terça-feira, 18 de dezembro de 2018

POEMA: O UNIVERSO - OLAVO BILAC (PARÁFRASE) - COM GABARITO

Poema: O Universo
     
               Olavo Bilac (Paráfrase)
A Lua:
Sou um pequeno mundo;
Movo-me, rolo e danço
Por este céu profundo;
Por sorte Deus me deu
Mover-me sem descanso,
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.


A Terra:
Eu sou esse outro mundo;
A lua me acompanha,
Por este céu profundo . . .
Mas é destino meu
Rolar, assim tamanha,
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.

O Sol:
Eu sou esse outro mundo,
Eu sou o sol ardente!
Dou luz ao céu profundo . . .
Porém, sou um pigmeu,
Quer rolo eternamente
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.

O Homem:
Por que, no céu profundo,
Não há de parar mais
O vosso movimento?
Astros! qual é o mundo,
Em torno ao qual rodais
Por esse firmamento?

Todos os Astros:
Não chega o teu estudo
Ao centro disso tudo,
Que escapa aos olhos teus!
O centro disso tudo,
Homem vaidoso, é Deus!
                               Olavo Bilac

Entendendo o poema:
01 – Qual é o tema do poema de Olavo Bilac?
      O Universo: O Sol; A Lua; A Terra.

02 – Selecione uma frase do poema associado a cada astro.
·        A Lua: movo-me, rolo e danço.
·        A Terra: a lua me acompanha.
·        O Sol: dou luz ao céu profundo.

03 – Leia no poema de Olavo Bilac os trechos sobre os movimentos da Terra e da Lua. Quais são os movimentos descritos?
      São: Movimento de rotação e translação da Lua, Movimento de rotação e translação da Terra.

04 – Qual é a importância do Sol e da Lua na construção dos calendários?
      A observação desses astros foi utilizada para determinar a duração do dia, mês e ano para a criação do calendário.

05 – Em sua opinião, devemos respeitar os horários estabelecidos na organização das atividades? Comente sua opinião.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Quais os personagens representados no poema? 
      Lua, Terra, Sol, Homem e Todos os Astros.

07 – Você sabe o que são Astros? 
      São corpos celestes, com ou sem luz própria, como estrelas, planetas, cometas etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário