terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TEXTO: A RENA CELESTE - CLAUDE-CATHERINE RAGACHE - COM GABARITO

Texto: A rena Celeste

        Como será que os siberianos imaginavam a criação das estrelas?

        Nos primeiros tempos do mundo, as renas tinham seis patas e conseguiam facilmente escapar dos caçadores. Por brincadeira, primeiro deixavam que os homens as alcançassem, mas no último momento batiam os cascos no chão, devam um salto para frente e desapareciam a toda velocidade. Caçar a rena de seis patas era difícil, porém emocionante...
        Um dia, uma rena veio rondar um rebanho pertencente aos homens. Ela era enorme e assustou os animais domésticos, que saíram correndo para todos os lados.
        Era preciso dar um jeito naquela rena monstruosa, antes que provocasse outros estragos. Então, o melhor de todos os caçadores saiu em seu encalço.
        O animal tomara boa dianteira, mas sobre a neve endurecida os esquis do homem deslizavam com a rapidez do raio. Toda a energia do caçador visava a um único fim: capturar a rena e cortar duas de suas patas, para que ela se transformasse num animal comum e não mais pudesse desafiar os homens impunemente.
        [...]
        Pouco a pouco, a distância diminuía e ele ganhava terreno. Impelia-se com força e já saboreava a vitória – faltavam só alguns metros! Mas de repente, quando se preparava para jogar o laço, viu a rena empinar-se, tomar impulso e voar ao Céu. Nesse momento seus esquis ficaram mais leves, e ele sentiu que também estava saindo do chão. Assim, os dois chegaram ao firmamento.
        No entanto, o caçador jamais conseguiu pegar a rena. Ainda podemos vê-los no céu estrelado. O caçador transformou-se na estrela Polar, e a rena, na constelação das Plêiades. O rastro dos esquis formou a Via Láctea, que indica às aves migratórias o caminho dos países quentes.
      RAGACHE, Claude-Catherine. A criação do mundo – Mitos e lendas.
São Paulo: Ática, 2000.

Entendendo o texto:
01 – Quais são as personagens dessa história?
      O caçador e a rena de seis patas.

02 – Onde se passa a história? Faça um levantamento o mais completo possível das informações que possam dar pistas sobre esse lugar.
      No lugar onde vive a comunidade a que pertence o caçador. Trata-se de um lugar muito frio, pois o meio de transporte que o caçador usa para caçar a rena é o esqui, que desliza sobre a neve endurecida.

03 – Quando se passa a história? Faça um levantamento o mais completo possível das informações que possam dar pistas sobre o tempo.
      A história se passa no dia em que o caçador decide capturar a rena de seis patas, que afugentava os animais e zombava dos homens. Ainda a respeito do tempo, pode-se dizer que a história se passa num passado muito remoto, anterior à criação da Via Láctea.

04 – Qual o desejo da personagem principal, ou que obstáculo ela pretende vencer?
      O caçador quer capturar a rena de seis patas, que afugenta os animais domésticos e zomba dos homens.

05 – Qual é o tipo de narrador do texto?
      O texto é narrado em terceira pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário