domingo, 9 de dezembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): FRETE - RENATO TEIXEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A Música: Frete
                                                    Renato Teixeira

Eu conheço cada palmo desse chão
É só me mostrar qual é a direção
Quantas idas e vindas, meu Deus, quantas voltas
Viajar é preciso, é preciso
Com a carroceria sobre as costas
Vou fazendo frete cortando o estradão

Eu conheço todos os sotaques
Desse povo todas as paisagens
Dessa terra todas as cidades
Das mulheres todas as vontades
Eu conheço as minhas liberdades
Pois a vida não me cobra o frete

Por onde eu passei deixei saudades
A poeira é minha vitamina
Nunca misturei mulher com parafuso
Mas não nego a elas meus apertos
Coisas do destino e do meu jeito
Sou irmão de estrada e acho muito bom

Eu conheço todos os sotaques
Desse povo todas as paisagens
Dessa terra todas as cidades
Das mulheres todas as vontades
Eu conheço as minhas liberdades
Pois a vida não me cobra o frete

Mas quando eu me lembro lá de casa
A mulher e os filhos esperando
Sinto que me morde a boca da saudade
E a lembrança me agarra e profana
O meu tino forte de homem
E é quando a estrada me acode

Eu conheço todos os sotaques
Desse povo todas as paisagens
Dessa terra todas as cidades
Das mulheres todas as vontades
Eu conheço as minhas liberdades
Pois a vida não me cobra o frete

                                   Composição: Renato Teixeira
Entendendo a canção:
01 – Ao ler a letra da canção “Frete”, identifique de qual profissional se trata?
      Trata-se de um caminhoneiro.

02 – Em algum trecho dessa canção, aparece alguma palavra relacionada às unidades de medidas utilizadas na matemática? Qual?
      Sim, Quando se refere ao trecho “Eu conheço cada palmo desse chão”.

03 – Releia este verso: “Eu conheço cada palmo desse chão”. Com base na leitura da canção, o que a palavra palmo quer dizer nesse verso?
      Conhecer cada palmo de chão, significa dizer que já conhece detalhadamente o chão dos caminhos percorridos.

04 – Você acha possível medir um percurso, um caminho, uma distância? De que maneira podemos fazer isso?
      Sim. Distância pequenas são medidas em metros (m) e distâncias maiores são medidas em quilômetros (Km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário