sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

TEXTO: ARRAIAS SÃO ANIMAIS PERIGOSOS - LUÍS INDRIUNAS - COM GABARITO

Texto: Arraias são animais perigosos


       O apresentador nadava acima dela e o cinegrafista por baixo. Encurralada, a arraia atingiu-o no peito com seu ferrão. Steve, ferido no coração, morreu na hora.

      As arraias, que vivem tanto no mar quanto em rios, são mansas e só atacam quando se sentem ameaçadas. Foi o que aconteceu com a que matou o apresentador de TV australiano Steve Irwin, “o caçador de crocodilos”, em setembro. Apesar de a polícia não ter liberado o vídeo que Steve fazia quando morreu, há relatos de que a arraia de ferrão se assustou com a presença dele e do cinegrafista. O apresentador nadava acima dela e o cinegrafista por baixo. Encurralada, a arraia atingiu-o no peito com seu ferrão. Steve, ferido no coração, morreu na hora. “Não dá para saber exatamente qual a espécie que atacou Irwin, mas todas elas agem de maneira semelhante”, afirma o zoólogo Hugo Ricardo Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
        Existem 39 espécies de arraias com ferrão – ele equipa todos os peixes com a aparência clássica de uma arraia, chata e com cauda em forma de chicote. Esses animais são encontrados em toda a costa brasileira e na maioria de nossos rios.
        A vítima da ferroada sente uma dor aguda e sofre um ferimento de cicatrização difícil, de consequências como necroses (morte de tecidos) ou problemas cardiorrespiratórios. Ainda assim, acidentes fatais com humanos são bastante raros – é preciso que um órgão vital seja atingido ou que a pessoa seja muito sensível à peçonha.
        Assim, é bom ficar longe delas. Evite nadar quando a maré está baixa (e elas ficam mais expostas). Lugares com lama e com poucas ondas são alguns dos prediletos das arraias. Pescadores e ribeirinhos, vítimas comuns desses animais, costumam dar outra dica: ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.
        O jornalista Luís Indriunas teve o pé direito ferroado por uma arraia em 1999, no Pará.
      Luís Indriunas. Revista Superinteressante. São Paulo.
Abril, ed. 231, out. 2006. p. 50.
Entendendo o texto:

01 – Esse texto foi publicado em uma seção da revista chamada “SuperRespostas”.
a)   O texto responde objetivamente à pergunta “arraias são animais perigosos”? Explique.
Não, apenas traz informações, como os possíveis efeitos de ataques ou como evita-los, para que o leitor tire sua conclusão.

b)   Com base na leitura desse texto, o que você responderia se lhe perguntassem se as arraias são perigosas?
Resposta pessoal do aluno.

02 – Das alternativas abaixo, copie em seu caderno aquelas que correspondem a tópicos abordados no texto.
a)   Classe a que pertencem.
b)   Dimensões de cada espécie.
c)   Habitat.
d)   Aparência das espécies mais conhecidas.
e)   Aparência das espécies com ferrão.
f)    Consequências da ferroada.
g)   Incidência de mortes depois de uma ferroada.
h)   Precauções para evitar ferroadas.

03 – Qual pode ser a razão de não terem sido abordados todos os tópicos?
      A pergunta que motivou o texto diz respeito especificamente ao perigo representado pelas arraias aos seres humanos; por isso, o texto fala de características desses animais que tenham relação com os acidentes em que ocorrem ferroadas.

04 – No final do texto, o autor adverte o leitor. Releia o trecho.
        “[...] ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.”
a)   A quem se refere o pronome ninguém?
À arraia e à pessoa que tenha entrado na água.

b)   Se uma pessoa pisar na arraia, ou seja, se a arraia for ferida, qual é a probabilidade de a pessoa também ser ferida?
Pode-se entender que a arraia sempre rege com uma ferroada aos pisões acidentais; então, numa situação dessas é grande a probabilidade de a pessoa ser ferida.

c)   O uso do pronome ninguém permite ao leitor perceber um pouco da visão de mundo do autor. Como você imagina que ele considera a relação entre as pessoas e os animais?
Pode-se imaginar que ele respeita os animais e que deseja evitar-lhes sofrimento desnecessário.



Um comentário: