?
     Que as coisas e as pessoas mudam, e que isto é crescimento, somente nós escrevemos nossa história.

10 “E cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”...
Comente este verso.
     A verdade é que nós somos os compositores da nossa própria jornada de vida. A felicidade depende exclusivamente das nossas escolhas.

11. Você é feliz? Por quê?
     Resposta pessoal.

12. O que lhe traz felicidade?
     Resposta pessoal.

13. Você tem esperança de compor a sua história mais feliz? Como? Por quê?
     Resposta pessoal.

14. Você como sujeito de sua própria história. Precisa fazer o quê para melhorá-la?
     Resposta pessoal.

15. Você ajuda as outras pessoas a compor as suas próprias histórias? Como?
     Resposta pessoal.
16. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.

17. Coloque  V para as afirmativas  e F para falso, de acordo com o texto:
a. (V ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. (F ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( V) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. ( F) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. (V ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.

Marque a única alternativa correta:
18. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das frutas
d. ( ) dos dias vividos
e. ( ) do dom da felicidade de cada um de nós

19. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:
20. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.
A vida do poeta era agitada e sofrida, demonstrado nos versos 1 e 2





MÚSICA(ATIVIDADES): A ENXADA E A CANETA - ZICO E ZECA - COM GABARITO

MÚSICA(Atividades): A ENXADA E A CANETA
                            ZICO E ZECA
             
Certa vez uma caneta
Foi passeá-la no sertão
Encontrou-se com uma enxada
Fazendo uma plantação
A enxada muito humirde
Foi lhe fazendo uma saudação
Mas a caneta soberba
Não quis pega na sua mão
E ainda por disaforo
Lhe passou uma repressão.

Disse a caneta para a enxada
Não vem perto de mim não
Você tá suja de terra
De terra suja do chão
Sabe com quem tá falando
Veja a sua posição
E não esqueça da distância
Da nossa separação.

Eu sou a caneta dorada
Que escreve no tabelião
Eu escrevo pros governo
A lei da constituição
Escrevi paper di linho
Pro ricaço e pros barão
Só ando nas mãos dos mestres
Dos homens de posição.

A enxada respondeu:
De fato eu vivo no chão
Pra podê dá o que comê
E visti ao seu patrão
Eu vim no mundo primeiro
Quase no tempo de Adão
Se não fosse o meu sustento
Ninguém tinha instrução.

Mas que caneta orguiosa
Vergonha da geração
A tua arta nobreza
Não passa de pretensão
Você diz que escreve tudo
Tem uma coisa que não
É a palavra bonita
Que se chama educação.
                                                   (ZICO E ZECA)

1) Faça a ilustração da música.
     Resposta pessoal.


2) A música é um texto poético. De acordo com “A enxada e a caneta”, informe os seguintes itens da estrutura.
     a) número de versos
     42 versos.
     b) número de estrofes
     05 estrofes.
     c) rimas
     Prantação / saudação.
     Chão / separação.
     Tabelião / constituição.
     Patrão / Adão.
     Geração / pretensão.

3) Há diferença entre poesia e prosa.

     Poesia não obedece a uma paragrafação, segue apenas a criatividade do poeta, já a prosa se organiza em três parágrafos básicos: introdução / desenvolvimento / conclusão.


4) Esta música retrata bem o preconceito estabelecido entre as pessoas que residem na zona urbana e na zona rural. Que situações exemplificam este preconceito?
     Quando a enxada foi cumprimentar a caneta e ela não quis pegar na mão dela porque estava suja de terra.

5) A enxada trabalha com o chão, então responda: Que cuidados o ser humano deve tomar para proteger o solo?
     A primeira coisa é não desmatar-se a área está sendo utilizada pela agricultura, tem que fazer rotação de culturas, evitando a monocultura; Adubação verde: Correção do solo; sistemas de proteção contra erosão, curvas de nível por exemplo.

6) Em tudo que vamos fazer utilizamos medidas de comprimento, de massa, de capacidade e de tempo. Muita atenção ao preencher o quadro de medidas.

a) Medidas de comprimento – o metro (m) é a unidade fundamental da medida de comprimento. Unidade quanto vale:
1 quilômetro (km) 
1.000 metros (m)
1 metro (m) 
100 centímetros (cm)
1 centímetro (cm) 
10 milímetros (mm)

b) Medidas de massa – o quilograma (kg) é a unidade fundamental de medida de massa, que costumamos chamar de quilo:
1 quilograma (kg) é igual a 
1.000 gramas (g)
½ quilograma (kg) é igual a 
500 gramas (g)
1 tonelada (ton) é igual a 
1.000.000 gramas (g)

c) Medidas de capacidade – o litro (l) é a unidade fundamental de medida de capacidade. É para medir capacidades pequenas de líquidos usamos o mililitro (ml).
1 litro (l) é igual a 
1.000 mililitros (ml)
½ litro (l) é igual a 
500 mililitros (ml)

d) Medidas de tempo – o segundo (s) é a unidade fundamental da medida de tempo.
Unidade quanto vale
1 minuto (min) 
60 segundos (s)
1 hora (h) 
3.600 segundos (s)
1 dia 
24 horas (h)
1 semana 
07 dias
1 mês 
30 dias
1 ano 
12 meses

e) Medidas agrícolas – Há algumas medidas que são mais usadas no meio rural. Pesquise e responda:
     · O que é alqueire e a quantos metros quadrados corresponde?
     Corresponde a 24.200 m².

     · Uma légua corresponde a quantos quilômetros?
     06 quilômetros.

7) As fazendas são vendidas por alqueires. Se uma fazenda tem 41 alqueires, quantos metros quadrados têm esta fazenda?
     992.200 m².

8) Se esta fazenda fica a três léguas da cidade. Ela fica retirada a quantos quilômetros?

     18 quilômetros.

MÚSICA(ATIVIDADES): VOCÊ É ESPECIAL - ALINE BARROS - COM GABARITO

VOCÊ É ESPECIAL

                                                                                                          Aline Barros
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)
O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé
Altura, peso, medidas, braço, perna e barriga
Bem assim como é...
Você foi criado, foi separado
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração.
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)
O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e orelha
A cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudo fez de primeira.

Responda:
 1-O nome da música é:

 (    )  Você é esperto

 ( X ) Você é especial

 2-Escreva o nome da cantora.
     ALINE BARROS.

 3-Somos iguais em tudo?
     NÃO.

 4-Temos os mesmos sonhos?
     PARECIDOS.

5- O que você acha de sermos diferentes uns dos outros?
    Resposta pessoal.

6- E se fossemos todos iguais como seria o mundo?
 Seria um mundo sem vida, onde todos viveria e pensaria igual.