quarta-feira, 6 de setembro de 2017
TEXTO: CONQUISTADOR DA TERRA -JORGE AMADO(TERRAS DO SEM FIM) - COM GABARITO
CRÔNICA: O MENINO E O ARCO-IRIS - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO
Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?
Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse.
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
01. (SARESP/2010) Na
expressão “Mas logo se acostumou a todos eles”, o termo destacado refere
se a
(A) animais no quintal.
(B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos.
(D) jogos de azar.
D6 - Identificar o tema de um texto.
02. (SARESP/2010) O tema
do texto é
(A) a curiosidade.
(B) a insatisfação.
(C) a natureza.
(D) a saudade.
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
03. (SARESP/2010) De
acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma coisa
surpreendente.
(B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris.
(D) banhos de mar.
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
04. (SARESP/2010) “E daí?”
A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do
menino é de
(A) pena e desespero.
(B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.
(D) esperança e simpatia.
D17 - Reconhecer o
efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
05. (SARESP/2010) No
trecho “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!”, o ponto de exclamação
indica
(A) o tédio do menino.
(B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador.
(D) o comentário do narrador.
D22 - Identificar o gênero de diferentes textos
06. (SARESP/2010) O texto acima é
(A) uma crônica.
(B) uma notícia.
(C) um informativo.
(D) uma fábula.
07 - Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem:
a) colocou-o dentro de um pote de água.b) escondeu-o para que ninguém o matasse.
c) pingou água sobre sua cabeça.
d) procurou por outros insetos no escritório.
e) não lhe deu muita importância.
08 - O homem interessou-se pelo inseto porque:
a) decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.
b) estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
c) percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
d) resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.
e) era um inseto perigoso e contagioso.
09 - A mudança na rotina do homem deu-se:
a) à chegada do inseto na redação do jornal.
b) ao intenso calor daquela tarde de verão.
c) à monotonia do trabalho no escritório.
d) à transferência de local onde estava o inseto.
e) devido ao cansaço do dia.
10 - Em “Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de:
a) maldade
b) crueldade
c) desprezo
d) esperança
e) afeição.
11 - A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem:
a) curiosidade científica.
b) sensação de medo.
c) medo de pegar uma doença.
d) lembranças da infância.
e) preocupação com o próximo.
12 - Com base na leitura do texto pode-se concluir que a questão central é:
a) a presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
b) a saudade dos amigos de infância
c) a vida pacifica da grande cidade.
d) a preocupação com a proteção aos animais.
e) o cuidado que se deve ter com todos os insetos.
13 – Não se deu destaque a uma oração coordenada na opção:
A) Censura teus amigos em particular e elogia-os em público
B) O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro.
C) Prega bem quem vive bem.
D) Me empenhei muito, pois queria vencer na competição.
E) Comprei vários quadros e artesanatos também.
14 - Assinale a alternativa em que a associação está correta:
I. Deus fez a luz; depois criou a natureza e, finalmente, formou o homem.
II. Se quiseres vencer na vida, cultiva a paciência e segue a lei do Amor.
III. Conheci um grande amigo!
A - Período composto por coordenação.
B - Período simples.
A) I-A; II-B; III-A
B) I-B; II-A; III-B
C) I-A; II-A; III-B
D) I-B; II-B; III-A
E) I-A; II-A; III-A
15 - Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido:
1. Correu demais, _______ caiu.
2. Dormiu mal, _______ os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, _______ a alma é imortal.
4. Leu o livro, _______ é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, _______ podem servir mais tarde.
A) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
B) por isso, porque, mas, portanto, que
C) logo, porém, pois, porque, mas
D) por isso, porque, e, porém, mas
E) pois, porém, pois, porém, contudo
16 - Analise sintaticamente a oração em destaque:
“Bem-aventurados os que ficam, porque eles serão recompensados.”(Machado de Assis)
A) oração coordenada assindética
B) oração coordenada sindética adversativa
C) oração coordenada sindética aditiva
D) oração coordenada sindética conclusiva
E) oração coordenada sindética explicativa.
APÓLOGO: O TOCO DE LÁPIS - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO
Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
Estudando o texto.
1) Leia a frase abaixo:
“Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco”
Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) ( ) fino
b) (X) pequeno
c) ( ) grande
a) ( ) no estojo
b) (X) na gaveta
c) ( ) na mochila
3) De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
a) ( ) lápis sem ponta
b) ( )lápis pequeno
c) (X) lápis novo
4) Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer dizer que:
a) ( ) brigar com o apontador
b) ( ) quebrar o apontador
c) (X) ser apontado várias vezes
5) Leia a frase:
“O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra em destaque pode ser substituída por;
a) ( ) elogio
b) (X) zombaria
c) ( )diálogo
6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!”
