quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): O CACAU É SHOW - DARLAN ALVES CARNEIRO - COM GABARITO

Música(Atividades): O cacau é show

                           
É tão doce sonhar
E recordar a própria história
Eu, que já fui dádiva celestial
Em misteriosas civilizações
Fui batizado de cacau
Caminhei entre Maias e Astecas
Consagrei o meu “valor”
Caí na graça e no gosto
Na taça do imperador

A nobreza da Europa, eu conheci
E num tal “mexe-mexe”, eu me vi
Ganhei um gosto especial
A mistura “deu carnaval”!

Sou rei entre os presentes
Se for falar de paixão
Nos sentidos dessa gente
Posso tocar um coração
Agradeço a cada sonhador
Que me deu forma, brilho e cor
Estou aqui pra festejar
Hoje sou o símbolo da vida,
Renasci nessa avenida
Na escolha popular

Tá na boca do povo:
“O Cacau é Show”!
Sou Rosas, Rosas de Ouro
Meu sabor te conquistou!
COMPOSITORES DO SAMBA-ENREDO: Armênio Poesia, Aquiles da Vila,
Chanel, Mauricio Paiva, Boldrini e Fred Viana.
Entendendo a canção:
01 – O que está sendo contado na letra desse samba?
      A história do chocolate, embora o termo que mais apareça seja “cacau”, que é matéria-prima do chocolate.

02 – Percebam que há rimas e versos curtos na letra do samba. Por que vocês acreditam que esses recursos foram utilizados?
       Por ser um samba-enredo, há a necessidade de que ele seja memorizado facilmente pelo público, a fim de que este possa cantá-lo quase que instantaneamente no momento do desfile. As rimas e os versos curtos auxiliam essa memorização.

03 – Analisem este verso: Consagrei o meu “valor”. Quais outras expressões confirmam essa “consagração”, ao longo dos versos?
      Dádiva celestial, sou rei entre os presentes, sou símbolo da vida, o cacau é show.

04 – Reparem que, no início, no meio e ao final da canção, os autores empregam as palavras doce, gosto especial e sabor.
a)   A qual dos sentidos humanos elas estão relacionadas?
Está relacionada ao paladar.

b)   Qual o efeito que isso causa?
O prazer que a ele se associa.

05 – Releia a letra do samba e numere seus versos:
        O sexto verso diz: Caminhei entre Maias e Astecas.
        O décimo verso diz: A nobreza da Europa eu conheci.
O samba diz que o chocolate caminhou entre os povos do “Novo Mundo”, isto é, da América; então, é possível concluir que:

(X) Maias e Astecas conheciam o chocolate, portanto o cacau é planta nativa da América.
(   ) Europeus trouxeram o chocolate para a América.
(X) O chocolate foi levado da América para a Europa.

06 – A história do chocolate foi contada pelos compositores em forma de samba-enredo. Para escrever essa letra, eles tiveram de pesquisar textos informativos sobre esse assunto. Em que tipo de material é provável que eles tenham buscado as informações?
(   ) Livros de poemas.
(X) Revistas.
(X) Enciclopédias.
(X) Internet.
(   ) Livros de contos de fadas.
(   ) Rótulos de chocolates.

07 – Em que ano a escola de samba Rosas de Ouro desfilou cantando o samba que você leu e ouviu? Faz quantos anos que aconteceu esse desfile?
      Foi em 2010; dependerá do ano em que se esteja realizando esta análise.

08 – Quantos compositores trabalharam na composição da letra e da melodia do samba? Quem interpretou?

      Foram seis compositores. E interpretou o samba, foi Darlan Alves Carneiro.

09 – Você concorda com a afirmação de eu O cacau é show? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário