segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEXTO: CONVIDADO OU PENETRA? EDY LIMA(ADAPTADO) -COM GABARITO

Texto: Convidado ou penetra?

       Em festa de aniversário vai sem ser convidado, abre os presentes antes do aniversário e até quebra alguns, Come mais que todo mundo e joga bolo no tapete só para a mãe da gente ficar nervosa. Estoura as bolas de gás e não dá folga para ninguém se divertir.
        O invasor mostra sua força invadindo, impondo suas regras, não aceitando limites e achando que os outros não têm direito algum.
        Se vai ao nosso aniversário sem ser convidado, imagina o que apronta na escola, onde a gente não pode fugir da presença dele. Pega lápis e canetinhas da gente, risca nossos livros, apronta baderna e cai fora, deixando o resto da turma para enfrentar a professora. Na hora do recreio dá ordens sobre o que a gente deve brincar. Quando esquece o calção ou o tênis, usa o de qualquer outro e acha que pode fazer isso:
        -- Jogo melhor que você.
        Se alguém discordar, abre a boca em defesa dos seus direitos. Afinal, um cara só é invasor quando acha que é melhor que os outros. O invasor acha sempre que tem razão e que os outros foram feitos para ceder tudo a ele. Repare que é assim em filme de faroeste, onde as caravanas dos brancos invasores entram no território índio e acham que os índios são bandidos porque defendem a própria terra.
        Em vista disso, nada melhor, para sair vitorioso, do que ser amigo de todo mundo, simpático, bom, prestativo, agir na hora certa e ganhar no fim.
                                                      Edy Lima (adaptado)
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Convidado ou penetra.

02 – Como o invasor mostra sua força?
      Invadindo, impondo suas regras, não aceitando limites e achando que os outros não têm direito algum.

03 – O que o invasor faz na escola?
      Pega lápis e canetinhas dos outros, risca os livros, apronta baderna e cai fora.

04 – Na hora do recreio o que ele faz?
      Dá ordens sobre o que devem brincar.

05 – Se alguém discorda como reage?
      Abre a boca em defesa dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário