segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): PAU DE ARARA - LUIZ GONZAGA - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A Música: Pau de Arara


                                                           Luiz Gonzaga

Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara.

Eu penei, mas aqui cheguei (bis)

Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
                                  Composição: Guio De Moraes / Luiz Gonzaga
Entendendo a canção:

01 – Nessa letra de música, um sertanejo conta que saiu de Bodocó, trazendo pouca bagagem. Escreva uma lista do que ele diz ter trazido em sua “malota” ou “matolão”.
      Coragem, cara, triângulo, gongê, zabumba, xote, maracatu, baião.

02 – Das coisas que ele diz trazer em sua bagagem, analise e responda: o que pode ser mais importante para a sua sobrevivência?
      A coragem e a cara, isto é, sua valentia, coragem e sua identidade serão fundamentais para que ele enfrente a realidade.

03 – Que palavras ou expressões da letra da canção você pode considerar próprias da região de onde vem esse sertanejo?
      Malota (mala pequena) e matolão (saco de couro), maracatu, xote e baião (músicas e danças típicas da região Nordeste), gongê (instrumento musical), pau-de-arara (caminhão que transporta principalmente retirantes nordestinos e que tem varas longitudinais na carroceria em que as pessoas se seguram).

04 – Matolão vem de malotão (mala grande). No uso da palavra malotão, houve uma troca de lugar entre as letras t e l, que acabou dando origem a matolão. Você conhece alguma outra palavra em que ocorre troca da posição das letras?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: caderneta, lagarto, muçulmano, meteorologia e outras.

05 – O termo pau-de-arara é usado para se fazer referência tanto ao meio de transporte de retirantes nordestinos como também ao próprio retirante. No título da canção, em que sentido essa palavra está empregada? Explique o sentido ou sentidos escolhidos.
      Há possibilidade de se considerar os dois.

06 – Na letra da canção, observa-se um uso típico de linguagem, mais característico da região Nordeste do Brasil. Na sua opinião, essa variedade regional está mais próxima do uso formal ou informal da língua?
      Aproxima-se mais dos usos da linguagem informal, pois é a linguagem que mais permite as criações ou adaptações de expressões e palavras, sem necessariamente seguir regras rígidas da língua-padrão.

07 – O sertanejo da letra de Pau-de-arara trouxe em sua bagagem o conhecimento de músicas de sua região de origem. Onde você mora há algum tipo de música característica do lugar, com palavras ou expressões também características?
      Resposta pessoal do aluno.


Um comentário: