terça-feira, 18 de dezembro de 2018

TEXTO: A CASA-CUBO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: A casa-cubo

   Na Alemanha, um arquiteto inventou uma casinha que tem dois quartos, uma sala, uma sala de jantar, uma cozinha e um banheiro em apenas 7 m2. A mobília, as instalações, os equipamentos de comunicação e o som já vêm incluídos.
        A micro casa é ecologicamente correta: construída apenas com material reciclável, com uma vida útil de 10 anos, aproximadamente.
      A equipe que desenvolveu o projeto considera que as micro casas são pequenas demais para uma pessoa viver permanentemente, mas podem proporcionar tudo o que uma pessoa precisa por alguns meses. Portanto, apesar de serem pequenos cubos, oferecem alta qualidade para curtas temporadas.
        Richard  Horden, responsável pelo projeto, sugere alguns usos para ela: alojamento para estudantes universitários ou casa de campo.

http:www.programade corhouse.com.br/noticias.php?1D=238.
Acesso em 26 dez. 2010. (Adaptado).
Entendendo o texto:
01 – O inventor diz que a casa pode ser usada como alojamento estudantil ou casa de campo. Discutam sobre o que são e por que essa construção é boa para esses casos.
      Alojamento estudantil é um lugar onde ficam pessoas que estudam fora de suas cidades; Casa de campo é uma morada só para férias e fins de semana. Como, nesses casos, as pessoas ficam durante pouco tempo, uma casinha é suficiente.

02 – Analisem esta afirmação e digam qual conclusão se pode tirar dela:
        “A micro casa é ecologicamente correta: construída apenas com material reciclável...”
      Houve uma preocupação com a preservação da natureza ao escolher o material com que as micro casas foram construídas; o material poderá ser reaproveitado.

03 – Reparem na imagem e confiram se a casa pode ser mesmo comparada a um cubo. Se você fosse sorteado e ganhasse uma casinha dessa, para que finalidade a usariam?
      A casa tem formato de cubo. Resposta pessoal do aluno.

04 – Proponha outro título para o texto.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Micro casas; Pequenas casas em forma de cubo; etc.

05 – Releia o texto procurando as frases em que foram empregados os dois-pontos (:). Depois, indique a alternativa que explica o motivo do uso desse sinal de pontuação.
(   ) Foram usados dois-pontos porque depois veio uma pergunta.
(X) Foram usados dois-pontos porque a seguir veio uma explicação para o que estava dito antes.

06 – O texto conta sobre a invenção de uma casa bem pequena, por isso o autor se refere a ela como casinha. Mas, para não repetir demais essa palavra, ele usa outras no seu lugar. Descubra quais são e escreva.
      Micro casa; ela; pequenos cubos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário