quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

POEMA: ONTEM, EU CHOREI ... - NEIVA DARIVA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: ONTEM, EU CHOREI...

Ontem, chorei...
Ao me deparar com alguém
Que buscava na incerteza
A certeza de nada encontrar
E assim pude ler
Naquele olhar
A sua alma
Que pedia socorro
Um olhar de ódio pela humanidade
Um olhar de ódio pela vida
Um olhar de ódio por ele mesmo
Um olhar de ódio por mim
Um olhar frio, distante, fugaz
Que ficou registrado
Na minha memória
E minha alma se desnorteou
Se a vida lhe foi cruel
É porque sua “alma é pequena”
E nessa incerteza estava ali
Para buscar um sentido para a vida
Todavia, nada encontrou
E do nada desapareceu
Para se encontrar novamente
Na escuridão da sua alma
E por isso, eu chorei...

Autora: Neiva Dariva – Professora PDE - Ano 2006. Poema escrito como registro vivenciado pela professora e um aluno da penitenciária, que preferiu voltar para a cela a assistir as aulas de Português.

Entendendo o poema:
01 – O título do poema significa:
a)   Pedido de socorro.
b)   Busca de sentido para a vida.
c)   Certeza de um futuro melhor.
d)   Fuga da vida.

02 – O texto é:
a)   Conativo.
b)   Propaganda.
c)   Poético.
d)   Reportagem.

03 – É porque a sua “alma pequena”. Qual o significado da expressão entre aspas?
a)   Grande tristeza.
b)   Ironia.
c)   Sem significado.
d)   Pequena em tamanho.

04 – Identifique o poema quanto ao conteúdo (narrativo descritivo ou dissertativo):
      Narrativo descritivo.

05 – Que função de linguagem prevalece no poema?
      Função emotiva ou expressiva, pois transmite suas emoções.

06 – Quem era este aluno? Por que ele reagiu desta forma?
      Era um aluno da penitenciária. Não tinha esperança que nada na sua vida podia melhorar, então estudar pra quê.

07 – Por que a autora do poema chora?
      Ao deparar com alguém que pedia socorro, com um olhar de ódio pela humanidade, pela vida e por mim, olhar frio e minha alma desnorteou e chorei...

08 – Você já ouviu falar em “solário da prisão”?
      Sim, significa lugar adaptado para banhos de sol.

09 – A expressão um olhar de ódio pela humanidade, utilizada no poema, é uma maneira de comunicação mais apropriada para ser usada em:
a)   Textos poéticos.
b)   Documentos comerciais.
c)   Reuniões sociais.
d)   Telegrama.

10 – O que significa “escuridão da sua alma”?
      É quando a pessoa sente perdida, confusa, desorientada, sensação de angústia, de desamparo, de reflexões sobre a morte, da falta de fé na vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário