domingo, 30 de dezembro de 2018

CRÔNICA: REGRAS - EDUARDO GALEANO - COM GABARITO

CRÔNICA: Regras
                    Eduardo Galeano

        Chema brincava com a bola, a bola brincava com Chema, a bola era um mundo de cores e o mundo voava, livre e louco, flutuava no ar, rebotava onde queria, quicava para cá, para lá, de pulo em pulo; mas a mãe chegou e mandou parar.
        Maya López pegou a bola e guardou-a debaixo de sete chaves. Disse que Chema era um perigo para os móveis, para a casa, para o bairro e para a Cidade do México, e obrigou-o a calçar sapatos, sentar-se como se deve e a fazer o dever de casa.
        -- Regras são regras – disse ela.
        Chema ergueu a cabeça:
        -- Eu também tenho as minhas regras - disse. E disse que, na sua opinião, uma boa mãe deveria obedecer às regras do filho:
        -- Me deixar brincar enquanto eu quiser, e andar descalço, e não ir na escola nem nada parecido. E mudar de casa todo dia. E não me obrigar a dormir cedo.
        E olhando para o teto, como quem não quer nada, acrescentou:
        -- E você tem de ser minha noiva.
                                              Bocas do Tempo. Eduardo Galeano.
Porto Alegre: L&PM, 2010. p. 59.
Entendendo o texto:
01 – No texto, a mãe, para levar o filho a comportar-se como ela quer, afirma: “– Regras são regras”. Que estratégia o garoto adota par escapar às determinações da mãe?
      Ele contrapõe outras regras, estabelecidas por ele próprio, às regras defendidas pela mãe.

02 – Classifique o predicado destas orações:
a)   “A bola era um mundo de cores”. Predicado nominal.

b)   “O mundo voava, livre e louco”. Predicado verbo-nominal.

c)   “Chema era um perigo par os móveis.” Predicado nominal.

d)   “Regras são regras.” Predicado nominal.

e)   “Eu também tenho as minhas regras.” Predicado verbal.

f)    “Você tem de ser minha noiva.” Predicado nominal.

03 – No trecho: “– Me deixar brincar enquanto eu quiser, e andar descalço”:
a)   A quem se refere o termo descalço? Que função sintática ele desempenha?
Refere-se ao próprio menino. A função sintática de descalço é predicado do sujeito.

b)   Qual é a predicação do verbo andar?
Verbo intransitivo.

c)   Como se classifica o predicado da oração “e andar descalço”?
Predicado verbo-nominal.   

Um comentário: