domingo, 30 de dezembro de 2018

HISTÓRIA: A VAQUINHA LUDMILA - COM QUESTÕES GABARITADAS

História: A vaquinha Ludmila


        A vaquinha Ludmila é tão amorosa com seu bezerrinho Júnior, que o Papai-touro fica muito admirado. "Este bezerrinho é o mais amado de todo o mundo", pensa ele!
        Nas tardes calmas, perto do lago da pata Grisela, Ludmila espanta as moscas com a sua cauda, enquanto Júnior fica bem pertinho dela. É mesmo uma dupla inseparável! enquanto ruminam, as vaquinhas ficam sabendo que aquele será um dia de festa para elas. É que o senhor Zeca foi buscar grama bem fresquinha. Não há coisa melhor para Ludmila.
        Grama verdinha faz muito bem para o estômago de Ludmila, que é dividido em quatro bolsas. Assim, ela pode engolir rapidamente aquela delícia e esperar para ruminá-la tranquilamente. Por causa das divisões em seu estômago, Ludmila não pensa em quase mais nada. Vive para mastigar o seu capim, fresquinho e delicioso o dia inteiro.
        O papai-touro recebe uma ração balanceada. Precisa de energia para trabalhar na fazenda, e o bezerrinho Júnior orgulha-se de seu papai, tão forte e imponente. 
        A mamãe Ludmila também precisa se alimentar bem, porque ela produz leite para o bezerrinho Júnior e para a fazenda. Todos os dias, é feita a ordenha e Ludmila fica toda satisfeita, porque tem bastante leite.
        Mas o bezerro Júnior é um sortudo. Tem um balde de leite só para ele! Assim, pode beber o leite como se estivesse sugando direto da sua mamãe. Esse seu Zeca é mesmo inteligente!
        Assim, o bezerrinho Júnior não precisa acompanhar a sua mamãe no pasto, à procura de grama verdinha. Ele fica em segurança e sem passar fome por estar longe da mamãe Ludmila.
        Com o leite da vaca, podem ser feitos muitos alimentos. O leite em caixinha do supermercado, diversos tipos de queijo, como o prato. A manteiga para passar no pão, queijos leves, como o tipo mozarela, para pizzas, e também o iogurte, que é uma delícia!
        O bezerrinho Júnior adora leite, pois fortalece seus ossos e músculos. E a mamãe Ludmila não tem do que reclamar dele. Sempre obediente e esperto, nunca fica doente.
        É por isso que a família da vaquinha Ludmila é assim, muito feliz. Porque, tendo saúde, a vida da mamãe Ludmila, do papai-touro e do bezerrinho Júnior é muito mais gostosa!
              Todolivro Distribuidora Ltda - 03.163.884/0001-93
Rua das Missões, 696, 2º andar
Bairro Ponta Aguda, Blumenau - SC
Entendendo a história:
01 – Quem são os personagens da história?
      Vaquinha Ludmila, papai-touro, o bezerro Junior, Senhor Zeca e a pata Grisela.

02 – Onde se passa a história?
     Na fazenda do senhor Zeca.

03 – Como mamãe Ludmila cuida de seu bezerrinho Júnior? Cite uma frase que comprove sua resposta.
      É amorosa. “Ludmila espanta as moscas com sua cauda, enquanto Júnior fica bem pertinho dela.”

04 – Que função tem o papai-touro? E quais são suas características?
      Trabalha na fazenda e é forte e imponente.

05 – Além de um balde de leite que o senhor Zeca separa para o bezerrinho Júnior, o que mais se faz com o leite da vaquinha Ludmila?
      O leite de caixinha do supermercado, diversos tipos de queijo, a manteiga e o iogurte.

06 – Cite algumas características do bezerrinho Júnior.
      Obediente e esperto.

07 – Por que a família da vaquinha Ludmila é feliz?
      Porque, tendo saúde, a vida da mamãe Ludmila, do papai-touro e do bezerrinho Júnior é muito mais gostosa!

08 – Percebe no texto registro da linguagem:
a)   Culta.
b)   Regional.
c)   Científica.
d)   Informal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário