Crônica: O estranho procedimento de
dona Dolores
Luís
Fernando Veríssimo
Começou na mesa do almoço. A família
estava comendo — pai, mãe, filho e filha — e de repente a mãe olhou para o
lado, sorriu e disse:
—
Para a minha família, só serve o melhor. Por isso eu sirvo arroz Rizobon. Rende
mais e é mais gostoso.
O pai virou-se rapidamente na cadeira
para ver com quem a mulher estava falando. Não havia ninguém.
— O que é isso, Dolores?
—
Tá doida, mãe?
Mas dona Dolores parecia não ouvir.
Continuava sorrindo. Dali a pouco levantou-se da mesa e dirigiu-se para a
cozinha. Pai e filhos se entreolharam.
— Acho que a mamãe pirou de vez.
— Brincadeira dela…
A mãe voltou da cozinha carregando uma
bandeja com cinco taças de gelatina.
— Adivinhem o que tem de sobremesa?
Ninguém respondeu. Estavam
constrangidos por aquele tom jovial de dona Dolores, que nunca fora assim.
— Acertaram! — exclamou dona Dolores,
colocando a bandeja sobre a mesa. — Gelatina Quero Mais, uma festa em sua boca.
Agora com os novos sabores framboesa e manga.
O pai e os filhos começaram a comer a
gelatina, um pouco assustados. Sentada à mesa, dona Dolores olhou de novo para
o lado e disse:
— Bote esta alegria na sua mesa todos
os dias. Gelatina Quero Mais. Dá gosto comer!
Mais tarde o marido de dona Dolores
entrou na cozinha e a encontrou segurando uma lata de óleo à altura do rosto e
falando para uma parede.
— A saúde da minha família em primeiro
lugar. Por isto, aqui em casa só uso o puro óleo Paladar.
— Dolores…
Sem olhar para o marido, dona Dolores o
indicou com a cabeça.
— Eles vão gostar.
O marido achou melhor não dizer nada.
Talvez fosse caso de chamar um médico. Abriu a geladeira, atrás de uma cerveja.
Sentiu que dona Dolores se colocava atrás dele. Ela continuava falando para a
parede.
— Todos encontram tudo o que querem na
nossa Gelatec Espacial, agora com prateleiras superdimensionadas, gavetas em
Vidro-Glass e muito, mas muito mais espaço. Nova Gelatec Espacial, a cabe-tudo.
— Pare com isso, Dolores.
Mas dona Dolores não ouvia.
Pai e filhos fizeram uma reunião secreta,
aproveitando que dona Dolores estava na frente da casa, mostrando para uma
plateia invisível as vantagens de uma nova tinta de paredes.
— Ela está nervosa, é isso.
— Claro. É uma fase. Passa logo.
— É melhor nem chamar a atenção dela.
— Isso. É nervos.
Mas dona Dolores não parecia nervosa.
Ao contrário, andava muito calma. Não parava de sorrir para o seu público
imaginário. E não podia passar por um membro da família sem virar-se para o
lado e fazer um comentário afetuoso:
— Todos andam muito mais alegres desde
que eu comecei a usar Limpol nos ralos.
Ou:
— Meu marido também passou a usar
desodorante Silvester. E agora todos aqui em casa respiram aliviados.
Apesar do seu ar ausente, dona Dolores
não deixava de conversar com o marido e com os filhos.
— Vocês sabiam que o laxante Vida Mansa
agora tem dois ingredientes recém-desenvolvidos pela ciência que o tornam duas
vezes mais eficiente?
— O quê?
— Sim, os fabricantes de Vida Mansa não
descansam para que você possa descansar.
— Dolores…
Mas dona Dolores estava outra vez
virada para o lado, e sorrindo:
— Como esposa e mãe, eu sei que minha
obrigação é manter a regularidade da família. Vida Mansa, uma mãozinha da
ciência à Natureza. Experimente!
Naquela noite o filho levou um susto.
Estava escovando os dentes quando a mãe entrou de surpresa no banheiro, pegou a
sua pasta de dentes e começou a falar para o espelho.
— Ele tinha horror de escovar os dentes
até que eu segui o conselho do dentista, que disse a palavra mágica: Zaz. Agora
escovar os dentes é um prazer, não é, Jorginho?
— Mãe, eu…
— Diga você também a palavra mágica.
Zaz! O único com HXO.
O marido de dona Dolores acompanhava,
apreensivo, da cama, o comportamento da mulher. Ela estava sentada na frente do
toucador e falando para uma câmara que só ela via, enquanto passava creme no
rosto.
— Marcel de Paris não é apenas um creme
hidratante. Ele devolve à sua pele o frescor que o tempo levou, e que parecia
perdido para sempre. Recupere o tempo perdido com Marcel de Paris.
Dona Dolores caminhou, languidamente,
para a câmara, deixando cair seu robe de chambre no caminho. Enfiou-se entre os
lençóis e beijou o marido na boca. Depois, apoiando-se num cotovelo, dirigiu-se
outra vez para a câmara.
— Ele não sabe, mas estes lençóis são
da nova linha Passional da Santex. Bons lençóis para maus pensamentos.
Passional da Santex. Agora, tudo pode acontecer…
Luís Fernando Veríssimo
Entendendo a crônica:
01 – O "problema"
de dona Dolores se manifesta à mesa, quando a família está almoçando. Todos
ficam chocados com os sorrisos, com o tom de voz de dona Dolores e com as
frases ditas por ela.
a)
O que há de estranho no procedimento de dona
Dolores?
Ela está pensando que é uma atriz e que está na frente de um câmera.
b)
A que tipo de linguagem se assemelham as
frases de dona Dolores?
A linguagem publicitária.
c)
Que meios de comunicação veiculam mensagens
desse tipo?
Televisão, revistas, jornais, rádio...
d)
Os sorrisos e o tom de voz apresentados nas
falas de dona Dolores também são comuns nesse tipo de mensagem? Por quê? Que
ideia pretendem veicular?
Sim, porque querem mostrar que aquele produto é muito bom, causa
felicidade. Pretende vincular o produto as pessoas.
02 – Releia todas as falas
de dona Dolores:
a)
Quais são os produtos que ela
"anuncia" e a que membro da família cada um deles se destina?
O arroz Risobon, a gelatina Quero mais, o óleo Paladar se destina a
família, ela fala que o marido começa a usar o desodorante Silvester, para o
alívio de todos que seu filho começou a usar a pasta Zaz que o dentista dele
recomendou.
b)
Desses produtos, quantos se destinam
exclusivamente a ela mesma?
Dois produtos: O hidrante Macel Paris e o lençol Passional da
Sandex.
c)
Pelo número de produtos destinados a ela
própria, a que conclusão se chega: ela se preocupa mais consigo mesma ou com a
família? Justifique.
Com a família, porque ela sempre fala que ela quer o bem estar da
família dela.
03 – Segundo Nelly de
Carvalho, especialista em linguagem publicitária, a mulher é vista pela
publicidade como compradora. Veja o que a pesquisadora afirma:
"[a mulher] desempenha
a função de protetora/provedora das necessidades da família e da casa,
constituindo a própria imagem da domesticidade (de domus, 'casa'). Isso não
significa, porém, arcar com o ôrtus material do lar, ou seja, pagar as
despesas, mas com o trabalho de sair de casa, escolher e comprar, ela é a
compradora oficial." (Publicidade — A linguagem da sedução. São Paulo:
Ática, 1996. p. 23-4.)
De acordo com o texto:
a)
Dona
Dolores desempenha, socialmente, alguma atividade profissional?
Não, ela apenas fica em casa cuidando dos afazeres “domésticos”.
b)
Se
mulheres como dona Dolores não arcam com o ônus material do lar, isto é, com as
despesas, então por que muitas campanhas publicitárias têm as donas de casa
como alvo?
Porque geralmente as mulheres que compram esses produtos para cuidar
de sua casa.
c)
Retire
do texto ao menos duas frases que comprovem que dona Dolores é a
protetora/provedora de toda a família.
“— A saúde da minha família em primeiro lugar. Por isto, aqui em
casa só uso o puro óleo Paladar.”
“— Meu marido também passou a usar
desodorante Silvester. E agora todos aqui em casa respiram aliviados.”
04 – A linguagem pode ser
compreendida como expressão da identidade do ser humano, ou seja, ela é o meio
que utilizamos para expressar o que somos. Com base nessa informação, responda:
a)
Levando-se em conta que dona Dolores é uma
pessoa com pensamentos e desejos próprios, o que significa o fato de ela perder
a própria linguagem e substituí-la pela linguagem publicitária?
Ver televisão demais que tem o domínio publicitário.
b)
Pode-se dizer que o texto critica a
influência dos meios de comunicação sobre o comportamento das pessoas? Por quê?
Sim, pois não é normal uma pessoa começar a falar marcas de produtos
do nada, mostra o quanto a publicidade pode influenciar os compradores.
05 – Observe as palavras destacadas nestas frases:
“- Bote esta alegria na sua mesa todos os dias."
“- Todos encontram tudo o que querem [...]"
“E agora todos aqui em casa respiram aliviados."
“[...] para que você possa descansar."
“Agora escovar os dentes é um prazer [...]"
“- Todos encontram tudo o que querem [...]"
“E agora todos aqui em casa respiram aliviados."
“[...] para que você possa descansar."
“Agora escovar os dentes é um prazer [...]"
a)
Segundo os anúncios publicitários, como passa
a ser a vida quando consumimos os produtos anunciados?
Os compradores
ficam tão “obcecados” por aqueles produtos, que começam a até “fazer
comercial”.
Que os produtos
são usados para a felicidade familiar.
06 – Como conclusão, indique qual ou quais das afirmativas
a seguir resumem as ideias principais do texto:
a)
Dona Dolores é uma dona de casa feliz, pois
consegue desempenhar bem seu papel de organizadora do lar.
b)
O humor do texto provém, em grande parte, da
alteração de contextos. As frases ditas por dona Dolores passam a ser
engraçadas porque estão fora de seu contexto habitual — o contexto publicitário
dos meios de comunicação.
c)
De forma bem-humorada, o autor faz
uma crítica aos valores da sociedade de consumo, em especial à forma como a
publicidade e os meios de comunicação criam falsas ilusões nas pessoas.
d)
O objetivo central do texto é fazer uma
crítica ao papel de dona de casa desempenhado pela mulher, que acaba se
anulando como pessoa em benefício da família.
belo exemplo de aula!
ResponderExcluirQuem é o narrador da história?
ResponderExcluirTbm queria saber:(
Excluirtua mãe
ResponderExcluir;-;
ResponderExcluirObg me ajudou muito
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