O lápis novo, revela uma atitude:
a) ( ) simpática
b) ( ) delicada
b) (X) arrogante
7) Leia o trecho:
“ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”
O personagem do texto retratado nesta frase é:
a) ( ) O lápis novo e bonito.
b) ( ) O lápis de pouco uso.
c) (X) O lápis velho e gasto de tanto escrever.
8) Leia o trecho:
No texto, a frase acima indica:
a) (X) perder a consciência.
b) ( ) ficar nervoso
c) ( ) ficar contente
9) O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a) ( ) tristeza
b) ( ) insatisfação
c) (X) alegria e experiência
10) Por que o lápis grandão, novinho em folha ficou com vergonha?
a) ( ) Porque foi desmascarado
b) ( ) Porque era grandão demais
c) (X) Porque percebeu que nada aprendeu.
11) O texto que você acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) (X) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi utilizado?
a) ( ) Lápis com a ponta fina.
b) (X) Lápis que nunca foi utilizado.
c) ( ) Lápis que já foi utilizado.
13) Releia o trecho do texto:
“_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”
O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!?”
a) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) (X) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.
14) Observe novamente o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também.”
As palavras destacadas nesse trecho são:
a) ( ) Substantivos, pois nomeiam coisas.
b) (X) Adjetivos, pois expressam características de um ser.
c) ( ) Artigos, pois acompanham os substantivos.
16) Você concorda com a forma do lápis novo tratar o mais velho? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
17) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por que?
18) No início do diálogo, o lápis novo demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que não sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você já viu um caso parecido com este? Justifique.
19) É verdade que o lápis mais velho, sente tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito pelos mais velhos? Justifique.
20) Em sua casa, há pessoas idosas? Quantas?
21) Qual o seu relacionamento com as pessoas mais velhas?
MÚSICA(ATIVIDADES): DE REPENTE - SKANK - COM GABARITO
Não vi ela há muito tempo, há quanto tempo faz
Nem me lembro mais, então
Pensei
Na vida que algum tempo eu deixei pra trás
Não me deixe em paz, se não
Porque,
Ainda aquele tempo dentro entra e sai,
Volta vem e vai
Sem acabar
O tempo passou
O tempo passou
E agora eu sei o que eu passei
Depois apagar, irão
Chorei,
As lágrimas correndo como
Nus cristais, fogo dos vitrais, pagãos
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão do ar
Como furacão no mar
De repente é
Você voltou assim
Eu preciso mais,
Eu preciso
Uh hu uh
Eu preciso mais, eu preciso
Uh hu uh
Não vi ela há muito tempo, há quanto tempo faz
Nem me lembro mais, então
Porque,
Ainda aquele tempo dentro entra e sai,
Volta vem e vai
Sem acabar
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão do ar
Como furacão no mar
De repente é
Você voltou assim
Eu preciso mais,
Eu preciso
Uh hu uh
Eu preciso mais, eu preciso
Uh hu uh
Eu preciso mais,
Eu preciso
Uh hu uh
Não vi ela há muito tempo, há quanto tempo faz
Nem me lembro mais, então
Porque
terça-feira, 5 de setembro de 2017
CRÔNICA: O CÉU - CLARICE LISPECTOR - COM GABARITO
FILME(ATIVIDADES): SHREK 2 - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA INTERTEXTUALIDADE - COM GABARITO
"No clipe, além do prazer visual, ao flagrar o rosto aterrorizado de Chapeuzinho Vermelho que foge, ao ser recebida por Shrek e Fiona -- esquecendo sua cesta com um par de coxas de frango assadas que seria, mais tarde, saboreado pelos ogros"
O Gato de Botas foi contratado para destruir Shrek, a mando do Rei Harold, pois Harold queria que, sua filha (a Princesa Fiona) se casasse com o Príncipe Encantado. Após um confronto com Shrek e o Burro, o Gato de Botas decide se unir aos dois. Dono de um impagável sotaque espanhol (e um humor até certo ponto sarcástico), o Gato de Botas decide ir com Shrek e o Burro até a fábrica de poções da Fada Madrinha, para mudar a aparência de Shrek através de magia. No local, eles conseguem enganar o recepcionista, e quando entram na "Sala de Poções", o Gato de Botas escala as prateleiras até conseguir alcançar a poção de beleza que seu amigo, Shrek, deseja. Depois de fugirem da fábrica, o trio (Shrek, Burro e Gato de Botas) acaba em um casebre no meio da floresta, e Burro e Shrek, já sob efeito da poção ingerida, se transformam, respectivamente, em um alazão e em um homem.
a) que o lápis era realmente velho;
b) que o lápis tinha escrito muitas poesias e feito muitas histórias;
c) que o lápis mostrava-se cansado de tanto escrever;
d) que o lápis não se importava em ser um toco de madeira.